Em 27/09/2012 - Saúde - Da Redação
O objetivo é levar orientações aos profissionais de saúde para garantir um atendimento humanizado e qualificado no SUS para esses pacientes e sua família O Brasil possui hoje 300 mil pessoas com Síndrome de Down e para que os profissionais de saúde estejam preparados para dar um atendimento qualificado a este público, o Ministério da Saúde lança as Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down.
Em 26/09/2012 - Saúde - Da Redação
Método poderá reduzir ainda a dependência em relação aos métodos convencionais de controle do mosquito Uma nova estratégia de pesquisa para o controle da dengue foi apresentada na tarde da segunda-feira (24), durante o Congresso Internacional de Medicina Tropical, no Rio de Janeiro. O projeto ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’ é parte do programa internacional ‘Eliminar a Dengue: Nosso Desafio’, que traz uma abordagem nova e natural para o controle da doença, e já está em fase de testes na Austrália, Vietnã, Indonésia e agora, Brasil.
Em 26/09/2012 - Saúde - Da Redação
O HBV, vírus da hepatite B, responde por um terço dos descartes de córnea no Brasil. Avanço da doença faz Ministério da Saúde ampliar vacinação. O “Dia nacional de doação de órgão e tecidos” comemorado na quinta-feira, dia 27 de setembro, poderia ser marcado pelo fim da espera por córnea não fosse o avanço da hepatite B no país.
Em 25/09/2012 - Saúde - Da Redação
Ministério da Saúde integra esforços do governo federal para reduzir pela metade o número de mortes por acidentes no Brasil O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou da assinatura do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada – Um Pacto pela Vida), na sexta-feira (21), juntamente com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
Em 24/09/2012 - Saúde - Da Redação
Estratégia busca garantir e ampliar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos eletivos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) Para reduzir o tempo de espera nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o número de cirurgias de ortopedia, o estado de Minas Gerais contará com investimento no valor de R$ 41,4 milhões, 257% a mais que em 2011, quando foram liberados R$ 11,6 milhões. A estratégia faz parte da Política Nacional de acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos.
Em 24/09/2012 - Saúde - Da Redação
Médicos poderão indicar uso profilático de Fator VIII para que portadores da forma grave da doença se tratem antes de qualquer possível incidente que possa resultar em dificuldades de coagulação sanguínea O Ministério da Saúde recomenda, pela primeira vez, que portadores adultos de hemofilia grave façam o tratamento profilático da doença com o uso de Fator VIII de Coagulação. Para isso, o ministério repassou às secretarias de saúde de todo o país mais de 150 milhões de Unidades Internacionais (UIs) deste medicamento, além de manter outras 200 milhões de unidades no estoque estratégico do órgão. O objetivo da recomendação é incentivar o uso preventivo de Fator VIII (plasmático) para evitar que o portador da doença tenha sangramentos nas articulações, principal característica da doença.
Em 21/09/2012 - Saúde - Da Redação
Médicos poderão indicar uso profilático de Fator VIII para que portadores da forma grave da doença se tratem antes de qualquer possível incidente que possa resultar em dificuldades de coagulação sanguínea O Ministério da Saúde recomendou na quinta-feira (20) que portadores adultos de hemofilia grave façam o tratamento profilático da doença com o uso de Fator VIII de Coagulação.
Em 21/09/2012 - Saúde - Da Redação
Governo brasileiro, que atingiu meta quatro anos antes do previsto, irá colaborar com experiências que levaram a resultados expressivos em todo território nacional O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assina na quinta-feira (20), em Brasília, o “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”. O documento é um sinal de comprometimento do governo brasileiro em ajudar países que enfrentam dificuldades para alcançar os índices de redução da mortalidade na infância propostos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODB).
Em 20/09/2012 - Saúde - Da Redação
Elas são naturais, saudáveis, fáceis de encontrar e ainda ajudam a prevenir uma série de doenças. Usadas há muito tempo na medicina popular de diversos povos, as plantas medicinais, hoje em dia, fazem sucesso nos centros urbanos. Resfriados, problemas de digestão, doenças dermatológicas, tonturas e dores no corpo são exemplos de problemas que podem ser solucionados de forma natural, sem recorrer a medicamentos convencionais (alopáticos) e que podem causar efeitos colaterais mais severos. Erva-mate, manjericão, alcachofra, alfazema, camomila, carqueja, pata de vaca, manjerona, menta, alecrim, calêndula, capim limão, cavalinha, espinheira santa, melissa, poejo e funcho são algumas das plantas utilizadas para manter e recuperar a saúde e o equilíbrio do organismo. Todas fazem parte da tradição do município de Turvo, no interior do Paraná, transformada em fonte de renda e melhoria de vida para os agricultores familiares da região por meio da Cooperativa de Produtos Agroecológicos, Artesanais e Florestais (Coopaflora). Há seis anos, a cooperativa oferece produtos orgânicos desidratados compostos por plantas medicinais com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).