Em 04/11/2014 - Saúde - Da Redação
Depois de inúmeras ações para comemorar o Outubro Rosa, que chamou a atenção de mulheres para a prevenção do câncer de mama, o foco agora são os homens! No mês de novembro, todo o mundo se une em prol da Campanha Novembro Azul*, cujo objetivo é alertar a classe masculina sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata – glândula do sistema reprodutor que armazena os líquidos.
Em 30/10/2014 - Saúde - Da Redação
O Governo Municipal concluiu na semana passada o terceiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2014. Realizada no período de 20 a 22 de outubro de 2014, a pesquisa apurou um índice de 0,1 % de infestação dos focos do mosquito transmissor da dengue. O Ministério da Saúde considera ideal, níveis de infestação de até 1%. O trabalho feito pelos agentes de vetores percorreu todos os bairros da cidade, visitando 891 imóveis escolhidos de forma aleatória, sendo que apenas 01 foco do mosquito foi encontrado.
Em 27/10/2014 - Saúde - Da Redação
As escolas Municipais de Muzambinho pelo quarto ano vão estar envolvidas no projeto de prevenção. Há 17 anos a dentista, Drª. Helena de Souza Gaspar faz frequentemente visitas e orientações nas escolas Municipais. “Essa semana é um reforço ao trabalho, é uma semana que envolvemos a comunidade, este ano pela primeira vez trouxemos ações sociais”, explica a dentista. O Secretario de Educação, Leandro Silva Bueno, explica que o Programa Saúde na Escola (PSE), faz parte de uma política Inter setorial, unificando Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.
Em 27/10/2014 - Saúde - Da Redação
Calor e chuva se somam para estimular a dengue todos os anos. No próximo mês começará o período de chuvas em Minas Gerais, e por isso, é necessário ficar atento aos pneus abandonados na cidade que hoje recolhe em média 63.000 toneladas por mês de pneus inservíveis e possui mais de 180 pontos de coleta. Para minimizar o problema, a Reciclanip, entidade do Sistema ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, que promove o trabalho de coleta de pneus inservíveis, e os encaminha para a destinação final ambientalmente adequada, recomenda que os usuários, revendedores e frotistas levem sempre os pneus velhos para os pontos de coleta.
Em 24/10/2014 - Saúde - Da Redação
Não é novidade que o consumo exagerado de álcool é prejudicial à saúde. O que nem todo mundo sabe é que, associada a fatores de risco, a bebida alcoólica pode elevar as chances do surgimento de diversos tipos de tumores malignos, inclusive na mama. De acordo com o oncologista da Oncomed, Amândio Soares, a relação direta do uso do álcool com o câncer de mama ainda está em pesquisa, porém há a comprovação de que a bebida é um fator de risco. “Alguns estudos mostram que a mulher que consome mais de 45 gramas de álcool por dia, o equivalente a três drinques, tem uma vez e meia mais riscos de desenvolver o câncer de mama, em comparação com as que não bebem”, disse.
Em 23/10/2014 - Saúde - Da Redação
O título acima faz referência a um filme norte-americano cujo título é “Precisamos falar sobre o Kevin”. Lançado em 2012 e estrelado por Tilda Swinton e John C. Reilly, a fita conta a difícil relação de uma mãe com o seu primogênito. Mas apesar do relacionamento complicado com o filho, Eva não poderia imaginar que, aos 15 anos, Kevin seria capaz de tomar uma atitude tão irracional, que afetaria diversas outras famílias. Talvez pelo sentimento de culpa e pelo amor maternal, a mãe não abandona o filho e encara aqueles que a criticam, pois Kevin é um psicopata. Essa é uma realidade comum nos dias de hoje: certos assuntos viram tabus e as pessoas não querem enfrentar aquilo que as machucam e distorcem a vida cotidiana. Se assim é com um menino psicopata, também assim é com uma doença que mata milhares de mulheres todos os anos: o câncer de mama.
Em 22/10/2014 - Saúde - Da Redação
Produtos de limpeza, desinfetantes, germicidas e outros, também chamados de domissanitários, parecem inofensivos, mas podem causar sérios danos à saúde se cuidados especiais para o uso, armazenamento e descarte, não forem observados. Segundo o diretor de vigilância em saúde, Marcelo B. Pedroza, esses produtos, em geral, apresentam um conteúdo ou embalagem colorida que naturalmente atraem as crianças, que podem confundi-los com alimentos e ingeri-los. Os cheiros agradáveis também disfarçam o perigo tornando o produto mais atraente. Não podemos esquecer que as crianças realmente desconhecem os perigos destes produtos, alerta o diretor.
Em 21/10/2014 - Saúde - Da Redação
Parte delicada de nossas mãos, as cutículas geram muitos questionamentos: deve-se tirá-las para fazer as unhas? Quanto mais tiramos, mais grossa cresce? Especialista da Netfarma explica como cuidar bem delas e tira essas e outras dúvidas. Ter unhas bonitas e saudáveis é o objetivo de muitas mulheres, prova disso são os salões de beleza que sempre estão cheios. Mas, mais do que se preocupar com a estética, é preciso ficar de olho na saúde das unhas; isso também inclui a cutícula. Responsável por proteger as unhas, a cutícula gera vários questionamentos e não é raro encontrar homens e mulheres que não sabem o que se deve ou não fazer com a cutícula na hora da manicure.