A Folha Regional - Início - Educação

Estão abertas as inscrições de chapas no processo de indicação de diretor e vice de escolas estaduais

Em 03/05/2011 - Educação - Agência Minas

Começam na segunda-feira (2) as inscrições dos candidatos interessados em compor chapas para participar do processo de indicação de diretor e vice-diretor de escolas estaduais de Minas Gerais. Para participar do processo, o candidato deve preencher o requerimento de inscrição disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e entregá-lo à Comissão Organizadora até sexta-feira (6), no horário de funcionamento da escola.O requerimento deve estar acompanhado dos documentos que comprovam os requisitos mencionados no artigo 7º da Resolução SEE N.º 1812/2011 (clique aqui para ler a resolução - arquivo em pdf). Um dos requisitos é ter sido aprovado no exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar realizado pela SEE em 2007 ou 2010. Ao inscrever sua chapa, o candidato deve receber da Comissão Organizadora um comprovante de recebimento da inscrição.

Veja +

Ameg realiza reunião da Câmara Técnica de Educação em Piumhi

Em 28/04/2011 - Educação - Assessoria de Comunicação

Encontro mostrou práticas exitosas e troca de informação entre participantes A Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) realizou no dia 13 de abril mais uma reunião da Câmara Técnica de Educação. Desta vez o encontro aconteceu em Piumhi, sendo a primeira das reuniões itinerantes propostas pelos participantes para o ano de 2011.A reunião teve com uma palestra ministrada pela técnica em bem estar social da Emater (Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Capitólio Aparecida Beatriz da Silva que falou sobre o programa de alimentação escolar e dificuldades da agricultura familiar, uma vez que programas estaduais e federais t~em incentivado o desenvolvimento de programas que aliem o enriquecimento da merenda oferecidas nas escolas públicas com a compra de produtos de produtores rurais dos próprios municípios, como forma de proporcionar renda aos trabalhadores do campo ao mesmo tempo que ganha em nutrientes e variedades de elimentos oferecidos nas escolas.

Veja +

Centro de Referência do Professor fazendo a diferença no ensino de Guaxupé

Em 07/04/2011 - Educação - Assessoria de Comunicação

Seria bastante cômodo para Guaxupé apenas manter os trabalhos realizados até agora na educação, afinal, isso já garantiu um índice do IDEB de 6,2, considerado um índice de primeiro mundo. Mas uma educação que transforma é uma educação que busca sempre o novo, busca aprimorar as técnicas e busca, de forma incansável, fazer da educação um diferencial na vida de cada aluno.Por isso o Centro de Referência do Professor tem sido muito atuante e vem fazendo a diferença no ensino de Guaxupé. Unindo professores, promovendo capacitação continuada, trocando experiências e buscando inovar e melhorar o que já vem dando certo.No dia 04 de Abril aconteceu mais um encontro com o grupo de estudos da alfabetização, 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Veja +

Um computador por aluno nas escolas de Guaxupé

Em 31/03/2011 - Educação - Assessoria

Na última sessão da Câmara Municipal de Guaxupé, o vereador Mauri Palos foi um dos defensores do projeto enviado pelo executivo municipal, o PROUCA - Programa Um Computador por Aluno. Este programa foi regulamentado em 2010, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “o Prouca é um programa pelo qual estados, municípios e o Distrito Federal podem adquirir computadores portáteis novos para uso das suas redes públicas de educação básica” explica Mauri Palos. O programa é viabilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e para incentivar a compra, o governo federal disponibiliza linha de crédito para financiamento por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Defensor da inclusão digital, o vereador do PT disse ser importante que os estudantes tenham contato com internet e as novas tecnologias: “a internet é uma revolução cultural e na comunicação humana, assim, como foi o rádio e a televisão”.

Veja +

Conflitos no Norte da África foi tema de “aulão interdisciplinar” do Colégio Dom Inácio

Em 28/03/2011 - Educação - Assessoria de Imprensa Unifeg

A crise no Norte da África foi tema de uma aula específica no Colégio Dom Inácio, na semana passada. Composta por visões histórica, geográfica, econômica e política, a atividade reuniu quatro professores, que discorreram sobre o assunto de maneira ampla aos alunos do cursinho e de ensino médio da escola. Destaque em praticamente o mundo todo, a revolta em países como Egito, Líbia e outros foi tratada de maneira educacional, a fim de inteirar os jovens estudantes a respeito de temas fora do contexto curricular.Denominado como “aulão interdisciplinar”, o momento foi conduzido pelos professores Marcos Rezende e Ana Cláudia Pinto Corrêa, de História, além de Stevan Schultz Brandão e Roberison Wittgenstein Dias da Silveira, de Geografia. Cada qual dentro de sua especialidade, os educadores relataram as origens, os motivos e impactos proporcionados pelas revoltas populares, as quais já incluíram continentes europeus e da América Central num conflito armado cada dia menos tolerável.

Veja +

Carmo do Rio Claro receberá R$ 121 mil para transporte escolar

Em 25/03/2011 - Educação - Assessoria de Comunicação

Por intermédio dos vereadores Claudinei de Oliveira (PPS) e José Eugênio Nascimento (PMDB) a prefeitura municipal de Carmo do Rio Claro receberá R$ 121.236,00 através do Deputado Antônio Carlos Arantes (PSC). A verba será destinada para o transporte escolar.Segundo o vereador Claudinei de Oliveira o recurso servirá para compra de novos veículos, conforme a necessidade da administração para o setor. O pedido foi feito no final de outubro de 2010, no gabinete do Deputado na Assembléia Legislativa de Belo Horizonte.

