A Folha Regional - Artigos - Educação

Vestibular FACISB 2015: Inscrições para vestibular do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos começam em setembro

Em 27/08/2014 - Educação - Da Redação

Prova acontece no dia 21 de novembro A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB) abre no início de setembro as inscrições para o processo seletivo do curso de Medicina. Ao todo, são 60 vagas. O período de inscrição vai das 10h do dia 1º de setembro até às 16h de 24 de outubro pelo site: www.facisb.edu.br ou www.vunesp.com.br. No último processo seletivo, a FACISB, que ganha cada vez mais reconhecimento pela metodologia diferenciada que preza pelo ensino humanizado da medicina, contou com 4.232 inscritos.  Voltada para a formação de profissionais competentes, humanistas e éticos, a instituição tem se destacado pela estrutura de ponta, corpo docente altamente capacitado, além de importantes parcerias nacionais e internacionais. 

Veja +

IFSULDEMINAS - Toma posse o novo reitor Marcelo Bregagnoli

Em 26/08/2014 - Educação - Da Redação

O ministro da Educação, Henrique Paim, empossou, na manhã de quinta-feira, 21 de agosto, os reitores das universidades federais da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, e do Triângulo Mineiro, Ana Lúcia de Assis Simões; além dos reitores dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia da Bahia, Renato de Anunciação Filho; do Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli, e da Paraíba, Cícero Ninácio Lopes. As cerimônias, que contaram com a participação dos secretários de Educação Superior, Paulo Speller, e de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade de Barros, foram realizadas na Sala de Atos do Ministério da Educação, em Brasília.

Veja +

Unifeg sedia o 2º Seminário de Assistência Social do Sul de Minas

Em 22/08/2014 - Educação - Da Redação

Evento, que aconteceu no salão nobre do Unifeg, contou com a participação de mais de cinquenta cidades O Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé sediou, na quarta-feira, 20 de agosto, o 2º Seminário de Assistência Social do Sul de Minas, que teve como tema “A Regionalização da Proteção Social Especial em Minas Gerais”. Promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, o evento foi realizado em parceria com a Amog, Prefeitura de Guaxupé e o Unifeg, instituição que mantém uma graduação em Serviço Social e, mais uma vez, foi palco para fundamentais discussões sobre políticas públicas.

Veja +

Escola Municipal Delfim Moreira completa cem anos de história em Guaxupé

Em 18/08/2014 - Educação - Da Redação

Entidade, que foi oficialmente fundada em 15 de agosto de 1.914 A Escola Municipal Delfim Moreira comemora, na sexta-feira, 15 de agosto, seu primeiro centenário. Dirigida atualmente pela educadora Sulima Somágio Quirino, a referida instituição é apontada como uma das melhores da região, em função de sua boa estrutura, assim como o conteúdo programático e a tradição (por lá, passaram pessoas que hoje são donas de sucesso absoluto, nas áreas profissional e de caráter). Os cem anos do Delfim Moreira são motivos de muita felicidade para a comunidade guaxupeana. Da era atual, a vice-diretora, Angela Maria Rodrigues Silva, falou com o JS sobre o trabalho, as expectativas e o que tudo isto proporciona a sua vida: “Temos uma grande responsabilidade como educadora, uma vez que depois da família, a escola é a casa das crianças.

Veja +

Candidatos podem se inscrever para vagas não preenchidas no ProUni a partir desta segunda-feira (18)

Em 18/08/2014 - Educação - Da Redação

Começam na segunda-feira (18) as inscrições para as vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni), da edição do segundo semestre. O candidato deve manifestar interesse pela internet, na página do ProUni (clique aqui). Esse procedimento é novo e as regras foram publicadas pelo Ministério da Educação na sexta-feira (15). Podem participar os candidatos que se inscreveram, em todas as opções, em cursos cujas turmas não foram formadas, e os professores da rede pública que estiverem excercendo o magistério da educação básica. Os prazos de inscrição variam conforme a situação do candidato. Vai até 7 de setembro para o estudante não matriculado no curso da instituição de educação superior em que deseja se inscrever para a bolsa remanescente ou, até o dia 1 ° de dezembro, para o aluno já matriculado.

