Em 12/09/2012 - Educação - Da Redação
Professores decidem pelo retorno às aulas Em assembleia realizada na tarde da segunda-feira, 10/09/2012, os docentes da UNIFAL-MG deliberaram pelo encerramento da greve.O indicativo para o fim da greve anteriormente aprovado pela Associação dos Docentes - ADUNIFAL, sinalizava o retorno para o dia 10/09/2012.
Em 10/09/2012 - Educação - Da Redação
O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho realizou, no sábado, 1º de setembro, a formatura dos cursos de graduação e técnicos dos alunos que concluíram os estudos em julho de 2012. Cerca de 240 estudantes passaram a ser profissionais aptos para ingressarem no mercado de trabalho. Realizada na quadra poliesportiva do Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde (CeCAES), no bairro Canaã, a cerimônia de colação de grau foi divida em duas sessões. A primeira, iniciada às 10h, contemplou os formandos dos cursos Tecnologia em Cafeicultura, Ciências Biológicas (Licenciatura), Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Educação Física e Programa Especial de Formação Pedagógica Docente.
Em 06/09/2012 - Educação - Da Redação
Avaliação ocorre há vinte e dois anos e divulga as instituições de ensino superior que mais se destacam anualmente no País Os cursos de Ciências Contábeis, Administração, Direito e Pedagogia do Unifeg receberam três estrelas (de zero a cinco) na edição de 2013, do Guia do Estudante da Editora Abril, que há vinte e dois anos avalia entidades de ensino superior no Brasil. Bem conceituadas, as quatro graduações do Centro Universitário foram premiadas como “Melhores Faculdades”, sendo referências em indicadores de qualidade para cursos superiores no País.Os resultados das avaliações foram divulgados na terça-feira, 4 de setembro, e serão publicados em outubro próximo, tendo os quatro cursos do Unifeg sido bem conceituados no que diz respeito à infraestrutura, assim como o nível de seu corpo docente, a qualidade das produções científicas e outros itens.
Em 06/09/2012 - Educação - Da Redação
O prazo de utilização do benefício concedido por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) prevê a dilatação por até dois semestres consecutivos. Ou seja, caso o estudante tenha algum impedimento para concluir o curso no prazo regular, pode pedir a extensão do financiamento por até dois semestres. A Portaria Normativa nº 16, que autoriza a medida, foi publicada nesta quarta-feira, 5, no Diário Oficial da União.O prazo para amortização da dívida, no entanto, não será modificado. Após carência de 18 meses, contados a partir do encerramento do curso, o estudante terá três vezes o período do curso regular, acrescido de 12 meses, para pagar a dívida.
Em 03/09/2012 - Educação - Da Redação
Evento foi iniciado segunda-feira, com palestras transmitidas simultaneamente em dois ambientes da escola Terminou na sexta-feira, 31 de agosto, a Semana Jurídica do Unifeg, que foi iniciada na última segunda-feira, com palestras sobre diferentes assuntos ligados ao Direito. Dona de uma alta demanda de estudantes e profissionais, a atividade tem sido transmitida simultaneamente para o salão nobre e a sala de júri do Centro Universitário.A semana de estudos especiais será encerrada com a palestra “Interceptação Telefônica à Luz da Constituição Federal”, do juiz federal da Vara Única de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto. Esécialista na área em questão, a autoridade falará sobre o que as leis determinam com relação às escutas, feitas com ou sem autorização judicial.
Em 31/08/2012 - Educação - Da Redação
A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou na tarde da quarta-feira, 29, a lei que institui a reserva de 50% das vagas ofertadas em instituições federais de educação superior para estudantes provenientes de escolas públicas. A lei já valerá para os próximos vestibulares das instituições e também na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A regulamentação, com o cronograma para a adequação das universidades à lei, está prevista para setembro.
Em 28/08/2012 - Educação - Da Redação
Quinhentos estudantes receberam medalhas de ouro na tarde da segunda-feira, 27, no Rio de Janeiro, por seu desempenho na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2011). A entrega dos prêmios foi feita durante cerimônia que contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Em 27/08/2012 - Educação - Da Redação
O Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem liberado recursos para a construção de 6.116 quadras esportivas e cobertura de outras 4 mil em escolas públicas de todo o Brasil. Os gestores da rede estadual de educação têm até 29 de setembro para indicar, pela internet, as escolas públicas de educação básica que terão prioridade no repasse para as obras.
Em 27/08/2012 - Educação - Da Redação
No dia 09/08, estudantes da região, que foram destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), foram premiados em Poços de Caldas. A solenidade de entrega dos certificados, medalhas e menções honrosas aconteceram na Casa da Cultura.Entre os alunos de várias cidades da região, que foram premiados, destacaram-se os alunos: BRUNO MATEUS OLIVEIRA SILVA e MIRIAM DE CÁSSIA SOUZA que receberam medalhas de prata. Instante singular e significativo ver talentos sendo revelados e outros já bastante acostumados com esse momento que foi também compartilhado com diretores e analistas da SRE de Poços de Caldas.
Em 24/08/2012 - Educação - Da Redação
O Secretário de desenvolvimento, deputado Cássio soares, na quinta-feira, 23 de agosto, presidiu evento de lançamento do programa “Maria da Penha vai às escolas”, realizado na Escola Estadual Coronel Vicente Torres Junior, no bairro Vera Cruz, na Capital Mineira. Juntamente deputado a mesa foi composta pela Subsecretária de Direitos humanos da Secretária de Desenvolvimento Social, Carmem Dias e a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete Santos. Ademais, também estiveram presentes as representantes dos alunos premiados no concurso que elegeu a mascote do projeto. O “Maria da Penha vai às escolas” é uma Iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), em parceria a Secretaria de Estado de Educação (SEE), além de fazer parte da Rede de Educação em Direitos Humanos, lançada pelo Governo de Minas em março deste ano.