A Folha Regional - Arquivo - Saúde

Mais Saúde

Em 14/01/2015 - Saúde - Da Redação

Veja +

Transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, Chikungunya assusta o país em 2014

Em 29/12/2014 - Saúde - Da Redação

A febre chikungunya foi registrada no Brasil pela primeira vez em setembro deste ano. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde (do dia 15 de novembro), haviam sido identificados 1.364 casos no país, sendo 71 importados e 1.293 diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para locais onde há transmissão. A doença, causada por um vírus do gênero Alphavirus, é transmitida sobretudo pelo Aedes aegypti, transmissor da dengue, e pelo Aedes albopictus. Os sintomas incluem febre alta, dor muscular, nas articulações e na cabeça, além de manchas vermelhas pelo corpo, que costumam durar de três a dez dias. A letalidade, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara e menos frequente que nos casos de dengue.

Veja +

Dengue Móvel e Dengômetro: prevenção às doenças e promoção da consciência ambiental em 2014

Em 29/12/2014 - Saúde - Da Redação

Eventos de Mobilização Social, criados pela Secretaria de Saúde de Minas, retiraram do meio ambiente mais de 1,5 milhão de itens que poderiam acumular água parada Latas, pneus e garrafas pets são os três objetos que mais oferecem risco para o acúmulo de água, se descartados de maneira incorreta pela população. Em 2014, uma das ações do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue foram as Forças Tarefas, que contaram com dois importantes instrumentos de Mobilização Social: o Dengue Móvel e o Dengômetro.

Veja +

Exageros alimentares durante as festas de final de ano podem comprometer a saúde

Em 26/12/2014 - Saúde - Da Redação

Nutricionistas alertam que é preciso consumo moderado e atenção com alimentos gordurosos, à base de leite e bebidas alcóolicas Com a chegada das festas de fim de ano, as pessoas tendem a exagerar na alimentação. Porém, o ideal é saber escolher o que comer e, principalmente, o quanto comer. De acordo com nutricionistas da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Juliana Cristina Diniz Guimarães e Joyce Mara Xavier, nesta época do ano, alimentos gordurosos, refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser consumidos com moderação. Os panetones de frutas cristalizadas ou de chocolates, por exemplo, fazem sucesso pela tradição e pelo próprio sabor. Para Joyce, apesar de serem muito calóricos, não é necessário retirar o item da mesa. “Podemos consumi-los, desde que moderadamente. No café da manhã, por exemplo, podemos substituir o pão francês com margarina por uma fatia fina de panetone”, afirma.

Veja +

Mais Saúde

Em 17/12/2014 - Saúde - Da Redação

Veja +

Mais Saúde

Em 16/12/2014 - Saúde - Da Redação

Veja +

Vigilância Sanitária alerta para consumo de produtos vencidos

Em 16/12/2014 - Saúde - Da Redação

MUZAMBINHO - Há falta de tempo aliada à confiança que os consumidores depositam em certos estabelecimentos e produtos fazem com que os mesmos não prestem atenção em um item muito importante na hora de comprar os alimentos: a data de validade. A utilização desses produtos em certos casos pode passar despercebida, pois seu aroma, coloração e sabor não aparentam ter sido modificados; por isso é importante o consumidor desenvolver a rotina de conferir a data no rótulo, evitando os perigos relacionados há utilização desses produtos.

Veja +

Mais Saúde

Em 16/12/2014 - Saúde - Da Redação

Veja +

Mais Saúde

Em 15/12/2014 - Saúde - Da Redação

Veja +

Câmara dos Deputados participa de campanha de incentivo à doação de medula óssea

Em 15/12/2014 - Saúde - Da Redação

Na terça-feira (16/12) e na quarta-feira (17/12) servidores da Câmara dos Deputados poderão se cadastrar como doadores de medula óssea. Funcionários do Hemocentro de Brasília vão coletar sangue no Hall da Taquigrafia, no Anexo II, e realizar o cadastro. A ação faz parte da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea - de 14 a 22 de dezembro -, instituída pela Lei 11.930/09, que teve origem na Câmara dos Deputados. Participam da abertura do evento, às 15 horas, o superintendente do Instituto do Coração do DF, João Gabbardo dos Reis, a diretora da Fundação Hemocentro de Brasília, Beatriz Mac Dowell Soares, e o deputado federal Beto Albuquerque - autor do projeto que deu origem à lei.

Veja +