Em 23/05/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, afirmou na quinta-feira, 19, que Minas Gerais teve uma redução de 85% dos casos de dengue em 2011, em relação ao mesmo período de 2010. A afirmação foi feita na Comissão de Saúde da ALMG, presidida pelo deputado Carlos Mosconi (PSDB). Para que houvesse queda no número de ocorrência, foi necessário um programa estadual permanente de controle da doença e a mobilização de todos os segmentos da sociedade.Os dados recentes da secretaria mostram que, neste ano, Minas registrou, até o momento, 35 mil casos de dengue. Já, em 2010, no mesmo período, o número era de 239 mil pessoas infectadas pelo mosquito aedes aegypti. De acordo com o secretário Antônio Jorge, a população, junto com o governo, está se mobilizando para enfrentar o problema.
Em 23/05/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
A Secretaria de Saúde e Ação Social da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso está planejando uma campanha para combater o uso de cigarros nos estabelecimentos públicos e privados, em cumprimento à lei estadual 18.552/2009, que proíbe a prática de tabagismo em recintos fechados. O lançamento oficial deverá acontecer no dia 29 de agosto, quando se comemora o “dia nacional de combate ao fumo”. A medida atende a um acordo firmado entre o município e a Promotoria de Justiça local.Na quinta-feira, 19 de maio, uma reunião nas dependências da Câmara Municipal reuniu representantes da Prefeitura, vereadores, médicos, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, entidades assistenciais, todos convocados para se engajarem no planejamento e realização da campanha, focada para todos os públicos.
Em 20/05/2011 - Saúde -
MUZAMBINHO - A responsabilidade pela manutenção e funcionamento do Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia vem gerando impasse e muita polêmica. É fato a insatisfação da comunidade quanto a diversos aspectos do atendimento. Nesta semana, nossa reportagem ouviu o posicionamento da diretoria da irmandade, através do ex-provedor e atual tesoureiro Altamiro Augusto de Mello Filho, mais conhecido por “Altamirinho da Artecon”. AGRADECIMENTO – Inicialmente, o diretor manifestou um agradecimento especial a toda comunidade muzambinhense. Citou, especialmente, todos aqueles que tem colaborado financeiramente, com sugestões ou com o próprio reconhecimento da importância da entidade para todo o município e cidades vizinhas. Para ele, muitas vezes os ataques gratuitos acontecem por falta de informação.
Em 20/05/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
A saúde da mulher hoje está sendo tratada como uma das ações em saúde pública mais importantes, e não poderia ser diferente, afinal, o Brasil é um país majoritariamente feminino, com mulheres fortes e atuantes que, diariamente, colaboram para o seu crescimento.Promover a educação de medidas preventivas contra o câncer do colo de útero e de mama são ações essenciais, quando observamos índices nacionais de 49,3% de casos de câncer de mama feminina e 18,5% de colo do útero. Por isso, no dia 13 de maio, a Secretaria de Saúde de Guaxupé promoveu mais uma vez no PSF Aroeira, uma ação de saúde educativa, dessa vez sobre a prevenção dos cânceres de colo do útero e mama. Na ocasião, a enfermeira Carolina Carlos Carneiro explicou aos usuários presentes a importância da realização de exames preventivos e visitas ao médico anualmente e sempre que verifiquem a necessidade.
Em 18/05/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
Um dos serviços que mais cresceram nos grandes centros é o atendimento domiciliar, o chamado Home Care, oferecido por planos de saúde e seguros. É um trabalho especializado e geralmente com custo alto. Em Guaxupé a realidade é outra. Os usuários das Unidades Básicas de Saúde, atendidos através do SUS, têm a seu dispor esse serviço de forma totalmente gratuita.Cerca de 25 usuários e, por consequência, suas famílias, são beneficiados com atendimento domiciliar para a realização do tratamento curativo. Uma equipe de profissionais da enfermagem são especialmente treinados para este tipo de atendimento e diariamente, de domingo a domingo, realizam essa tarefa com total dedicação e muito cuidado com os pacientes. Muitos inclusive ficam amigos dos pacientes e são recebidos em suas casas como velhos conhecidos.
Em 17/05/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
Desde o dia 25 de abril, acontece em todo o território nacional a campanha de vacinação contra a gripe. Vacinação é uma das melhores formas de prevenção, especialmente no caso da gripe e da H1N1. Em Guaxupé, durante todo esse tempo as Unidades Básicas de Saúde estão prontas para atender os usuários de todos os grupos: idosos, crianças até dois anos, profissionais da saúde e gestantes. A campanha deveria ter sido encerrada no dia 13 de maio. Infelizmente, mesmo sabendo da importância de receberem a vacina, muitas pessoas não foram imunizadas. A vacinação é de suma importância para a saúde pública e para a qualidade de vida dos cidadãos. Para dar uma segunda chance a quem perdeu a vacinação, o prazo foi prorrogado até dia 20 de maio, sexta feira.
Em 11/05/2011 - Saúde - Agência Minas
A Campanha de Vacinação contra a gripe termina na sexta-feira, dia 13 de maio, e dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontam que os municípios pertencentes à Superintendência Regional de Saúde de Alfenas (SRS) já imunizaram 36.425 pessoas, que corresponde a 48,47%.Desde o início da campanha, dia 25 de abril, 59,45% das crianças menores de dois anos foram imunizadas, o que representa 5.029 doses aplicadas. 55,25% dos trabalhadores de saúde vacinaram até o momento e corresponde a 1.637 doses. No grupo das gestantes mineiras 1.982 receberam a dose e o percentual chega a 27,97. Já os idosos receberam 28.819 doses, que representa cobertura de 50,5%. De acordo com a coordenadora Estadual de Imunização, Tânia Caldeira Brant, os números estão dentro do esperado em todas as regiões do Estado. “As pessoas estão aderindo à campanha. É importante que todos se vacinem no período certo, pois com a aproximação do inverno, a transmissão do vírus é maior. Esperamos atingir a meta de 80%”.