Em 08/08/2014 - Agronegócio - Da Redação
As exportações brasileiras de café, o maior produtor e exportador mundial desse produto, subiram em julho 33,5% em volume e 58,9% em receita em relação ao mesmo mês do ano anterior, informou na quinta-feira (07) o CeCafé. De acordo com os dados divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café Brasileiro (CeCafé) foram exportados 2,98 milhões de sacas e a arrecadação foi de US$ 556,9 milhões. De acordo com o diretor-geral do CeCafé, Guilherme Braga, o resultado "muito positivo de julho se deve, em grande medida, às reservas restantes". Já o comportamento favorável dos próximos meses "está condicionado à colheita em curso".
Em 07/08/2014 - Agronegócio - Da Redação
A cana-de-açúcar produzida na safra 2014/15 deverá chegar a 659 milhões de toneladas, volume semelhante ao período anterior. Os números são do segundo levantamento da safra de cana-de-açúcar realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na quinta-feira (7), em Brasília. O estudo mostra que houve elevação da área de corte, que passou de 8,8 para 9,1 milhões de hectares. As condições climáticas desfavoráveis contribuíram de maneira negativa na produtividade dos canaviais, sobretudo da região Centro-Sul.
Em 07/08/2014 - Agronegócio - Da Redação
Após reclamar, protestar e brigar muito porque o preço do café não pagava o custo de produção, quem vive dessa cultura tem agora motivo para voltar a sorrir. Em oito meses o valor da saca de 60 quilos disparou mais de 50% e hoje ela já é vendida a R$ 400, preço considerado satisfatório pelos produtores. O motivo para a valorização foi, principalmente, a seca recorde enfrentada em Minas Gerais - maior Estado produtor do País - e as temperaturas acima da média para o período de cultivo, fatores que causaram uma quebra de até 30% em algumas lavouras. O mercado estimava uma produção de 60 milhões de sacas no Brasil, mas ela deve ficar em 40 milhões de sacas, quantidade menor até que a projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cuja estimativa era de 53 milhões de sacas.
Em 06/08/2014 - Agronegócio - Da Redação
Brasil, Vietnã e Colômbia, que respondem por 60% da produção mundial, vêm registrando rápido crescimento do consumo doméstico Os maiores produtores de café do mundo estão se transformando também em grandes consumidores da bebida, à medida que a renda da população aumenta nesses países. Brasil, Vietnã e Colômbia, que respondem por 60% da produção mundial, vêm registrando rápido crescimento do consumo doméstico. No Brasil, as vendas internas de café embalado devem somar 1,03 milhão de toneladas neste ano, fazendo com que o país supere os Estados Unidos nesse quesito pela primeira desde 1999, segundo a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International. Globalmente, a demanda deve bater um recorde neste ano, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
Em 05/08/2014 - Agronegócio - Da Redação
Não corra o risco de se tornar um profissional obsoleto pela falta de atualização. O “Curso de Atualização da Fundação Procafé” é uma excelente oportunidade para você reciclar seu conhecimento e dominar as novidades da cultura cafeeira. Não perca!! Faça já sua inscrição no “12º CURSO DE ATUALIZAÇÃO – MANEJO TECNOLÓGICO DA LAVOURA CAFEEIRA”, a ser realizado nos dias 13 e 14 de agosto de 2014.
Em 04/08/2014 - Agronegócio - Da Redação
O aumento da produção de café arábica na Colômbia será insuficiente para compensar as safras menores da variedade em outros países da América Latina, segundo a Associação Nacional de Café da Guatemala (Anacafé). Entre outubro e junho, as exportações de arábica por países latino-americanos, excluindo-se o Brasil, estão 3% abaixo do volume registrado no mesmo período da temporada anterior, informou a associação. As exportações da Colômbia cresceram 27% no período, mas as da Guatemala recuaram 13%, as de Honduras, 13%, e as de El Salvador, mais de 50%.
Em 01/08/2014 - Agronegócio - Da Redação
O mercado de café arábico dá sequência aos movimentos de alta dos dois últimos dias na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US). O vencimento setembro apresentou 179,15 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos com entrega para dezembro fecharam em 182,80 cents/libra-peso. Março/2015 cresceu 85 pontos, para cravar 186,00 cents/libra-peso e maio/2015 registrou 187,85 cetns/libra-peso. As reações seguidas na Bolsa de NY podem estar apoiadas em fatores climáticos nas regiões cafeeiras do Brasil. Até as 8h (horário de Brasília) desta sexta-feira, a cidade do Sul de Minas Gerais Cabo Verde havia tido 19,8 milímetros de chuva.
Em 31/07/2014 - Agronegócio - Da Redação
Tanto a safra de café brasileira 2014 quanto a de 2015 deverão ser pelo menos 20% menores do que o estimado inicialmente, depois que uma severa estiagem e altas temperaturas atingiram o cinturão cafeeiro do Brasil nos primeiros meses deste ano. A avaliação é do presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, em entrevista ao The Wall Street Journal, informou a Dow Jones. O CNC prevê uma safra brasileira de 2014 entre 40 e 43 milhões de sacas, mas Silas Brasileiro acredita numa produção bem mais próxima das 40 milhões de sacas. Para o próximo ano, segundo o dirigente do CNC, a produção pode ficar também em torno de 40 milhões de sacas, já que a seca prejudicará também a safra futura. Se não houvesse problemas, Brasileiro acredita que a produção de 2015 poderia superar as 50 milhões de sacas.
Em 30/07/2014 - Agronegócio - Da Redação
A colheita de café dos cooperados da Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do Brasil, avançou em um ritmo mais lento na última semana na comparação com períodos anteriores, em função de chuvas que atingiram as áreas produtoras. Quando o tempo está chuvoso, a colheita de café é paralisada, com os produtores evitando colocar o grão no terreiro para secar em busca de uma melhor qualidade. Até a semana terminada no dia 25 de julho, a colheita dos cooperados avançou para 64,6 por cento do total previsto para a atual temporada, informou a instituição na terça-feira.
Em 29/07/2014 - Agronegócio - Da Redação
Um queijo gigante com 1,7 toneladas será distribuído aos moradores de Ipanema, uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce, com 18 mil habitantes, no próximo sábado (2). Quinze mil litros e meio de leite estão sendo utilizados para a produção da peça, que pode entrar para a história como o maior queijo minas do mundo. O município já detém o recorde de maior queijo minas padrão do Brasil, auditado pelo Rank Brasil, com um queijo de 1600 kg produzido em 2013. E este ano quer atingir a marca de 1,7 toneladas. A pesagem será feita durante a “V Festa do Queijo de Ipanema” que acontece nos dias 1 e 2 de agosto.