A Folha Regional - Arquivo - Agronegócio

Artigo: O Campo e a Água

Em 13/05/2014 - Agronegócio - Da Redação

A seca deste ano, uma das piores desde 1961, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), jogou por terra a crença brasileira de que a água doce é um bem infindável. Não é. Água acaba. Rios e córregos secam. Barragens viram lama. Assim, como bem finito, a água deve ser gerenciada como um tesouro cada vez mais escasso, do qual depende a sobrevivência humana e importantes atividades produtivas. Com a seca, a produção de grãos no estado teve queda média de 6,33% de janeiro a março, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Veja +

Produtores participaram de Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultores

Em 12/05/2014 - Agronegócio - Da Redação

Uma ampla discussão sobre a cafeicultura regional foi realizada na UFLA, durante o dia 8/5. O XVI Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultores reuniu produtores, estudantes, pesquisadores e docentes, que assistiram a palestras sobre o mercado, problemas causados por mudanças climáticos e cuidados para a colheita.

Veja +

Nathan, da ABIC: Qualidade dos grãos piora na safra atual e preços já sobem até 15% nas prateleiras

Em 08/05/2014 - Agronegócio - Da Redação

Na segunda-feira (05), o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Café, Nathan Herszkowicz, disse no chat do TB que já existem comentários dos industriais e cafeicultores das regiões mais afetadas pela seca, que haverá na autal safra uma quantidade maior de grãos defeituosos que em safras normais.

Veja +

Cafeicultores pedem socorro ao governo

Em 07/05/2014 - Agronegócio - Da Redação

Os produtores de café foram ontem ao Ministério da Agricultura pedir a implantação de uma política de valorização da cultura. Renegociação de dívidas e crédito para investir nos cafezais foram algumas das propostas apresentadas.

Veja +

Sul de MG: Produção de café deve ter quebra de 25% e preços mais que dobraram

Em 07/05/2014 - Agronegócio - Da Redação

Exportações também estão aquecidas e estoques remanescentes de safras anteriores têm atendido a demanda. Com a seca do inicio do ano, a quebra na produção do café deve chegar a 25%. Com isso, os preços mais que dobraram em relação ao mesmo período do ano passado. As exportações também estão aquecidas e estoques remanescentes de safras anteriores têm atendido a demanda.

Veja +

Café: Cotações nas bolsas de futuros continuam com muita volatilidade, mas segue tendência de alta

Em 05/05/2014 - Agronegócio - Da Redação

Os baixos estoques de café em todo o mundo, a forte seca sobre os cafezais do sudeste brasileiro, as incertezas climáticas (agora acrescidas pela possibilidade do “El Niño” voltar este ano) e políticas, continuaram levando muita volatilidade aos preços do café nas bolsas de futuro.

Veja +

De olho no futuro: Cooxupé investe em novo sistema de gestão

Em 02/05/2014 - Agronegócio - Da Redação

Projeto será implantando em maio e proporcionará um salto tecnológico para a cooperativa nas operações com fornecedores e cooperados Acompanhando as tendências do mercado e a constante evolução tecnológica que as empresas têm passado nos últimos anos a Cooxupé, cooperativa de cafeicultores com mais de 11 mil cooperados e sede em Guaxupé/MG, colocará em funcionamento no mês de maio a atualização do seu sistema de gestão.

Veja +

Exportação mundial de café cai 5,97% em março, revela OIC

Em 02/05/2014 - Agronegócio - Da Redação

Foram embarcadas 9,52 milhões de sacas de 60 kg ante 10,12 milhões de sacas no mesmo período do ano passado A exportação mundial de café apresentou queda de 5,97% em março deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2013. Foram embarcadas 9,52 milhões de sacas de 60 kg ante 10,12 milhões de sacas em março de 2013. A informação é da Organização Internacional do Café (OIC).

Veja +

Advocacia-Geral confirma atuação da Anvisa na reavaliação toxicológica de agrotóxicos

Em 30/04/2014 - Agronegócio - Da Redação

A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na reavaliação toxicológica de agrotóxicos. Com a decisão, os advogados públicos evitaram que a autarquia fosse obrigada a realizar o procedimento em apenas 180 dias, a pedido Ministério Público Federal (MPF), sem observar as cautelas e considerar os prejuízos para a população. 

Veja +

Ribeirão já é polo regional do cafezinho em cápsulas

Em 29/04/2014 - Agronegócio - Da Redação

Cidade já tem 300 pontos de venda do produto, também focado na região Mais do que moda, saborear o cafezinho em cápsulas tem se tornado uma tendência cada vez mais presente na casa do ribeirão-pretano. Até dois anos atrás, o produto que podia ser encontrado em dez locais da cidade, hoje é vendido, em média, em 300 pontos diferentes.

Veja +