Em 05/12/2014 - Saúde - Da Redação
A obesidade pode reduzir em até oito anos a esperança de vida das pessoas e em 19 o número de anos sem doenças, aponta estudo publicado na sexta-feira (5) na revista médica The Lancet. Pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Centro de Saúde da Universidad McGill de Montreal, no Canadá, dirigido por Steven Glover, elaboraram um modelo informático da incidência de doenças segundo o peso, com dados retirados de um estudo sobre alimentação e saúde, feito nos Estados Unidos.
Em 05/12/2014 - Saúde - Da Redação
Boas notícias: você pode, sim, se deliciar com uma xícara (ou mais) de café durante o dia. A bebida tem muitos benefícios, ela aumenta os níveis de energia, queima gordura e é uma ótima fonte de antioxidantes. A seguir, confira todas as vantagens do café para o seu corpo - e mente! Se engana quem pensa que o café é um grande vilão da saúde. Na verdade, o líquido pode ser um aliado do seu corpo e mente. A versão americana da Marie Claire listou 12 vatangens da bebida para você tomá-la de manhã, depois do almoço e o longo do dia sem sentir culpa!
Em 03/12/2014 - Saúde - Da Redação
O Departamento de Vigilância em Saúde faz mensalmente análises de água dentro da área urbana do Município de Muzambinho. Essas análises têm como objetivo averiguar como está a condição da água consumida pela população, tanto, as fontes naturais, quanto a água fornecida pela Copasa. Com relação às fontes naturais, as populares “minas” é importante ressaltar que toda água consumida, é ideal que passe por um tratamento a fim de evitar algum tipo de doença vinculada a sua utilização. Esse tratamento pode ser feito através de hipoclorito de sódio onde se acrescenta no tratamento 02 gotas por litro de água, aguardando 30 minutos para seu consumo ou mesmo filtrando ou fervendo a água.
Em 03/12/2014 - Saúde - Da Redação
Estado supera média nacional em relação à expectativa ao nascer. Média de longevidade dos mineiros é de 76,4 anos, contra 74,9 do país Mens sana in corpore sano – do latim para o português, mente sã em corpo são. A filosofia de vida, acompanhada de complementos importantes como alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e harmonia familiar, norteia os dias da educadora aposentada Diva Sant’anna Pereira. Aos 73 anos, ela procura diversificar as atividades cotidianas visando o bem estar. “Atualmente, faço mix dance e musculação, mas já aprendi até dança do ventre”, conta Diva, casada há 51 anos, mãe de cinco filhos e vovó coruja de sete netos. “Quero morrer em plena forma física, chegar aos 100, com saúde”, confia a aposentada, genuína representante de um Brasil que vive mais. De acordo com a pesquisa Tábua Completa da Mortalidade 2013, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer no país subiu para 74,9 anos, para ambos os sexos –um incremento de 3 meses e 25 dias em relação a 2012 (74,6 anos). Entre 1980 e 2013, a expectativa de vida no Brasil cresceu 12,4 anos.
Em 01/12/2014 - Saúde - Da Redação
Apesar dos grandes avanços em relação ao tratamento e qualidade de vida dos portadores do vírus, um dos maiores problemas continua sendo a falta de diagnóstico O dia 1º de dezembro foi transformado num marco da luta contra a Aids em diversos países do mundo. No Brasil, desde o fim dos anos 1980, o Dia Mundial de Combate à Aids foi instituído como meio de chamar atenção para a prevenção e desmistificar preconceitos contra a doença. Apesar dos grandes avanços em relação ao tratamento e qualidade de vida dos portadores do vírus, um dos maiores problemas que envolve a doença continua sendo a falta de diagnóstico. Como o vírus causador da doença tem uma fase de encubação em que o paciente não tem sintomas, o portador pode permanecer por anos sem diagnóstico.
Em 01/12/2014 - Saúde - Da Redação
USFs surpreedem com a abordagem realizada Depois das intensas atividades realizadas pelo setor de Saúde da Mulher no mês passado, mais conhecido como “Outubro Rosa” por ocasião da conscientização da necessidade de mulheres acima de 40 anos realizarem o exame de mamografia, o mês de novembro foi adotado pelas Unidades de Saúde da Família de São Sebastião do Paraíso para realização das orientações para o público masculino. Conhecido como “Novembro Azul”, em referência ao público masculino e ao incentivo à realização do exame de próstata, várias atividades foram desenvolvidas pelas 18 USFs e também no distrito da Guardinha.
Em 25/11/2014 - Saúde - Da Redação
Meninas na faixa etária de 12 e 13 anos têm até o fim do mês de dezembro para receber a vacina contra o HPV. A partir de 1º de janeiro de 2015, essa imunização só estará disponível na rede pública para meninas de 9 a 11 anos, e em 2016, só meninas de 9 anos terão acesso à vacina. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, essa é a idade preconizada pela Organização Mundial da Saúde. Em 2014, a vacina passou a fazer parte do calendário de imunização, portanto, mesmo as meninas de 11 a 13 anos que ainda não tomaram a primeira dose poderão procurar um posto. “A menina que fez 11 anos vai ao posto, recebe a primeira dose, seis meses depois, a segunda, cinco anos depois, recebe a dose de reforço”, explicou Chioro, em entrevista à Agência Brasil.