A Folha Regional - Arquivo - Saúde

Cartões de desconto de saúde: falta de regulamentação causa prejuízo ao consumidor

Em 09/07/2014 - Saúde - Da Redação

Por Cadri Massuda* Há mais de dez anos, empresas sem vínculos com a Agência Nacional de Saúde passaram a oferecer para a população os chamados “cartões de desconto”, que são uma alternativa para quem não pode ficar à mercê do atendimento demorado do SUS, mas também não tem condições de arcar com as mensalidades dos planos de saúde. Essa parcela da população – em geral, com baixo poder aquisitivo – encontra nesse produto uma forma de ser atendida por uma rede credenciada de médicos e realizar exames com desconto. Para isso, paga uma mensalidade ou anuidade de valor muito baixo se comparado aos serviços de saúde suplementar. Em alguns modelos, o cliente tem um “crédito” para ir usando de acordo com a necessidade; em outros, paga quantias baixas pelo atendimento, como em um “clube de benefícios”.

Veja +

Mais Saúde

Em 07/07/2014 - Saúde - Da Redação

Veja +

Lei que institui Semana das Doenças Raras é sancionada

Em 07/07/2014 - Saúde - Da Redação

Durante essa semana, serão divulgadas informações, estudos e experiências nas áreas de saúde e educação. Na edição da sexta-feira (4/7/14) do Diário Oficial Minas Gerais, foi publicada a sanção do governador à Lei 21.402, de 2014, que institui a Semana Estadual das Doenças Raras. Originária do Projeto de Lei (PL) 4.015/13, do deputado Fred Costa (PEN), a norma foi aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em junho deste ano. De acordo com a proposição, a Semana Estadual das Doenças Raras será realizada anualmente na semana que incluir o dia 28 de fevereiro.

Veja +

Prefeitura de Guaxupé inaugura e nova farmácia municipal está em funcionamento

Em 03/07/2014 - Saúde - Da Redação

Por muito tempo questionou-se sobre o atendimento realizado na Farmácia Municipal localizada na rua Dr. Antonio dos Santos Coragem, devido ao espaço, conforto e comodidade aos usuários. No domingo (29), o Governo Municipal inaugurou uma nova farmácia, ampla e anexa ao depósito central de medicamentos. A farmácia antes dimensionada para atender 400 pessoas por dia, hoje está para atender cerca de 700. A inauguração contou com a presença do prefeito Jarbinhas e do vice prefeito dr. Heber, além de  servidores públicos, deputados e vereadores.

Veja +

Mais Saúde

Em 01/07/2014 - Saúde - Da Redação

Veja +

Mais de 180 mil morrem por drogas

Em 27/06/2014 - Saúde - Da Redação

Relatório da ONU indica que consumo e tráfico de cocaína na América do Sul são notórios, em especial no Brasil, por sua posição geográfica e numerosa população urbana Viena – Um total de 183 mil mortes relacionadas às drogas ocorreram em 2012 em todo o mundo, revelou ontem, em Viena, o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Unodc) em seu relatório anual. Esse número é levemente inferior ao do ano anterior, devido a menos óbitos em alguns países da Ásia. O Unodc calcula que em nível mundial, em 2012, entre 162 milhões e 324 milhões de pessoas consumiram ao menos uma vez alguma droga ilícita, principalmente maconha, opiáceos, cocaína ou estimulantes anfetamínicos.Por outro lado, o consumo de drogas problemático – “por consumidores habituais e pessoas que sofrem transtornos de dependência” – permaneceu estável no planeta, entre 16 milhões e 39 milhões de pessoas. Os opiáceos e opioides lideram a lista de produtos que causam mais doenças e mortes relacionadas com as drogas.

Veja +

Urgência e Emergência da macrorregião Centro-Sul será transferida para Hospital da Fhemig

Em 27/06/2014 - Saúde - Da Redação

Governo de Minas e Prefeitura de Barbacena anunciam mudança em até 90 dias; hoje, serviço funciona na Santa Casa da cidade Na quarta-feira (25/06), a Secretaria de Estado de Saúde determinou a mudança da porta de entrada da Urgência e Emergência da Macrorregião Centro-Sul para o Hospital Regional Dr. José Américo, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). Hoje, o serviço funciona na Santa Casa de Barbacena. A decisão foi tomada em reunião realizada em Belo Horizonte, entre o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, e o prefeito de Barbacena, Antonio Carlos Andrada. Também participaram o secretário municipal de Saúde e representante da Santa Casa de Barbacena, José Orleans Costa, o subsecretário de Atenção e Políticas de Saúde, Tiago Lucas, o presidente da Fhemig, Antonio Carlos de Barros Martins, o diretor do Hospital Dr. José Américo, Jorge Correia Neto, e dois representantes da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência, Gustavo Martins e Hellen Fernanda de Souza.

Veja +

Mais Saúde

Em 23/06/2014 - Saúde - Da Redação

Veja +

Casos de queimadura aumentam em mais de 100% no mês de junho

Em 17/06/2014 - Saúde - Da Redação

As comemorações típicas de festas juninas colaboram para o aumento dos acidentes O número de atendimentos de pessoas com queimaduras em todo o país no mês de junho chega a aumentar mais de 100% em relação a outros meses do ano devido às festas juninas. Entre as causas mais comuns estão o preparo de refeições típicas, o que favorece o aumento do número de queimaduras por alimentos quentes, a utilização ou manipulação de substâncias inflamáveis com objetivo de produzir chama para acender fogueiras e a manipulação excessiva de fogos de artifícios. Os dados são da Sociedade Brasileira de Queimaduras – SBQ – que ressalta a maior incidência de queimaduras na faixa etária dos 7 aos 12 anos, envolvendo alguns casos graves que chegam a levar a lesões traumáticas como amputações e perda da função das mãos, devido ao manuseio de alguns tipos de explosivos. 

Veja +

Mais Saúde

Em 16/06/2014 - Saúde - Da Redação

Veja +