Em 09/05/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro através da Seção de Epidemiologia está reforçando o combate a dengue no município. Teve inicio no fim de semana a aplicação do UBV (ultra baixo volume), que consiste na aplicação de micro gotas do inseticida. A aplicação desse recurso se deve à cidade já ter um surto de dengue registrado, e a ação se faz necessária para evitar que o município chegue a ter uma epidemia da doença.De acordo com os dados, Carmo já tem 60 casos notificados até o momento, e entre eles, 26 já estão confirmados.Um veículo destinado pelo governo do Estado para essas ações está na cidade para fazer tal aplicação em todas as ruas e percorrerá pelo menos 03 vezes toda a área urbana do município. A aplicação não causa dano algum a saúde das pessoas nem aos veículos expostos às micro gotas. Segundo informações técnicas da epidemiologia, cerca de 87% dos focos são encontrados dentre das residências.
Em 04/05/2011 - Saúde - Otávio Henrique Domingos - Coordenador Vigilância em Saúde
Já é claro que a melhor maneira de ser evitar a Dengue é eliminando o mosquito transmissor da doença, e a melhor época para se combater o mosquito é durante inverno. Isso porque é nesse período que os mosquitos diminuem suas atividades e morrem, e apenas os ovos ficam com o intuito de infestar nossa cidade no próximo período de chuva. Eliminando os ovos, eliminamos o Aedes; eliminando o Aedes, eliminamos a Dengue. A Dengue é uma doença infecciosa (é uma virose). Trata-se de um vírus que só pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) o mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão homem-homem, sem a ação do vetor.
Em 03/05/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Carlos Mosconi (PSDB), reuniu-se com o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Souza Marques, na terça-feira, 26. O objetivo do encontro foi discutir e providenciar melhorias para a saúde no Sul de Minas. Entre os principais assuntos estava a construção do Hospital do Câncer, em Poços de Caldas. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia da Santa Casa (Unacon), do município, atende cerca de 1,4 mil pacientes por mês. Com a construção do novo hospital, 2 mil pessoas poderão ser atendidas. Segundo o deputado Carlos Mosconi, o secretário de Saúde vai verificar o cronograma de recursos estaduais para liberar a verba para a construção do hospital. “Tal logo haja liberação do projeto, que já está em fase final, a obra poderá ter início”, explicou o deputado.
Em 27/04/2011 - Saúde -
Semana da Alimentação nas escolas municipais do município destaca a importância da criatividade nas refeições Uma refeição saudável depende de alimentos naturais e, também, de criatividade. No município de Nova Resende, isso pode ser aprendido durante uma semana inteira de atividades voltadas à educação alimentar. Os estudantes da rede pública de ensino assistiram a palestras, a peças teatrais e participaram de brincadeiras que tiveram como foco principal a alimentação saudável.A última semana do mês de Março é conhecida como Semana da Alimentação. Durante esse período as crianças aprendem conceitos importantes sobre nutrição e como ter uma dieta saudável. ”Muito se fala sobre a importância de se comer bem. E isso não quer dizer comer em grande quantidade, mas sim escolher os alimentos certos. Foi o que tentamos passar para as crianças”, destaca a nutricionista Wanessa Melo.
Em 20/04/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
Mais um inverno chegando e é o momento perfeito de prevenir contra a gripe e suas complicações. Em todo o território nacional começará mais uma Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). Guaxupé integra esse esforço para prevenir essa doença que todo ano afeta milhares de pessoas.Evitar o contágio pela gripe em uma estação propícia para isso reduz também possíveis complicações respiratórias, como pneumonia e o desgaste das internações. O início da campanha nacional será dia 25 de abril, com término em 13 de maio. Nesse período, será aplicada a dose trivalente da vacina para dois tipos Influenza mais comuns e do tipo H1N1.Nesse ano será ampliado o grupo de vacinação, passando a incluir além de idosos e indígenas, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, e trabalhadores da área de saúde que atendem diretamente casos suspeitos ou confirmados de H1N1.
Em 20/04/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
O Grupo de Trabalho em Humanização(GTH), que atua junto às equipes dos PSFs do município, se reuniu pela quinta vez, na sexta-feira, 15, no auditório do Sesc, desta vez para discutir o tema Ética, Acolhimento e Comunicação. Participaram cerca de 150 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, enfermeiras ,dentistas, técnicos, auxiliares administrativos e auxiliares de higienização dos PSFs.De acordo com o que a gente tem trabalhado nos encontros anteriores, vimos a necessidade de aprofundar estes três pontos mais a fundo: ética, comunicação e acolhimento. Então passamos os conceitos e como se utiliza a ética no dia a dia profissional, como é um atuar ético dentro da saúde da família, e também o que é um acolhimento ético, como deve ser feito pelas equipes e, tudo o que foi trabalhado, necessita da comunicação. Precisamos usar a comunicação como forma de resolução de conflitos, fazendo os encaminhamentos adequados e saber atender e orientar o paciente que chega ao PSF, destaca a psicóloga Laíne Cancian da Silva.
Em 19/04/2011 - Saúde - Assessoria de Comunicação
Não dá para esmorecer no combate à Dengue, muito pelo contrário. É necessário que a cada dia novas ações sejam feitas principalmente para mobilizar a população mostrando o quanto o trabalho individual de cada pessoa pode e tem feito muita diferença.Começa o outono e a Secretaria de Saúde gostaria de dividir com os guaxupeanos uma importante vitória que foi o controle e eliminação de focos durante o período mais crítico, que é o período das chuvas.Isso é resultado de um trabalho estratégico muito bem planejado que contou com ações de prevenção, conscientização e combate. De janeiro a abril de 2011, os esforços foram concentrados e a dedicação e comprometimento da equipe de Agente de Controle Vetores foi fundamental.