A Folha Regional - Início - Agronegócio

Imprevisibilidade da safra de café deste ano? Acho que não

Em 23/01/2015 - Agronegócio - Da Redação

O texto deste colunista não reflete necessariamente a opinião do site CaféPoint.i Alves, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), compilou neste texto, as principais perguntas que lhe são feitas a respeito da imprevisibilidade da safra de café para este ano. No final do texto, foi elaborado um quadro que pode servir como instrumento de dedução natural da bienalidade da lavoura cafeeira e da produção de café arábica para este ano em relação a do ano passado no Brasil.

Veja +

Cooperativa do Sul de Minas vai fornecer café para consumo em ministério em Brasília

Em 22/01/2015 - Agronegócio - Da Redação

A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) foi selecionada em chamada pública para fornecer café orgânico da agricultura familiar ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Serão adquiridos 680 quilos de café para atender à demanda de consumo do produto no edifício sede do ministério, em Brasília, durante quatro meses.

Veja +

Safra 2015 de café deve superar 23 milhões de sacas em Minas Gerais

Em 21/01/2015 - Agronegócio - Da Redação

A produção de café em Minas Gerais para a safra 2015 deve superar a marca de 23 milhões de sacas. Os dados são do 1° Levantamento da Safra de Café, divulgado em janeiro/2015 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A área em produção deve totalizar 973,5 mil hectares, 2,16% abaixo da safra passada, e a produtividade média do estado está estimada em 23,97 sacas de café por hectare, 5,36% acima da safra 2014, mas 10,05% inferior à safra 2013. A cafeicultura está presente em mais de 500 dos 853 municípios mineiros. 

Veja +

Informações sobre qualidade do café poderão ser obrigatórias em embalagens

Em 20/01/2015 - Agronegócio - Da Redação

Projeto de lei do senador Antônio Aureliano (PSDB-MG) tramita na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Os rótulos de café deverão trazer informações sobre as espécies incluídas na embalagem, a qualidade do grão e a presença de impurezas. É o que estabelece projeto de lei do senador Antônio Aureliano (PSDB-MG), que tramita na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Segundo o texto da proposta (PLS 328/2014), o texto da embalagem do café torrado em grão, torrado moído ou solúvel deverá informar o percentual de cada espécie de café; os percentuais de grãos pretos, verdes e ardidos utilizados na torra; os percentuais de casca e outros resíduos vegetais; o teor de umidade; e as impurezas existentes no produto.

Veja +

Período atípico para produtores de café

Em 19/01/2015 - Agronegócio - Da Redação

Janeiro começou com clima similar ao de 2014: ausência de chuvas, baixa umidade do ar e muito sol. Para os cafeicultores, o período é de preocupação. Mesmo em lavouras irrigadas, as plantas estão sentindo os efeitos da falta de chuva. As altas temperaturas estão ocasionando escaldaduras nos cafezais, causando lesões nas folhas e favorecendo a entrada de fungos e bactérias.

Veja +

Safra 2014/2015 deve superar 12,6 milhões de toneladas em Minas Gerais

Em 16/01/2015 - Agronegócio - Da Redação

A expectativa para produção de grãos em Minas Gerais na safra 2014/2015 é de 12,65 milhões de toneladas. Os dados são do 4° Levantamento da Safra de Grãos, realizado em dezembro/2014 e divulgado em janeiro/2015 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O aumento em relação a safra passada chega a 8,5% - equivalente a 989 mil toneladas.   As questões climáticas foram as grandes vilãs do plantio da safra de verão, com chuvas isoladas, temperaturas elevadas, baixos índices de umidade relativa do ar e déficit hídrico – o que ocasionou atraso de 30 a 40 dias na data efetiva do plantio, podendo estreitar a janela de plantio da 2ª safra, principalmente de milho.

Veja +

Previsão de seca impulsiona preços do arábica

Em 15/01/2015 - Agronegócio - Da Redação

O clima quente e seco dos últimos dias na região Centro-Sul volta a preocupar produtores e agentes do setor cafeeiro. Isso porque as lavouras de arábica estão em fase de granação e necessitam de um bom volume pluviométrico para o desenvolvimento uniforme dos grãos. Neste cenário, as cotações do café arábica têm reagido com força nos em 2015, após recuarem no final do ano passado.

Veja +

Agricultores familiares de Fortaleza de Minas comemoram os resultados de 2014

Em 15/01/2015 - Agronegócio - Da Redação

Projeto De Olho no Futuro, realizado pela Votorantim Metais, ofereceu capacitação e inaugurou uma agroindústria para os produtores da região Os agricultores familiares de Fortaleza de Minas tiveram muito o que comemorar em 2014. No ano passado, o projeto De Olho no Futuro ofereceu aos integrantes da Associação dos Produtores Agroecológicos de Fortaleza de Minas (Apafort) cursos de capacitação, além de uma agroindústria e um viveiro de mudas. A iniciativa tem como linha de atuação o fomento às cadeias produtivas dos agricultores familiares do município e é realizada pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza de Minas e a Agência de Desenvolvimento do município.

Veja +

IMA torna obrigatório o exame de brucelose para animais em leilões de rebanho geral

Em 14/01/2015 - Agronegócio - Da Redação

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) cumprindo o disposto nas Portarias nº 1.391, de 06 de janeiro de 2014 e 1.396, de 10 de fevereiro de 2014, passou a exigir, desde o dia 1º de janeiro de 2015, a obrigatoriedade de apresentação de atestados de exames negativos de brucelose para participação em leilões de rebanho geral de algumas categorias de bovinos e bubalinos. De acordo com as Portarias, as categorias são: fêmeas com idade igual ou superior a 24 meses, quando vacinadas entre três e oito meses de idade; fêmeas com idade superior a oito meses, quando não vacinadas contra brucelose entre três e oito meses de idade; e machos inteiros, com finalidade de reprodução, com idade superior a oito meses. No caso específico de fêmeas de descarte com idade igual ou superior a 24 meses cujo destino final seja engorda, acabamento e abate, estas estão dispensadas de apresentação de atestado de exame negativo de brucelose.

Veja +

Café em fase de granação do Sudeste sofre com falta de umidade

Em 13/01/2015 - Agronegócio - Da Redação

O mês de janeiro mais quente e seco tem trazido prejuízos aos produtores de parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Entre São Paulo e Minas Gerais, as culturas mais prejudicadas são a cana-de-açúcar, citrus e o café Os cafeicultores já contabilizam prejuízos da estiagem registrada no ano passado. As chuvas de setembro provocaram uma florada no café que não se sustentou na maioria das lavouras do sul de Minas Gerais. Isto porque depois destas pancadas as chuvas cortaram e provocaram o abortamento dos grãos em várias fazendas.

Veja +