A Folha Regional - Artigos - Educação

Comunidade acadêmica do Unifeg participa de missa aos “Formandos de 2014”

Em 20/12/2014 - Educação - Da Redação

Alunos, professores e dirigentes do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé participaram, na noite de quarta-feira, 17 de dezembro, de uma missa especial, celebrada pelo padre Reginaldo da Silva, na Catedral Diocesana. Parte do rito habitual ligado às formaturas, a iniciativa do Unifeg foi ao encontro da filosofia cristã da entidade, que foi fundada há cinquenta anos, por intermédio de lideranças da cidade, em parceria com a Mitra Diocesana.A celebração contou com a presença de formandos de todos os cursos de graduação da escola, os quais receberam as bênçãos da Igreja, tendo sido observados por seus familiares, haja vista que o local recebeu um público expressivo, entre parentes dos graduandos, educadores e convidados, em geral.

Veja +

Escola Estadual de Juruaia é convidada para participar de evento internacional

Em 19/12/2014 - Educação - Da Redação

A equipe está arrecadando recursos com uma vaquinha na internet para participar Devido o ótimo desempenho na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e contar com alunos e professores altamente empenhados e interessados pela temática espacial, a Escola Estadual Eduardo Senedese, de Juruaia (MG) foi convidada para participar do IV SPACE CAMP, evento de âmbito internacional que ocorrerá em Foz do Iguaçu- Paraná, de 09 a 15 de março de 2015. O aluno Higor Martinez Oliveira e a professora Valni dos Reis Gonçalves irão representar a escola no evento. Em outubro o aluno e a professora representaram a escola na VI Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí- Rio de Janeiro, evento que reúne as cem melhores equipes de todo o país que lançaram seus foguetes o mais distante na Mostra Brasileira de Foguetes, e ficaram em 10º lugar. Eles também ficaram em 3º lugar do Brasil, na categoria Ensino Médio, do Concurso de Astronomia para Estudantes do Telescópio SOAR.

Veja +

Estudante ganha prêmio por redação sobre galinhas em Muzambinho

Em 18/12/2014 - Educação - Da Redação

Ele venceu a 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. Crônica foi inspirada em polêmica que proibiu criação na área urbana. Um estudante de Muzambinho (MG) venceu a 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. Alisson Henrique Bernardes da Silva conquistou a medalha de ouro com a crônica “A sociedade secreta das galinhas”, inspirada na polêmica lei aprovada em julho na cidade e que passou a proibir a criação de galinhas na área urbana. “Resolvi juntar o tema da lei, o jeito de mineiro e também colocar a parte da opinião das galinhas. Todas elas nervosas, procurando algum jeito de se livrar dessa lei”, conta Alisson sobre a concepção da história.

Veja +

Câmpus Muzambinho realiza formatura da turma da Pós-Graduação em Gestão Pública

Em 15/12/2014 - Educação - Da Redação

Na última sexta-feira, 05 de dezembro, aconteceu a formatura da turma da pós-graduação em Gestão Pública do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. A cerimônia aconteceu no auditório do prédio pedagógico e colou grau de 27 estudantes. Com duração de um ano e meio, o curso acontece desde 2013 a partir de um convênio entre o Instituto com a Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG).

Veja +

Câmpus Muzambinho realiza compra do prédio da Unidade Dr. José Januário de Magalhães

Em 12/12/2014 - Educação - Da Redação

Na quarta-feira, 10 de dezembro, aconteceu a assinatura do termo de aquisição e escritura do prédio da Unidade Dr. José Januário de Magalhães (ex-Colégio Comercial). O documento foi assinado pelo Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, e pelas freiras da Associação Caritativa da Sagrada Família (ACSF), Vanda Maria de Lana e Elza José de Santana.

Veja +

Professores mineiros recebem o maior número de premiações da Olimpíada de Matemática

Em 09/12/2014 - Educação - Da Redação

Minas Gerais teve 312 professores premiados e é o Estado com o maior número de profissionais premiados na 10ª edição da competição de matemática O resultado da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), divulgado em novembro, revelou a ampliação do aproveitamento de Minas Gerais na competição. Além de, pela oitava vez consecutiva, o Estado ocupar o primeiro lugar no ranking de medalhas, tanto no número total, quanto no número de medalhas de ouro, Minas também teve o maior número de professores premiados na Olimpíada.

