Em 17/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
O pesquisador do Instituto, Abraão Carlos Verdin Filho, está à frente da pesquisa e explica que a principal inovação da técnica é a sua aplicação à variedade arábica. “Pelo estudo que fizemos, a poda programada só havia sido utilizado no conilon. Isso nos levou a querer trabalhar também com o arábica nesse sentido”, conta o pesquisador, destacando que no estado do Espírito Santo, são cultivadas as duas variedades de café. Para dar mais detalhes do estudo, Verdin revela que os principais pontos da técnica são retirar a saia (ramos plagiotrópicos) que produziu mais de 70% de sua capacidade produtiva para o ano; e introduzir em média 3 hastes ortotrópica (galhos) por planta. Ainda segundo Verdin, o passo a passo do processo de poda programada para o arábica também inclui manter dois a três galhos na hora de fazer a desbrota e arqueamento da muda para induzir à produção.
Em 16/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
O Banco Mundial revisou o crescimento do PIB mundial em 2014 de 3.2% para 2.8%, apontando como causas as perspectivas piores das economias Russa e Chinesa. As bolsas de ações dos mercados emergentes subiram na semana ajudadas parcialmente pela diminuição de reservas bancárias requeridas pelo banco central Chinês, e no Brasil pelas pesquisas que indicam maior apoio para a oposição nas eleições à presidência. Os índices de commodities fecharam em alta puxados pelas matérias-primas energéticas e pelos metais preciosos, depois de um grupo dissidente da Al Qaeda ter tomado controle de cidades Iraquianas, colocando o país sobre risco de ter uma guerra civil. O barril do petróleo está no maior patamar desde setembro de 2013.
Em 13/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
Os primeiros resultados da enquete do Notícias Agrícolas indicam que o rendimento do café está bastante baixo em diversas regiões produtoras do país. Em cinco dias, mais de 160 produtores participaram da enquete e 64% deles relatam que estão precisando de mais de 600 litros de grãos de café cereja para encher uma saca de 60 kg. De acordo com o engenheiro agrônomo João Inácio Citton, extensionista da Emater, o volume normal de café em cereja para encher uma saca costuma ser de 420 a 500 litros. “Este volume, de até 500 litros para encher uma saca, é o padrão que temos há anos. Qualquer volume acima deste está fora do normal”.
Em 13/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
Identificação da variedade colombiana e suas peculiaridades é inédita Contribuindo para a agricultura e a indústria da alimentação, a illycaffè apresentou os resultados de um estudo sobre o mel do café na 12a Conferência de Aplicação de Ressonância Magnética em Ciência de Alimentos (Food MR 2014), realizada recentemente em Cesena, na Itália. Pela primeira vez foi analisado o mel de abelhas que se nutrem dessa rara e pouco conhecida variedade monofloral do café, originária da região de Tolima, na Colômbia. O trabalho coube ao AromaLab, um dos laboratórios de pesquisa na sede da illycaffè na Itália, juntamente com o Departamento de Ciências Químicas da Universidade de Pádova. Os pesquisadores conseguiram caracterizar uma amostra do mel do café monofloral e identificar os marcadores que revelam o quanto autêntica é essa específica variedade.
Em 13/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
Embarques somaram 2,6 milhões de toneladas e receita somou US$ 3 bilhões. Exportações de café e derivados representaram 48,3% das vendas externas As exportações de produtos do agronegócio de Minas Gerais, nos primeiros cinco meses de 2014, atingiram US$ 3 bilhões, aumento de 0,4% em comparação ao montante de igual período de 2013, informa o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O volume embarcado somou 2,6 milhões de toneladas, aumento de 2,9% em relação aos embarques dos primeiros cinco meses do ano passado, conforme avaliação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Em 12/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
Incertezas quanto ao volume e à qualidade do café que será colhido na safra brasileira 2014/15 têm deixado o mercado interno bastante volátil. Agentes consultados pelo Cepea apontam que o cenário só deve se estabilizar quando as produções nacional e mundial estiverem mais bem definidas. Em termos globais, relatórios divulgados no final de maio pelo USDA indicam que a produção deve se reduzir no Brasil e na Indonésia, mas pode aumentar na Colômbia e no Vietnã. No geral, as estimativas do USDA mostram produção superior às indicações de institutos nacionais.
Em 11/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
O site Notícias Agrícolas quer saber de você, cafeicultor brasileiro, qual é a verdadeira situação da safra de café 2013/14. Nos três primeiros meses deste ano, o Brasil enfrentou a pior seca das últimas décadas para o período. Diversas culturas agrícolas tiveram sua produção profundamente prejudicada, entre elas o café. Cafeicultores de todo o país relatam perdas severas de rendimento e qualidade em suas lavouras. Agências governamentais e grupos internacionais divulgam periodicamente suas estimativas para a safra brasileira de café, porém, diante das incertezas, os números publicados são díspares e provocam forte volatilidade no mercado.
Em 10/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
A Cooperativa reafirma que suas previsões para safra brasileira de café arábica seguem estimativas da Conab e do USDA O mercado de café em Nova Iorque teve um dia de forte queda na segunda-feira (9), com os contratos perdendo mais de 650 pontos. A queda pode ter sido, em partes, motivada pela divulgação de novas estimativas para a produção de café dasafra brasileira. Números veiculados pelo site Valor Econômico e erroneamente atribuídos à Cooperativa de Guaxupé estariam bem acima das projeções oficiais que circulam no mercado. Diante das informações desencontradas, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) reforçou ao site Notícias Agrícolas que suas estimativas para a safra brasileira 2013/14 de café arábica seguem os números divulgados pela Conab e pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
Em 10/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
A produção de grãos no Brasil, medida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgada na terça-feira (10), deve chegar a 193,6 milhões de toneladas. A estimativa é do 9º Levantamento de Grãos da Safra 2013/2014 e representa um aumento de 2,6% ou o equivalente a 4,9 milhões de t acima da safra passada que foi de 188,7 milhões de t. Com relação à pesquisa do mês passado, houve um incremento de cerca de 2,3 milhões de t, devido à recuperação das lavouras de milho 1ª e 2ª safras, feijão 3ª safra e trigo. A cultura deste grão, em termos percentuais, é destaque também neste levantamento, apresentando um incremento de 33,4% (mais de 1,8 milhão t), atingindo 7,37 milhões de t. O feijão total cresceu 32,3% (907,4 mil t), chegando a 3,71 milhões de t.
Em 09/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
O recuo ocorreu após uma disparada nos preços no ano até meados de abril, quando o mercado reagia a perdas na produção brasileira por conta do tempo seco sem precedentes nos meses tradicionalmente chuvosos de janeiro e fevereiro As chuvas recentes que atingiram regiões produtoras de café no Brasil não têm potencial para recuperar a colheita deste ano, que deverá ficar dentro do intervalo previsto anteriormente de 40,1 milhões a 43,3 milhões de sacas, afirmou nesta sexta-feira o Conselho Nacional do Café (CNC) em meio a especulações do mercado de uma quebra menor que a esperada na safra nacional, o que tem pressionado os preços. Para o CNC, que representa os produtores, as chuvas não poderiam propiciar a recuperação da produção deste ano, “haja vista que os grãos já passaram por sua fase de granação, ou seja, já desenvolveram o que tinham que desenvolver”.