A Folha Regional - Início - Agronegócio

Café: Chuvas no Brasil agitam o mercado, por Rodrigo Costa

Em 29/07/2014 - Agronegócio - Da Redação

A reunião entre líderes europeus não teve consenso para a implementação de novas sanções à Rússia, e contribuiu para uma recuperação dos mercados acionários. Um indicador de produção de manufaturados da China voltou ao maior patamar em 18 meses e animou os investidores que puxaram o MSCI Asian Pacific index para níveis que não víamos desde junho de 2008. Os três principais índices de ações americanas tiveram comportamentos mistos com a queda de 9.7% do papel da Amazon, e altas da Apple e Facebook – reflexos dos resultados apresentados do 2º trimestre do ano.

Veja +

Colheita de café está adiantada e vendas estão a todo vapor

Em 28/07/2014 - Agronegócio - Da Redação

O avanço do trabalho nas lavouras do café ocorre depois da severa seca no início do ano A colheita de café do Brasil atingiu, até 16 de julho, 74% da produção estimada, com avanço considerável ante os 56% registrados um ano atrás e na comparação com 63% da média de cinco anos para o período, conforme estimativas da consultoria Safras & Mercado. O avanço nos trabalhos no maior produtor e exportador global ocorre depois que uma severa seca no início do ano acelerou o ciclo dos cafezais. Uma antecipação da colheita por muitos produtores, temendo a ocorrência de chuvas que afetariam a qualidade do grão, também explica o avanço. O tempo seco nas principais regiões produtoras, ao contrário do esperado, tem permitido o desenvolvimento da colheita. "A colheita está adiantada, o calor do início de ano acelerou o ciclo da planta.

Veja +

CNA quer emergência sanitária para broca-do-café em Estados produtores

Em 22/07/2014 - Agronegócio - Da Redação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sugere que os Estados produtores de café entrem em contato com as Secretarias estaduais de Agricultura para que seja declarada emergência sanitária para a broca-do-café (Hypothenemus hampei). A praga tem causado prejuízo aos cafeicultores e a declaração é necessária para que seja autorizada a aplicação de um inseticida à base de Ciantraniliprole, de baixa toxidade. Minas Gerais, principal Estado produtor, até o momento, é o único autorizado a aplicar o inseticida, conforme portaria 711, publicada na sexta-feira  (18), no Diário Oficial da União.

Veja +

Café: finalizando a colheita e novas perspectiva para safra 2015, por Fernando Barbosa

Em 22/07/2014 - Agronegócio - Da Redação

As colheitas estão nas etapas finais, mas ainda é possível encontrar café no pé com os grãos desuniformes, tendo cafés verdes e grão secos e uma pequena parte maduro. Isso porque este ano a seca afetou os enchimentos dos grãos, tendo várias floradas e sem os padrões de tamanho dos botões e rosetas. Segundo seguidores do grupo (facebook) Café montanhas cafeeiras sul de minas relatam "as perdas desta safra devem ficar em torno de 30%".

Veja +

Uso de inseticida para combater a broca do café é autorizado no Brasil

Em 21/07/2014 - Agronegócio - Da Redação

Foi publicada na sexta-feira (18) no Diário Oficial da União a Portaria nº 711, que define o manejo da praga Hypothenemus hampei e as medidas de defesa sanitária vegetal que deverão ser adotadas para a emergência fitossanitária. Será utilizado um inseticida à base de Ciantraniliprole, de baixa toxidade, já registrado nos EUA, na União Europeia, no Canadá e no Japão. O produto foi aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e previamente autorizado pelos órgãos de saúde e meio ambiente. Os critérios de aceitação internacional embasaram a decisão do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, em liberar a utilização do produto. A expectativa é que o inseticida seja registrado no Brasil até o final do ano.

Veja +

Café arábica tem queda de mais de 8% no Brasil

Em 18/07/2014 - Agronegócio - Da Redação

Segundo o Cepea, variações são mais fortes nos dias de baixa As cotações do café arábica têm oscilado com força nos mercados interno e externo. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17/7) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com os pesquisadores, as variações de preços tem sido mais fortes nos dias de queda em relação aos dias de alta. O indicador calculado pela instituição acumula baixa de 8,53% neste mês.

Veja +

OIC reduz estimativa da produção mundial 2013/14 para 145,2 milhões de sacas

Em 16/07/2014 - Agronegócio - Da Redação

O relatório mensal de junho da Organização Internacional do Café (OIC) trouxe alterações na estimativa da entidade para a produção mundial da temporada 2013/14 (out-set). Segundo a OIC, haverá um moderado recuo no volume de produção, que deve atingir 145,194 milhões de sacas de 60 quilos, ante as 145,323 milhões de sacas de 2012/13, queda de 129 mil sacas, ou de 0,1%. Em junho, a OIC estimara a produção mundial de café em 145,7 milhões de sacas.

Veja +

Tem início quinta etapa de fiscalização de estoques públicos

Em 15/07/2014 - Agronegócio - Da Redação

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deram início à quinta etapa de fiscalização de estoques públicos. As vistorias ocorrem nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins. Os trabalhos prosseguem até dia 26 de julho e envolvem 14 profissionais. A expectativa da Companhia é fiscalizar 1,75 milhão toneladas de grãos entre milho, trigo, café, feijão e arroz, em 114 armazéns próprios e credenciados do país. Os produtos foram comprados por meio de Aquisição do Governo Federal – AGF e Contrato de Opção, entre outras modalidades de compras públicas executadas pela Conab. 

Veja +

Instabilidade na safra de café traz de volta volatilidade nos preços, diz Rabobank

Em 15/07/2014 - Agronegócio - Da Redação

Tamanho dos grãos e rendimento têm decepcionado com clima seco Após o setor cafeeiro ter tido um respiro no preço da saca em maio, o mês de junho tem volatilidade nos preços, afirma o Rabobank em relatório divulgado na segunda-feira (14/7). O motivo está nas incertezas que cercam a safra brasileira e as opiniões sobre o volume a ser colhido. A colheita de café avança em todas as regiões produtoras, mas conta com prós e contras. De acordo com o Rabobank, o clima seco ajuda na colheita e na qualidade do grão, mas por outro lado o tamanho e o rendimento têm decepcionado.

Veja +

Com 34 milhões de sacas de café exportadas, Brasil tem segundo maior volume de toda história como exportador

Em 14/07/2014 - Agronegócio - Da Redação

No ano-safra 2013/2014 (julho de 2013 a junho de 2014), o Brasil exportou 34 milhões de sacas de café (33 971 542 segundo o CECAFÉ), o segundo maior volume de sua longa história de produtor e exportador de café, suplantado apenas pelo ano-safra 2010/2011, quando o Brasil colocou a bordo 35 269 139 sacas de café. Em fevereiro, as notícias sobre a forte seca deste verão estimularam os importadores de café brasileiro a reforçarem suas compras para embarque imediato. Procuraram repor seus estoques que estavam abaixo do usual aguardando a safra recorde brasileira em 2014, que supunham, viria acompanhada de uma queda de preços ainda maior que a ocorrida em 2013. As novas vendas levaram nossos embarques para 34 milhões de sacas, mas derrubaram ainda mais os estoques de passagem. Nosso estoque de passagem (estoques remanescentes no final de junho último) deve ser o menor das últimas décadas.

Veja +