Veja +

Proeb 2010 confirma evolução da educação básica mineira

Em 24/03/2011 - Educação - Agência Minas

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb 2010) revelou que Minas Gerais registrou um salto na qualidade desde a última avaliação, em 2009. O Proeb avalia a proficiência dos alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática e houve melhoria de qualidade em todos esses níveis.O grande destaque da avaliação foi a proficiência dos alunos do 3º ano do ensino médio. Os dados apontam um salto de 7,4 pontos em Língua Portuguesa e de 6,6 pontos em Matemática. No 9º ano do ensino fundamental a proficiência cresceu 3,6 pontos em Português e 7,5 em Matemática. Já os alunos do 5º ano do ensino fundamental tiveram crescimento de 3,3 pontos em Língua Portuguesa e 8,9 em Matemática.A escala de proficiência em Português avalia a capacidade do aluno de ler e interpretar informações presentes em diferentes formatos de texto, seja uma notícia, seja um texto dissertativo ou uma poesia. Em Matemática, a escala mede a capacidade do aluno de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento algébrico, ou seja, a capacidade de resolver operações e equações matemáticas.

Veja +

Estudantes do IFSULDEMINAS participam de aula de Fitorremediação

Em 16/03/2011 - Educação -

As alunas, Daíse Cristina da Silva, Flávia Maria da Silva Morais, Katia Aline Batista, Janaina Durante e Renata Cristina da Silva, do 4º período de Ciências Biológicas  do IF Sul de  Minas , pensando no enriquecimento acadêmico participaram  da aula “Fitorremediação e sua aplicação na recuperação de áreas contaminadas”. com a professora Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel mestre em Tecnologia Ambiental, no dia 26/02, no auditório do campus Muzambinho, IF Sul de Minas, no período da manha.A tarde, finalizando a proposta da aula, fizemos uma caminhada ecológica pela trilha do instituto, acompanha pelo Professor Sebastião Marcos Vilela, onde pudemos observar a biodiversidade que ali existe, e a importância da preservação ambiental, mantendo assim o equilíbrio ecológico.Acreditamos que a oportunidade de participar de cursos aos finais de semana é de suma importância para nossa formação acadêmica, onde podemos aliar a teoria da sala de aula e a vivencia na prática. Agradecemos a todos pela oportunidade.

Veja +

Aulas estão suspensas na rede municipal por conta das chuvas em Carmo do Rio Claro

Em 15/03/2011 - Educação - Assessoria de Comunicação

As chuvas incessantes que caíram em Carmo do Rio Claro nos últimos dias culminaram na decretação de estado de calamidade pública por conta dos estragos que foram ocasionados nas estradas vicinais do município. Na manhã da terça-feira, 15, a Prefeitura decidiu por meio dos Departamentos de Educação e Cultura e também Departamento de Transportes, que as aulas na rede municipal de ensino fossem suspensas até a próxima sexta-feira. A medida já vinha sendo tomada desde o inicio da semana. Com a decisão, cerca de 1512 alunos em 06 escolas municipais, sendo 04 na zona rural e 02 no perímetro urbano, além de 13 bebês em uma creche no distrito do Itaci ficarão sem aulas no período, porém, para que não haja nenhum prejuízo ao rendimento desses alunos, o DEC (Departamento de Educação e Cultura), assegura que todas as aulas perdidas serão repostas em outra oportunidade.Além dos alunos das escolas rurais, a medida abrange também os alunos moradores da zona rural que estudam na cidade, pois conseqüentemente o transporte desses alunos para a cidade está prejudicado.

Veja +

Crianças do Dom Inácio de Guaxupé tiram suas Carteiras de Identidade

Em 04/03/2011 - Educação - Assessoria de Imprensa Unifeg

Alunos da Educação Infantil do Colégio Dom Inácio receberam um profissional da Polícia Civil na tarde desta quarta-feira, na escola, para a expedição de suas Carteiras de Identidade. Conhecido como RG Infantil, o referido documento tem a mesma validade das cédulas dos adultos. Na escola, a iniciativa visou despertar o exercício de cidadania entre as crianças.Ao todo, trinta e um estudantes do Nível II deram início à confecção de suas carteiras. Entre eles, Ademar de Melo Neto, de 5 anos. “Eu não tenho Identidade não. Só meu pai e minha mãe. Vai ser legal ter meu próprio documento”, disse o garoto, acompanhado pelos colegas, que revelavam as mesmas expectativas do colega, enquanto eram atendidos pelo identificador Benedito Ilídio.Na opinião da professora Viviane Domingues Preto de Faria, a iniciativa reflete a preocupação da escola para com os interesses sociais de seus alunos. “É uma proposta do sistema Anglo, a qual trabalhamos muito em sala de aula. O RG Infantil, embora não conte com a assinatura do portador, é de suma importância, pois pode substituir por exemplo a Certidão de Nascimento, que é grande e, portanto, mais difícil de conduzir”, observou a docente.

Veja +