Veja +

Material escolar e colégio vão pesar mais no bolso dos pais

Em 05/12/2014 - Educação - Da Redação

Artigos de papelaria devem subir 10%, e os colégios já reajustaram as mensalidades em 16% O ano de 2015 não vai ser fácil para ninguém, muito menos para os pais de crianças em período escolar. Ao reajuste de 16% na mensalidade das escolas particulares, que está sendo paga nesta semana na maioria dos colégios, vai se somar um acréscimo de cerca de 10% no preço do material escolar em relação ao ano passado. “A expectativa de reajuste para o consumidor está em torno de 10%”, declara Adriano Boscatte, diretor da câmara setorial de papelaria da Camara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).ara administrar as despesas, a empresária Carla Mendes Brito Lima, 33, optou por antecipar as compras relacionadas aos seus dois filhos, de 3 e 5 anos. “Estou pagando a mensalidade e o material escolar neste mês, para chegar janeiro e acertar os impostos, como IPVA e IPTU”, diz Carla.A antecipação das compras é uma boa estratégia, segundo Ricardo Carrijo, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE).“Além de lojas mais vazias, o consumidor vai pegar um material que ainda não foi remarcado. Na primeira semana de janeiro, os preços estarão reajustados”, afirma o diretor.A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, também indica, para quem pode, a antecipação das compras. “É uma questão de oferta e demanda, agora a demanda ainda não está muito alta, por isso o preço tende a ser mais baixo. Além disso, quem compra agora, não tem pressa, pode pesquisar, inclusive na internet”, diz Marcela.

Veja +

Biblioteca Municipal de Guaxupé recebe novas obras de cultura de paz

Em 04/12/2014 - Educação - Da Redação

Através de ações do Grupo de Amigos da Biblioteca – GRABI, a Biblioteca Municipal Profª Iracema Elias recebeu doações de mais 56 novos títulos. O stand de Cultura de Paz conta com novas obras. Além de livros de diversos gêneros para adultos e infanto-juvenis, estão disponíveis também obras da literatura dos programas Alcoólicos Anônimos, Al-Anon, Narcóticos Anônimos e Amor Exigente e obras atuais de auto-ajuda.

Veja +

Encontro de ex-alunos - Instituição moldou caráter de cidadãos

Em 29/11/2014 - Educação - Da Redação

A reportagem deste semanário acompanhou o Encontro de Ex-alunos promovido no dia 22 de novembro pelo IFSULDEMINAS Câmpus Muzambinho. O evento fez parte das comemorações dos 61 anos da instituição. Foi bastante positiva a participação de ex-alunos do Instituto e da antiga Escola Agrotécnica Federal.Adair de Paula Aguiar (Jacuí/MG), presidente da Associação dos Ex-alunos e estudante da primeira turma da Agrotécnica em 1953, afirmou que o encontro representa o clímax de todo um programa de sucesso da Escola Agrotécnica de Muzambinho. Para ele, deste o seu início a referida escola deu um grande exemplo para toda a região. Para tanto, contou com o apoio da comunidade muzambinhense, todos os diretores, lembrando o primeiro diretor Hercílio Vater Faria (1948-1956). “A escola cresceu, mas não perdeu a sua identidade adquirida no seu início”, destacou.Adair lembrou ainda que a primeira turma de alunos ajudou a concluir a construção da escola. Dai a grande gratidão pelo carinho, receptividade e responsabilidade dadas aos alunos da primeira turma. Esta situação foi levada por todos no decorrer da vida. “Levamos daqui toda esta condição de caráter, benevolência e responsabilidade”, falou.O representante ainda declarou que o encontro de ex-alunos, nos 61 anos da instituição, renova toda vivência. Entende que as “árvores plantadas são frondosas nos dias atuais porque as raízes foram muito bem trabalhadas e tratadas”. Lembrou, inclusive, que teve a oportunidade de participar da fundação do jornal “O Agrônomo” no ano de 1953, sendo que o mesmo voltou a circular.Adair acredita que o encontro dos ex-alunos é muito importante e deve ter continuidade. Defende, inclusive, o fortalecimento da Associação dos Ex-alunos, recentemente criada pela instituição de ensino. Um dos objetivos é a realização de eventos mais frequentes, enaltecendo sempre a importância que Muzambinho tem no cenário regional, estadual e regional.

Veja +

FATI/Unifeg: Conhecimento mútuo e redescoberta de valores dentro e fora da escola

Em 19/11/2014 - Educação - Da Redação

Atividades, que ocorrem durante a semana, dentro e fora do Unifeg, são cada vez mais procuradas como forma de progresso nas vidas de que já havia se esquecido de si mesmo A Faculdade Aberta da Terceira Idade, mantida pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, está prestes a encerrar mais uma temporada de sucesso, com a realização de várias atividades, onde o público-alvo é tratado com dignidade e tem, na maioria das vezes, redescoberta uma fase de sua vida que estava, antes de encontrar com a FATI/Unifeg, adormecida.

Veja +