Em 15/12/2011 - Educação - Assessoria de Comunicação
A Escola Estadual João Lourenço da cidade de Areado, que atende em torno de 1.450 alunos, receberá mais de R$ 470 mil, graças a um empenho político conjunto do deputado estadual Antônio Carlos Arantes. Segundo a diretora, Maria Aparecida de Paula e Souza, o recurso será empregado na reforma de banheiros, salas, rede elétrica e hidráulica, pavimentação do galpão e construção de rampa de acessibilidade, muros, salas de professores com banheiros, laboratório de ciência e salas de recursos para alunos com necessidades especiais, entre outros.A diretora expôs que tal conquista é a realização de um sonho de mais de três anos. “Nossa escola é a única estadual da cidade e se encontra em condições precárias. Acreditamos que os alunos merecem estudar em um espaço adequado e com segurança, pois estamos localizados em um área de risco.
Em 08/12/2011 - Educação - Carlos Alberto / Assessor de Imprensa - Unifeg
Crianças do Berçário do Colégio Dom Inácio, em Guaxupé, participaram de um projeto especial sobre a cultura da Amazônia. Conduzida pela professora Sônia Maria Coelho Andrade (Soninha), a iniciativa teve como objetivo despertar o interesse dos alunos para com a cultura brasileira. No Dom Inácio, a qualidade do ensino é levada a sério desde muito cedo.A proposta foi desenvolvida com contos de histórias folclóricas, como a do Boto Rosa, além de várias, sobre os índios, a fauna e flora típica daquela região. Junto a isto, foi realizado um trabalho baseado no DVD “Crianças do Mundo”, dos palhaços Patati Patatá, que transmite mensagens a respeito da cultura nacional. No encerramento, Soninha e a estagiária Gisele Patrícia de Rezende, do curso de Pedagogia no Unifeg, receberam representantes da Toca do Açaí, estabelecida no centro da cidade, que ofereceram porções de açaí com frutas aos pequeninos.
Em 07/12/2011 - Educação - SEGOV - Agência Minas
Para quem fez o cadastramento escolar, medida garante vaga em escolas estaduais ou municipais próximas à residência Pais e responsáveis dos alunos que se cadastraram a uma vaga na rede pública de ensino no Estado devem ficar atentos. Começa na segunda-feira (12) o período de matrículas dos estudantes que pretendem ingressar em uma escola estadual ou municipal. Os mais de 133 mil inscritos, que participaram do último Cadastramento Escolar, devem comparecer às escolas. Em Belo Horizonte, a carta com as orientações de matrícula foi enviada às residências dos cadastrados. Já na Região Metropolitana da capital e interior do Estado, pais e responsáveis devem entrar em contato com a Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula, por meio das Secretarias Municipais de Educação ou pelas Superintendências Regionais de Ensino, para saber para qual escola seus filhos foram encaminhados.O período para a efetuação da matrícula na escola indicada vai de 12 a 16 de dezembro.
Em 05/12/2011 - Educação - Assessoria de Comunicação
Documento é obrigatório para ter acesso ao local da prova, marcada para 11 de dezembro Já está disponível na internet o Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) dos candidatos inscritos no Vestibular 2012 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A apresentação do documento é obrigatória para que os concorrentes tenham o acesso liberado ao local de prova no dia da seleção, que será em 11 de dezembro. A Comissão Permanente de Seleção (Copese) recomenda a impressão do CDI até às 16h do dia 9. O documento informa o local da prova e pode ser retirado no endereço eletrônico www.muz.ifsuldeminas.edu.br.No edital do Vestibular 2012 – 1º semestre, o campus Muzambinho do IFSULDEMINAS oferece 1.126 vagas em cursos técnicos e superiores. As oportunidades são para cursos presenciais nos municípios de Muzambinho, Alterosa, Capetinga e Guaxupé.
Em 28/11/2011 - Educação - SEGOV - Agência Minas
Já está no ar um site do Governo de Minas com informações sobre o modelo unificado de remuneração dos professores estaduais, que foi aprovado na quarta-feira (23) pela Assembleia Legislativa e entrará em vigor a partir de janeiro de 2012.No endereço www.educacaoemminas.mg.gov.br, professores, pais, alunos e sociedade em geral terão acesso a detalhes do novo modelo, bem como dos benefícios que ele proporcionará aos servidores da Educação no Estado.No site, os visitantes poderão acessar comunicados do Governo, reportagens, entrevistas e vídeos sobre o modelo unificado de remuneração. Há ainda uma sessão de Perguntas & Respostas onde as principais dúvidas sobre o tema são esclarecidas.
