A Folha Regional - Arquivo - Agronegócio

IAC revela novas variedades de café com sabores exóticos

Em 31/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

Você já pensou em beber um café com sabores raros como os de eucalipto ou alecrim, mas sem a adição dessas substâncias? Pois grãos com essas características naturais foram encontradas por pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão ligado à Secretaria de Agricultura de São Paulo responsável pelo desenvolvimento da maior parte das cultivares de café disponíveis no mercado brasileiro. Até pouco tempo atrás, quando se falava em café exótico a associação imediata era com algum animal.

Veja +

Incertezas na lavoura impactam o mercado de café e renda do produtor

Em 30/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

Atual falta de chuvas tem impedido a florada que formará os grãos do próximo período produtivo; lavouras sofrem pela estiagem desde o início do ano e prejuízos podem afetar a safra 2015/2016 Após quebras de até 20% nas lavouras de café por conta da seca que atingiu a região Sudeste no início do ano, o setor novamente é afetado pela falta de chuvas que tem restringido os negócios para a safra 2015/ 2016 e gerado incertezas sobre os volumes deste e do próximo período produtivo, acarretando redução no faturamento dos produtores. O presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Alberto Paulino, lembra que não é possível generalizar, mas, de fato, as regiões prejudicadas pela estiagem tiveram danos que nem mesmo a alta nos preços será suficiente para recuperar.

Veja +

Bovinos com até 24 meses de idade serão vacinados contra aftosa em novembro em Minas

Em 29/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

Pecuaristas de todas as regiões de Minas Gerais já estão se preparando para a vacinação contra a febre aftosa no mês de novembro. No estado, esta segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa será realizada no período de 1º a 30 de novembro, com os pecuaristas vacinando somente animais com até 24 meses de idade. A expectativa é a de que os mais de 376 mil pecuaristas mineiros vacinem em torno de 10,5 milhões de bovinos e bubalinos em um rebanho total de 24,5 milhões de animais. A vacinação contra a febre aftosa é de grande importância para a proteção do rebanho mineiro e brasileiro e é efetuada em grande parte da América do Sul, como uma das principais estratégias dos programas nacionais de erradicação. As experiências disponíveis na região demonstram que a manutenção de um adequado nível de imunidade populacional na espécie bovina tem contribuído para a erradicação da doença em países sul americanos.

Veja +

Em 23 anos, consumo de café aumenta 150% no Brasil

Em 29/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

O consumo anual de café no Brasil é um dos que mais crescem mundialmente, especialmente nas últimas duas décadas De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), parceria do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Em 1990, o consumo interno brasileiro era de 8,2 milhões de sacas e, em 2013, atingiu 20,1 milhões de sacas de 60 quilos. Esses números tornam o País o segundo maior consumidor mundial, devendo chegar à primeira posição nos próximos anos, ao superar os EUA.

Veja +

Em Patrocínio (MG), chuvas de mais de 60 mm amenizam as condições dos cafezais

Em 28/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

Em Patrocínio (MG), chuvas de mais de 60 mm amenizam as condições dos cafezais. Porém, são insuficientes para reverter o déficit hídrico das plantas. Com as precipitações, a expectativa é que haja uma nova florada nos próximos dias. Em relação à próxima safra, a expectativa é que as perdas fiquem acima do projetado inicialmente. Na região de Patrocínio (MG), as chuvas registradas no final de semana, de mais de 60 mm, amenizaram as condições dos cafezais, que sofrem com a estiagem prolongada. A região não recebia precipitações há mais de 90 dias. Ainda assim, o volume não reverte o déficit hídrico das plantas.

Veja +

Déficit hídrico é impróprio para café no sul de Minas, diz Cooxupé

Em 24/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), no sul de Minas, considerada a maior do mundo no setor, divulgou comunicado no qual mostra preocupação com a estiagem na região. Segundo a Cooxupé, "déficits hídricos acima de 150 mm são impróprios para a cafeicultura".  

Veja +

Incertezas da cafeicultura brasileira com a perspectiva de florada e uma luz no final do túnel

Em 23/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

As chuvas e perspectiva de florada Temos observado pequenos episódios de chuvas que desencadearam pequenas floradas no cafeeiro. Parte dessa florada, a dependendo da região, pegou e parte não pegou, ocorrendo o aborto. Felizmente a principal florada ainda não foi registrada e em função das últimas chuvas e do aumento da umidade relativa do ar e do arrefecimento do calor, ela deve acontecer nos próximos dias. Entretanto, o pegamento dessa florada vai depender da regularidade das chuvas daqui para frente. Caso ocorram veranicos intermitentes, a chance de abortamento das flores e queda de frutos ainda no estádio chumbinho é muito grande.

Veja +

Produtividade da safra 2015/16 depende de chuvas regulares, afirma fisiologista

Em 22/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

As principais regiões produtoras de café receberam chuvas no final da semana passada. No entanto, de acordo com cafeicultores entrevistados pelo Notícias Agrícolas, as precipitações ainda são irregulares e insuficientes para reverter o déficit hídrico nos cafés que é agravado pela seca desde o início do ano. Segundo o Commodities Weather Group (CWG), mais de 30% das regiões cafeeiras do Sudeste do Brasil receberam chuvas nos últimos três dias.

Veja +

Projeto SOMA promove o 1º Concurso de Qualidade de Café de Cabo Verde e região

Em 22/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

Na quinta-feira (09), foi realizada a cerimônia de encerramento e premiação do 1º Concurso de Qualidade de Café de Cabo Verde - MG. O evento aconteceu na sede do Conselho de Desenvolvimento do Bairro Assunção, CODEBASS, e foi realizada pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Cabo Verde em parceria com o IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. A avaliação dos lotes inscritos foi realizada no Laboratório de Classificação de Café do Campus Muzambinho e a comissão julgadora foi formada por oito degustadores de café. A avaliação foi feita conforme descrito na metodologia da avaliação de cafés especiais proposto pela Specialty Coffee Association of America (SCAA).

Veja +

Tempo seco e quente compromete cafezais

Em 21/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

Chuvas em bons volumes e com boa regularidade só deverão ser registradas no finalzinho do mês de outubro e ao longo de novembro A primeira quinzena de outubro termina terrível para a produção de café do Brasil, segundo boletim técnico da Somar Meteorologia. As chuvas do final de setembro induziram a abertura dos botões florais em vários municípios produtores de São Paulo e Minas Gerais, porém o tempo voltou a ficar firme e comprometeu o pegamento da florada. A consultoria salienta que a florada do final de setembro e início de outubro foi muito irregular, ou seja, não foram todas as regiões que a registraram, nem todas as plantas. Ainda há botões florais para abrir, que esperam somente a próxima chuva.

Veja +