A Folha Regional - Arquivo - Educação

Alunos obtêm menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática

Em 24/02/2011 - Educação - Assessoria de Comunicação

Quatro alunos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho foram premiados com a menção honrosa na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2010). Os estudantes participaram, no segundo semestre do ano passado, de duas fases de avaliação e conseguiram ficar entre os melhores alunos do país.De acordo com a lista divulgada pela Obmep, o certificado de menção honrosa será entregue a Eduardo Taveira de Andrade, ex-aluno do curso Técnico em Agropecuária, Matheus Freitas Gomes,  estudante de Técnico em Informática, e os alunos de Técnico em Agropecuária, Matheus Henrique Silva e Vinícius Henrique Miranda. O documento será enviado pelo correio para o endereço de cada um.Dedicados, os estudantes já foram premiados em outras edições da olimpíada. Matheus Gomes conta que essa é a terceira menção honrosa que recebe. Diz também que já conseguiu duas medalhas de prata. Vinícius Miranda também já obteve outras duas premiações. “Estou satisfeito com o meu desempenho, pois mostra que meu esforço está dando resultado”, conta. Matheus Silva não fica atrás, esse é o quarto prêmio que recebe na olimpíada. “Fiquei muito surpreso quando vi que tinha ganhado a menção honrosa, não vou desistir de tentar a medalha”.

Veja +

Minas Gerais reafirma compromisso de estadualizar novos cursos superiores

Em 24/02/2011 - Educação - Agência Minas

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, presidiu, na terça-feira (15), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, a primeira reunião com as seis fundações ou faculdades associadas à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ele ratificou o compromisso do Governo de Minas de iniciar em 2012 a estadualização dessas instituições.De acordo com Narcio Rodrigues, assim que assumiu a Sectes, ele visitou a UEMG e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Nas duas universidades, ele conversou com os reitores Dijon de Moraes e João dos Reis Canela, sobre a prioridade que o Governo Antonio Anastasia dará ao ensino superior, elevando significativamente até 2014 a posição de Minas Gerais no ranking dos estados que mais investem em educação superior. “Estamos propondo para o mês de março um documento com as diretrizes básicas para a estadualização”, afirmou.De acordo com o subsecretário de Ensino Superior da Sectes, Fábio Kallas, a estadualização será feita em etapas, obedecendo a um planejamento detalhado que começa a ser elaborado imediatamente, levando em conta todas as informações a serem fornecidas pelas instituições e as possibilidades do Estado.

Veja +

Educação abre 50 mil vagas para aulas complementares no ensino médio

Em 17/02/2011 - Educação - Agência Minas

Escolas de todo o Estado já podem se inscrever no Programa de Aprofundamento de Estudos da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O Programa oferece aos estudantes do ensino médio das escolas estaduais de Minas Gerais a oportunidade de aumentar a carga horária de estudos no contraturno das aulas. O intuito é melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula, além de preparar para o Enem, exames vestibulares, concursos públicos e outros testes de seleção. O Programa foi criado em 2006 e já atendeu a 190 mil estudantes no Estado. Nesta edição, a SEE oferece 50 mil vagas para escolas de Minas Gerais.O Aprofundamento de Estudos permite diferentes organizações curriculares. Este ano, a matriz de referência para os estudos será a mesma do Enem, mas pode variar de acordo com a demanda de determinada escola. As aulas do programa podem ser organizadas por área de conhecimento ou por disciplinas isoladas, além disso podem ter como foco o reforço escolar ou a preparação para um exame específico.