Em 25/11/2011 - Educação - SEGOV - Agência Minas
Decisão consolida aplicação do piso nacional da Educação e assegura ganhos reais para a categoria, de acordo com o tempo de serviço e o nível de escolaridade Em sessão realizada na quarta-feira, 23/11, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou Projeto de Lei No 2355/2011, do Governo de Minas, que consolida a aplicação do piso nacional da educação e assegura ganhos reais para os profissionais da educação, de acordo com o tempo de serviço e o nível de escolaridade de casa servidor.O Projeto de Lei, que foi encaminhado pelo Governo de Minas à ALMG em setembro e acrescido de um substitutivo enviado na terça-feira (22), cria um modelo unificado de remuneração, com diversas melhorias e avanços para os profissionais da Educação.
Em 24/11/2011 - Educação - SEGOV - Agência Minas
Secretárias de Planejamento e de Educação destacam vantagens e benefícios para a carreira O Governo de Minas encaminhou na terça-feira, 22/11, substitutivo ao projeto de lei relativo à remuneração dos servidores estaduais da educação atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa. Em entrevista coletiva à imprensa, as Secretárias de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e de Educação, Ana Lúcia Gazzola, apresentaram detalhes do substitutivo.As secretárias explicaram que, pela proposta, todos os servidores da Educação – que representam mais de 400 000 cargos – serão incluídos em um modelo remuneratório unificado.
Em 17/11/2011 - Educação - Assessoria de Comunicação
É comum ouvir a afirmação de que o verdadeiro índice de desenvolvimento de um país é a qualidade de sua educação. O grande desafio dos gestores públicos é transformar essa afirmação em práticas que garantam o acesso a uma educação de qualidade e gratuita. Em Guaxupé a prefeitura tem um compromisso maior com a educação e isso se reflete em ações que vão desde o cuidado com a alimentação dos alunos, a integração dos pais nas escolas, a oferta de material didático apostilado e passa especialmente pela capacitação continuada dos educadores da rede municipal de ensino.
Em 17/11/2011 - Educação - SEGOV - Agência Minas
Desde janeiro de 2011, foi implantada no Estado uma modalidade de remuneração, denominada subsídio pela Constituição Federal, para todos os profissionais da Educação. Com esse novo modelo, 23% dos professores de educação básica tiveram um aumento de mais de 40% em suas remunerações finais; 41% receberam um reajuste entre 10% e 40%.Atualmente, 70% dos servidores da educação do Estado recebem por essa modalidade, cuja remuneração inicial é de R$ 1.122,00 por 24 horas semanais para professores com nível médio de escolaridade – um valor 57% proporcionalmente superior ao piso nacional do MEC, que é de R$ 1.187,00 para uma jornada de 40 horas semanais. Para professores com licenciatura plena, escolaridade mínima exigida desde 2007 para ingresso na carreira no estado, o salário inicial para jornada de 24 horas semanais é de R$ 1.320,00 – um valor 85% proporcionalmente superior ao piso nacional. Para professores com licenciatura plena, escolaridade mínima exigida desde 2007 para ingresso na carreira no estado, o salário inicial para jornada de 24 horas semanais é de R$ 1.320,00 – um valor 85% proporcionalmente superior ao piso nacional.
Em 14/11/2011 - Educação -
Universitários do 8º período de Direito pelo Unifeg realizaram uma audiência simulada no último dia 8, no salão do júri da instituição. A atividade foi organizada pelo professor Humberto Luís Versola, da área de Direito Público, sendo parte do estágio supervisionado dos futuros profissionais. Dedicados, os estudantes atuaram em casos reais, com personagens fictícios, quando utilizaram jurisprudências de comarcas brasileiras. Os alunos interpretaram papéis distintos, sendo todos parte de um processo, no qual a Justiça solucionou vários impasses. “É uma simulação, onde eu entrego aos grupos um caso real, com personagens fictícias, para que eles desenvolvam um processo e, consequentemente, uma de suas fases, que é a audiência de instrução do julgamento.