Em 02/12/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
Em audiência pública na Comissão de Saúde da ALMG, na quarta-feira (30/11), especialistas e pessoas com epilepsia manifestaram a preocupação pela falta de medicamentos controlados fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o preconceito social que afeta os portadores da disfunção neurológica. O presidente da Comissão, deputado Carlos Mosconi (PSDB), disse que o sistema público possui condições de resolver a demanda por remédios.“Cerca de 70% das pessoas que possuem epilepsia conseguem controlar essa disfunção neurológica com medicamentos específicos de baixo custo e que são fornecidos pelo SUS. O setor público deve cadastrar adequadamente todas as pessoas que necessitem desses remédios para que a medicação não falte”, explicou Mosconi. Os outros 30% dos pacientes podem ter a doença controlada com outros remédios ou cirurgia. De acordo com a presidente do Capítulo Mineiro da Liga Brasileira de Epilepsia, Maria Carolina Doretto, cerca de 2% da população mineira possui epilepsia.
Em 29/11/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
A Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social e o setor de Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso promoveram na sexta-feira, 25, o dia do agente de combate a dengue. O evento aconteceu durante todo o dia na Praça de Esportes Castelo Branco e reuniu os 28 agentes, três supervisores de área e os funcionários do setor administrativo relacionado à doença.Logo pela manhã os agentes receberam a visita do secretário de Saúde, Marcos Rogério de Paula Oliveira, do diretor de Saúde, Christian Alves Neto, além dos coordenadores Gustavo João Bernadino e Ana Carolina Leite Coelho.
Em 23/11/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
No sábado, 19 de novembro, a Prefeitura de Guaxupé, através da Secretaria de Saúde realizou duas importantes ações: mutirão de exames Papanicolau e treinamento da equipe de profissionais do SAS – Serviço de Assistência à Saúde.Através do Centro de Atenção à Mulher, na Unidade Básica de Saúde do Planalto, foi realizado mais um importante mutirão de coleta de exame citopatológico cervical, o Papanicolau. O atendimento de 40 mulheres foi agendado para o sábado a partir das sete e meia da manhã, com o objetivo de mais uma vez dar oportunidade às mulheres que trabalham ou que por qualquer outro motivo não conseguem utilizar o serviço da UBS no horário habitual durante a semana.
Em 16/11/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
Um dos pilares do trabalho da Prefeitura de Guaxupé na área da saúde é o trabalho chamado Saúde da Família, desenvolvido prioritariamente nas unidades de PSF da cidade. Esta filosofia está alinhada com as diretrizes do Governo Federal que criou os PSFs - Programa Saúde da Família, como estratégia de saúde pública que prioriza as ações de prevenção, promoção da saúde e integração entre a equipe médica e a comunidade. Este formato resgata um antigo conceito em que as famílias tinham seu médico de confiança. Hoje têm sua equipe de saúde de confiança. Esta relação mais próxima cria vínculos de co responsabilidade e resulta na identificação mais eficiente dos problemas e necessidades da comunidade que atende.
Em 04/11/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
Lançada em abril, a estratégia estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios. O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.