Veja +

Formatura: Unifeg envia mais de cem novos enfermeiros ao mercado de trabalho

Em 03/02/2011 - Educação - Carlos Alberto / Assessor de Imprensa - Unifeg

A colação de grau do curso de Enfermagem do Unifeg aconteceu na noite da última sexta-feira, 28 de janeiro, no Clube Operário, em Guaxupé. A ocasião foi marcada pela emoção dos alunos, seus familiares e membros do Centro Universitário. Com a cerimônia, mais uma vez a instituição alcançou a meta de enviar profissionais diferenciados ao mercado de trabalho. A formatura foi presidida pelo pró-reitor acadêmico, José Lázaro de Souza, que dividiu a mesa diretora com o também pró-reitor (administrativo e de recursos humanos) Jairo Pedro Cardoso. Além deles, ocuparam lugares de destaque a paraninfa Maria Helena Silva de Macedo, a patronesse Lilian Cristiane Gomes Villas Boas e a professora Jurema Cristina dos Santos Peres, que representou a coordenadora de Enfermagem no Unifeg, Maria Regina Guimarães Silva. Como mestre de cerimônia, Vivian Lopes de Oliveira conduziu todos os temas que compuseram a ocasião: imposição de grau, entrega de certificados, juramento dos formandos, cerimonial histórico e simbólico da Enfermagem. O ritual da atual dama da lâmpada e guardiã da perpetuação da vocação em Enfermagem, Helen Priscila Ribeiro Silva, transferiu o título à formanda Mariana de Pauli Russo. Já entre os professores homenageados foram destacados Edvaldo da Silva, Márcia Regina, Edmilson Manoel, Jurema Peres, Carlos César Camilo e Solange Maria Ribeiro Flório.

Veja +

Alunos da rede estadual de ensino voltam às aulas na próxima quarta-feira

Em 31/01/2011 - Educação - Governo de Minas

No próximo dia 2, quarta-feira, cerca de 2,4 milhões de alunos de 3.795 escolas voltam às aulas em toda a rede estadual de ensino de Minas Gerais. A data marca o início do ano letivo que terá 200 dias de aula com carga horária de 800 horas para os anos iniciais e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio.Na terça-feira, dia 1º, diretores, professores e funcionários já estarão nas escolas se organizando para receber os alunos na quarta. O dia anterior a volta às aulas marca oficialmente o início do ano escolar.  Neste momento, professores e equipe pedagógica se reúnem para organizar as turmas, analisar as avaliações de desempenho dos alunos realizadas no ano anterior, reverem suas metas e começar a elaborar o plano de trabalho para o ano que se inicia. Além disso, os diretores realizam reuniões administrativas com a equipe da escola para preparar o ambiente escolar que receberá os alunos.Em 2011, os principais projetos pedagógicos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) têm continuidade. Esse é o caso do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), projeto Acelerar Para Vencer, Escola de Tempo Integral, Escola Viva Comunidade Ativa, Pró-Ciência, entre outros.

Veja +

3º Processo Seletivo realizado no Unifeg

Em 26/01/2011 - Educação - Carlos Alberto

Centenas de alunos participaram do 3º processo seletivo realizado pelo Unifeg na tarde deste domingo, 23 de janeiro. Com vagas em dezenove cursos, o vestibular contou com o total de 358 inscrições, o que totalizou 2.495 candidatos nas três oportunidades oferecidas pelo Centro Universitário. Com quarenta e cinco anos de atividades, a escola mantida pela Fundação Educacional Guaxupé confirmou seu prestígio regional, uma vez que recebeu aspirantes de quase cinquenta cidades. O vestibular foi realizado entre 14 e 18 horas. “Não foi fácil, porém estudei bastante e creio que fui bem na prova”, disse Isabel Cristina de Melo Zandomenghi, de Juruaia. Inclinada à área de saúde, ela concorreu às vagas para Fisioterapia. “Gosto desta matéria, pois desde pequena desejei me profissionalizar em algo que fosse útil ao meu pai, que tinha problemas na coluna”, completou a garota. Além do idealismo, o mercado de trabalho convenceu bastante. “Quero prestar para Ciências Contábeis, pois penso que terei mais facilidades em conseguir emprego”, argumentou a guaxupeana Renata Cristina de Paula.

Veja +

Unifeg promoverá seu 3º vestibular dia 23

Em 17/01/2011 - Educação - Carlos Alberto / Assessor de Imprensa - Unifeg

O Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé promoverá seu 3º vestibular no dia 23 de janeiro próximo. Com vagas disponíveis em dezenove cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), os interessados deverão se inscrever na secretaria da entidade ou por meio da homepage www.unifeg.edu.br. Informações também podem ser prestadas pelo disque vestibular: (35) 3551-5267.Todas as informações podem ser encontradas na secretaria da escola. “Estamos prontos para atender aos vestibulandos, efetuar suas inscrições e tirar qualquer dúvida que eles possam ter”, comentou a chefe da secretaria, Vivian Lopes Oliveira, que comanda a equipe responsável por inscrever os candidatos, assim como efetuar suas matrículas, após o resultado dos exames, que está marcado para acontecer no dia 24, a partir de 16 horas. Os candidatos podem ainda se orientar por meio do Manual do Candidato, que foi produzido pela Agência Ilha, do Unifeg, com detalhes sobre todos os cursos, o corpo docente da instituição, relatos de ex-alunos, conteúdo referente à prova do vestibular e dados sobre a estrutura da instituição. O material tem sido distribuído na própria escola e em pontos estratégicos fora da entidade.

