A Folha Regional - Arquivo - Agronegócio

Fogo cruzado entre risco e incerteza na Cafeicultura

Em 08/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

Por Celso Vegro A anomalia climática1 que incidiu sobre os principais cinturões cafeeiros ao longo do primeiro trimestre de 2014, constituiu-se em fenômeno sem precedente na história da cafeicultura brasileira, trazendo prejuízos ao seu potencial produtivo. A magnitude de tal singularidade foi capaz de modificar a estrutura de formação de preços dessa commodity. A volatilidade das cotações na Bolsa de Nova York saltou de patamares ao redor dos 20% a 25% para percentual acima dos 45%! (Figura 1), indicando que os operadores desse mercado, pautados pelos fluxos de oferta, demanda, formação de estoques e consumo (fundamentos)2, perderam referências objetivas quanto ao valor “justo” a ser oferecido pelo produto.

Veja +

Invasão da Starbucks não afasta colombianos da Juan Valdez

Em 07/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

Conhecida pelo seu logo com um fazendeiro bigodudo e sua mula carregando sacas de café, a Juan Valdez informou seus primeiros lucros anuais em 2013 Bogotá - A Juan Valdez, marca apoiada pela Federação de Cafeicultores Colombianos, está enfrentando a concorrência da Starbucks em sua própria terra. As vendas no Parque 93, uma área sofisticada na zona norte de Bogotá, aumentaram 30 por cento desde que a maior rede de cafeterias do mundo abriu uma loja ali em julho. Uma cafeteria remodelada, preços mais baixos e a “solidariedade” dos clientes estão impulsionando as vendas da Juan Valdez, disse Hernán Méndez, CEO da Procafecol SA, a empresa que supervisiona a marca, no dia 3 de outubro em entrevista de Medellín, Colômbia.

Veja +

Seca já prejudica culturas irrigadas como o café

Em 06/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

A forte seca que assolou regiões do país este ano ainda prejudica algumas culturas, apesar da ocorrência recente de chuvas. Em algumas regiões do Brasil, a escassez de precipitações afeta as lavouras perenes irrigadas, como as de café e de frutas, que não têm recebido água em níveis adequados para o seu desenvolvimento. Maior produtor nacional de café, responsável por mais da metade da safra nacional, Minas Gerais sofreu nesta safra prejuízos significativos, que devem perdurar pelo menos até o próximo ciclo (2015/16). "Está todo mundo apavorado, alternando dia de irrigação, pois [a água] não está sendo suficiente", afirma Francisco Sérgio de Assis, presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (Coocacer).

Veja +

Café: primeiros dias de outubro devem seguir com clima seco no Brasil

Em 01/10/2014 - Agronegócio - Da Redação

A maior parte das regiões produtoras de café do Brasil deverá receber chuvas abaixo da média nos primeiros 10 dias de outubro. A previsão é de Drew Lerner, presidente da World Weather Inc, segundo noticiou a Bloomberg. Na segunda metade de outubro, a previsão é de chuvas "erráticas", que devem melhorar em volume contra a primeira metade do mês, mas serem menos constantes, menos "organizadas". Ainda assim, o mês deverá fechar com precipitações abaixo da média.

Veja +

Chuvas no Sul e no Sudeste podem voltar ao normal só em 2016

Em 29/09/2014 - Agronegócio - Da Redação

A origem da crise energética provocada pela estiagem no Sul e no Sudeste no início do ano pode estar do outro lado do mundo. Segundo meteorologistas ouvidos pela Agência Brasil, o país está sendo afetado por um ciclo natural de resfriamento do Oceano Pacífico, que se reflete em alterações climáticas em grande parte do planeta. Para o Brasil, o fenômeno indica a possibilidade de as chuvas no centro-sul do país só voltaram ao normal no verão de 2016. Chamado de oscilação interdecadal do Pacífico ou oscilação decadal do Pacífico (PDO, na sigla em inglês), o processo caracteriza-se pela sucessão entre fases quentes e frias na área tropical do Oceano Pacífico.

Veja +

Seca afeta produção do tradicional queijo Canastra

Em 26/09/2014 - Agronegócio - Da Redação

SÃO ROQUE DE MINAS - A estiagem prolongada no Estado já prejudica a agricultura e a pecuária nas cidades da microrregião da serra da Canastra (Sudoeste). Em muitas propriedades, a produção de leite e do tradicional queijo caiu pela metade. As queimadas que atingiram 40% do parque nacional, onde está nascente do rio São Francisco, também espantaram os turistas. Em São Roque de Minas, a seca começou a interferir no fluxo de visitantes.

Veja +

Ex-aluno da UFLA e pesquisador do INCT-Café publica artigo na Science sobre o genoma do café

Em 26/09/2014 - Agronegócio - Da Redação

O pesquisador e ex-aluno da UFLA Alan Andrade ressalta a importância do estudo Foto: Claudio Bezerra   O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Alan Andrade, ex-aluno da Universidade Federal de Lavras e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT-Café), com sede na UFLA, está entre os autores de um artigo publicado na revista norte-americana Science, no dia 5 de setembro. O artigo traz os resultados do sequenciamento completo do genoma do café (Coffea canephora), fruto de um consórcio internacional composto por 11 países – Brasil, França, Itália, Canadá, Alemanha, China, Espanha, Indonésia, Austrália, Índia e Estados Unidos. Segundo o pesquisador, o sequenciamento, inédito no mundo, permite a leitura do genoma de cada planta, o que possibilitará prever o desenvolvimento de algumas características de interesse agronômico e acelerar o melhoramento genético.

Veja +

Eficiência na colheita de café

Em 24/09/2014 - Agronegócio - Da Redação

Aumento do número de passadas aumenta eficiência da colheita de café. Nos últimos anos a cafeicultura vem passando por uma grande evolução. Antigamente, quase 100% da colheita do café era realizada de forma manual. Em 1979, foi lançada a primeira colhedora de café, porém seu uso se expandiu nos últimos 15-20 anos. E, hoje em dia, o maquinário tem sido aperfeiçoado e amplamente utilizado, favorecendo o processo de colheita e reduzindo drasticamente o uso da colheita manual somente. Mas o que mais pode ser utilizado na colheita do café com o objetivo de reduzir custos e aperfeiçoar este processo?

Veja +

Conab vai ofertar 30,2 mil t de arroz para venda

Em 23/09/2014 - Agronegócio - Da Redação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar, na quinta-feira (25), dois leilões de venda de arroz em casca com o objetivo de equilibrar o mercado,  uma vez que o preço médio do produto (50kg), atualmente, está acima de R$ 33,45. Serão ofertadas 30,2 mil toneladas dos estoques públicos do governo, armazenados no Rio Grande do Sul (RS). O preço de venda será divulgado na terça-feira (23). O leilão ocorrerá por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). Os interessados em participar deverão estar devidamente cadastrados numa Bolsa de Valores e também com situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi).

Veja +

Pesquisa aponta Cooxupé como uma das maiores empresas de Minas Gerais

Em 23/09/2014 - Agronegócio - Da Redação

XVIII Ranking MercadoComum de Empresas Mineiras traz a cooperativa como a primeira do estado na categoria Agropecuária e Reflorestamento A Cooxupé aparece em quatro categorias no XVIII Ranking MercadoComum, divulgado em setembro na Revista Nacional de Economia e Negócios. Como critério geral, foram utilizados no ranking os dados relativos à conta “Conglomerado” ou “Consolidado” de cada empresa. Participaram aquelas que publicaram ou enviaram diretamente para a redação da revista seus balanços e demonstrações de resultados relativos ao exercício 2013.

Veja +