Veja +

Reitor do Unifeg ministra palestra para vestibulandos do D. Inácio e seus familiares

Em 14/08/2014 - Educação - Da Redação

O professor Reginaldo Arthus enfatizou a necessidade de se preparar para as ciências, mas também se atentar à vida sócio-humanitária O reitor do Unifeg, professor Reginaldo Arthus, ministrou uma palestra para familiares de alunos e estudantes do Colégio Dom Inácio, os quais encontram-se às vésperas de enfrentar vestibulares pelo País. Dono de uma vasta experiência não só na área acadêmica, mas também no aspecto de vida pessoal, o educador externou a necessidade de se preparar com afinco para os processos seletivos que habilitam os estudantes ao Ensino Superior. Mais do que isto, o palestrante em questão enalteceu a importância do preparo sócio-humanitário das pessoas, como um todo, tendo, por isto, sua aula sido baseada no tema “Vestibular: um desafio para pais e filhos”. 

Veja +

Selecionados no Sisutec têm até sexta para se matricular

Em 06/08/2014 - Educação - Da Redação

Os selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) podem fazer a matrícula nas instituições a partir de quarta-feira (6). O prazo vai até sexta-feira (8). O candidato deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, informações sobre local, horário e procedimentos para a matrícula. A lista dos selecionados foi divulgada ontem e pode ser acessada no site do Sisutec. Quem perder o prazo da matrícula, perde a vaga. Nesta edição do Sisutec, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e do Sistema S.

Veja +

Professor do UNIFEG participa do 14º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho

Em 01/08/2014 - Educação - Da Redação

O professor Donizete Delorenzo Ribeiro do Valle, do curso de Direito pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, participou do 14º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, o qual aconteceu recentemente, no Theatro Municipal de Paulínia, no Estado de São Paulo. Sempre muito dedicado, o docente do Unifeg aproveitou o alto nível da realização para se instruir ainda mais e, consequentemente, transmitir à comunidade acadêmica os novos conhecimentos.

Veja +

Câmpus Muzambinho realiza aulas inaugurais para os novos alunos dos cursos técnicos e superiores

Em 31/07/2014 - Educação - Da Redação

Na terça-feira, 29 de julho, aconteceram três aulas inaugurais para recepção dos calouros dos cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. O evento também marcou o início do segundo semestre letivo de 2014. Na ocasião, os coordenadores de cada curso tiveram a oportunidade de apresentar a Instituição aos novos estudantes. Pelo menos sete novas turmas de cursos presenciais ingressaram no Câmpus Muzambinho. Os calouros dos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Enfermagem, Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Cafeicultura foram recebidos por duas aulas inaugurais realizadas no Auditório do Prédio Pedagógico.

Veja +

Professora do Unifeg participa de congresso na Itália

Em 31/07/2014 - Educação - Da Redação

A professora Lúcia trabalha no UNIFEG desde 2004, tendo lecionado nos cursos de Letras, Administração, Pedagogia, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Direito e Educação física Entre os dias 26 a 30 de junho de 2014, a Professora Lúcia Donizetti Modesto participou do Encontro Anual da Association for Spanish and Portuguese Historical Estudies – ASPHS. O evento ocorreu na Universidade de Modena e Emília Romana, na cidade de Modena, Itália. A Professora Lúcia apresentou a comunicação intitulada “O realismo mágico na obra de José J. Veiga: a literatura como forma de denúncia da ditadura militar no Brasil”,  para um público formado por pesquisadores italianos, portugueses, espanhóis e brasileiros. Sua apresentação enfocou o “realismo mágico”, categoria literária utilizada em meados do século XX, principalmente, por escritores da América Latina para burlar a censura decorrente do regime militar vigente nesse período.  Dentre esses autores, destaca-se José J. Veiga, com sua obra Sombras de reis barbudos, publicada em 1972.

Veja +