Veja +

Governador Antonio Anastasia sanciona o Plano Decenal de Educação de Minas Gerais para o período 2010/2020

Em 14/01/2011 - Educação - Agência Minas

Plano foi estabelecido após debate com profissionais da educação e dirigentes municipais dos 853 municípios mineiros O governador Antonio Anastasia sancionou, na quarta-feira (12/01), a lei que institui o Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais, durante reunião com a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, no Palácio Tiradentes. Nele estão as diretrizes e metas da educação para o período de 2010 a 2020. Além de atender à legislação federal, o Plano Decenal orienta as ações na área para atingir as metas propostas pelo governador para que a educação seja “a mola propulsora do desenvolvimento de Minas Gerais”. A partir de 2005, a Secretaria de Estado de Educação, em colaboração com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação - Seção MG (Undime-MG), mobilizou os 853 Municípios na construção dos planos municipais de educação. Elaborados para um horizonte de dez anos, as diretrizes, os objetivos e as metas consolidados no Plano Decenal de Educação se fundamentam em estudos de diagnóstico que traçam perfis realistas de toda a educação do Estado. O Plano também permite vincular as políticas públicas nacionais e as necessidades e expectativas regionais. Os princípios que nortearam a elaboração do documento foram a democracia, a defesa intransigente da qualidade da educação e a consolidação da equidade e da justiça social.

Veja +

Fisioterapeuta do Unifeg participa de congresso internacional em Curitiba

Em 06/01/2011 - Educação - Carlos Alberto / Assessor de Imprensa - Unifeg

O professor Samuel Straceri Lodovichi, do curso de Fisioterapia do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, participou do I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Manipulativa e Musculoesquelética, no final de 2010. Realizado em Curitiba, no Paraná, o evento contou com participações de profissionais em nível internacional e elevou o nome da instituição guaxupeana por meio do trabalho do docente.Samuel atuou como tradutor simultâneo de dois minicursos, ministrados pelos doutores em Fisioterapia, David Thompson (bandagens funcionais) e Tony Varela (dores lombares). “Através das traduções, pude perceber que os tratamentos que realizamos no Brasil estão dentro dos parâmetros atuais de reabilitação adotados pelos países mais desenvolvidos. Isto quer dizer que acompanhamos a evolução mundial de nossa profissão”, alegrou-se o professor do Unifeg.Promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa e Musculoesquelética, o congresso também priorizou a realização de palestras, com destaque para a australiana Gwendolen Jull. Considerada a grande especialista em dores cervicais da atualidade, a profissional transmitiu boa parte de sua experiência aos participantes. “Foi muito bom manter contato com pessoas tão renomadas, como os norte-americanos, colegas de profissão do Brasil e da Austrália. Em minha área, vejo a constante necessidade de buscar parcerias dentro e fora do Brasil. Isto”, opinou Samuel.

Veja +

Alunas do IF Sul de Minas apresentam trabalho sobre Sustentabilidade

Em 16/12/2010 - Educação -

As alunas Daíse e Renata do 3º Período do Curso Superior em Ciências Biológicas do IF Sul de Minas  - Campus Muzambinho, apresentaram um trabalho a disciplina Comunicação Verbal sobre Sustentabilidade, devido a importância do tema relacionado a preservação do meio ambiente e a garantia da sobrevivência às futuras gerações.Atualmente, muito tem se falado em sustentabilidade. Mas afinal, o que significa?De acordo com o Dicionário Aurélio, sustentável é aquilo que se pode sustentar, capaz de se manter mais ou menos constante, ou estável, por um longo período.Sustentabilidade relaciona-se com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Ser sustentável é a atender as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades.Sabemos que o desenvolvimento atual trouxe muitas melhorias, como a alta tecnologia tanto na cidade quanto no campo. Porém, também trouxe muitas conseqüências, como o aquecimento global, a poluição ambiental, o desmatamento, entre outros. 

Veja +