Em 04/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
Conselho, diretores, gerentes e o vice-presidente da cooperativa participaram da 13ª edição do “Perspectivas para o Agribusiness”, promovido pela Bovespa Autoridades e especialistas do agronegócio se reuniram nesta quinta-feira, 29 de maio, para avaliar as expectativas e novas possibilidades dos mais diversos setores do agronegócio, entre eles: “Mercado de milho, aves e suínos”, “Algodão”, “Açúcar e etanol”, “Pecuária de corte”, “Soja” e “Café”, no evento promovido pela BM&F Bovespa “Perspectivas para o Agribusiness”. Além desses temas, o público conferiu o Plano Agrícola 2014/2015, apresentado pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, os instrumentos para financiamento e gestão de risco, palestra ministrada por Fábio Dutra, diretor Comercial da BM&FBOVESPA e avaliou o panorama e tendências do mercado mundial de agro, apresentado pela gerente global de Produtos da Bloomberg, Kate Chen Eisenman.
Em 04/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
A agência de notícias Bloomberg informou na terça-feira (3) que o ministro da Agricultura brasileiro, Neri Geller, afirmou que “os produtores de café estão enfrentando perdas menos severas, depois que as chuvas do último mês reduziram o impacto da pior seca registrada no Brasil em 50 anos”. Geller teria informado também que as previsões de safra divulgadas pela Conab, que apontavam para uma produção de 44 milhões de sacas, deverão ser revisadas, já que o impacto da seca teria sido "amenizado", segundo sua análise. "Eu não vou falar em números, mas esperamos uma produção maior que esta", teria dito o ministro em uma entrevista direto de seu escritório, em Brasília. "Os produtores estão cuidando mais de suas plantas, porque os preços subiram, então poderemos ter uma safra melhor no ano que vem".
Em 03/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
Assembleia faz audiência para discutir projeto de lei que quer discriminar as misturas de grãos e as impurezas presentes no produto vendido no estado O mercado brasileiro oferece ao consumidor comum um café que mistura o grão da espécie arábica, mais doce e valorizado, ao robusta, mais barato e amargo A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei (PL) 4.703/13, que prevê a obrigatoriedade de se discriminar, nos rótulos das embalagens de café comercializadas no estado, a informação sobre a espécie vegetal que compõe o produto.
Em 02/06/2014 - Agronegócio - Da Redação
Diante das altas volatilidades dos últimos 60 dias, aproximadamente 40 centavos de dolar por libra, que correspondem a US$ 53,00 por saca, é necessário relembrarmos o que ocorria nos cenários do mercado de café antes da anomalia climática ocorrida no primeiro trimestre de 2014. Podemos considerar, sendo conservadores e otimistas, que em Janeiro deste ano o potencial produtivo dasafra brasileira de café para 2014, era de 54 milhões de sacas, sendo 37 milhões de sacas de cafés arábicos e 17 milhões de sacas de conilon, não se esquecendo que esta safra é “ON”, isto é, apesar de que o evento da bienalidade haver se reduzido, este é um ano de safra cheia brasileira.
Em 30/05/2014 - Agronegócio - Da Redação
Nos últimos 40 anos, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), juntamente com seus parceiros, desenvolveu 14 cultivares de café adaptadas às condições de clima e solo do estado. Dessas, a cultivar Paraíso MGH 419-1 terá destaque durante a Expocafé 2014, que será realizada entre os dias 4 e 6 de junho, na Fazenda Experimental da EPAMIG, em Três Pontas (MG).
Em 29/05/2014 - Agronegócio - Da Redação
Principais regiões produtoras no Brasil sofrem com falta de chuva e altas temperaturas, e produto sobe em média 66% no mercado internacional. Mesmo com redução na safra, país não deve perder espaço para concorrentes. Os efeitos da seca prolongada no Brasil – e o consequente aumento do preço do café – chegaram aos consumidores europeus. A Tchibo, líder do mercado de café torrado em países como Alemanha, Áustria e Polônia, colocou panfletos em supermercados e pontos de venda para informar que o valor do tipo arábica do produto aumentou neste mês devido à queda na produção brasileira.
Em 28/05/2014 - Agronegócio - Da Redação
A pesquisa realizada aprofunda as investigações sobre o benefício da ingestão da bebida café na prevenção das complicações decorrentes de diabetes mellitus. A partir do grão de café torrado e moído é produzida uma bebida com aroma e sabor bastante apreciados, consumida por todas as classes sociais e em diversos países. O interesse sobre o tema café e saúde é crescente na comunidade científica, não só pelos efeitos causados pela cafeína, mas por conter também outros compostos antioxidantes com potenciais efeitos benéficos.
Em 27/05/2014 - Agronegócio - Da Redação
O mercado de café vai ter ainda surpresa com a safra de café que está sendo colhida, na região oeste paulista, ela está sendo chamada de “safra pimenta do reino” devido ao tamanho dos grãos depois do beneficiamento e no sul de Minas, além da queda de produção, será alta porcentagem de repasse. No sul de Minas, segundo o técnico da Epamig, Ronaldo Nogueira de Medeiros, proprietário da fazenda Santa Vitória, que fica da divisa dos município de Três Pontas e Nepomuceno, a queda da safra deve chegar a 59% e pior ainda metade da produção será de repasse.
Em 26/05/2014 - Agronegócio - Da Redação
Grande parte das bolsas de ações no mundo teve uma semana positiva em função dos melhores indicadores industriais nos Estados Unidos e China, e também da aposta de estímulos que devem vir da zona do Euro, talvez, influenciados pela queda do índice de confiança dos investidores alemães. O índice do S&P500 está em altas históricas, com as cotações oscilando dento do mais estreito intervalo em oito anos, preocupando assim o FED pela complacência do investidor no último ano.
Em 26/05/2014 - Agronegócio - Da Redação
O governo brasileiro não venderá os seus estoques públicos de café, ainda mais neste momento em que os produtores estão no início da colheita de uma nova safra, afirmou na sexta-feira (23) o ministro da Agricultura, Neri Geller, por meio da sua assessoria de imprensa. A afirmação foi feita após a publicação no Diário Oficial da União, na quarta-feira, de uma resolução que autoriza a venda de 397.147 sacas de 60 kg de café detido pelo governo --o volume representa cerca de 25 por cento dos estoques governamentais do produto, que somam aproximadamente 1,6 milhão de sacas.