A Folha Regional - Início - Educação

Escola São José realiza formatura em Carmo do Rio Claro

Em 14/12/2010 - Educação - Assessoria de Comunicação

Na noite de sábado, 11/12, foi a vez da Escola São José no bairro rural da Furna receber seus formandos para a entrega dos certificados de conclusão do 9º ano.A escola formou 15 alunos que estiveram presentes com toda sua família, além de festejar junto a seus pais e amigos.A prefeitura juntamente com o Departamento de Educação e Cultura foram elogiados através dos pronunciamentos das pessoas que estão ligadas a escola.Logo após a entrega dos diplomas, a escola ofereceu um show com a dupla carmelitana Rômulo e Romualdo que agitou o público até altas horas.

Veja +

Professor Moacyr Ferreira é homenageado no 2º Encontro de Corais do Unifeg

Em 23/11/2010 - Educação - Carlos Alberto / Assessor de Imprensa - Unifeg

O professor Moacyr Costa Ferreira foi homenageado pela Faculdade Aberta da Terceira Idade na noite da quarta-feira, 17 de novembro, na Capela do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé. A ocasião fez parte do 2º Encontro de Corais, promovido pelo Unifeg, por meio de seu Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional. Iniciado na última terça-feira, o evento está previsto para terminar hoje (quinta-feira), com a apresentação do grupo artístico da Casa da Criança.A homenagem foi baseada na musicalização da poesia “Cantiga”, escrita por Moacyr para sua esposa, Dirce (já falecida). A interpretação do poema foi feita pelos alunos da FATI, que integram a oficina Canto e Coral, sob a regência do voluntário Talles Júnior Fraga. Também os universitários Rafael Miranda e Denis Antônio Silva, do 6º período de Letras, recitaram as obras “O que é saudade” e “Horas felizes”, de autoria do homenageado da noite.Tomado de emoção, Moacyr Ferreira foi às lágrimas durante as manifestações de carinho para consigo. “Vocês sabem o que é um homem completamente sem palavras? Pois é assim que estou, já que não consigo expressar o tamanho de minha alegria neste momento. Vocês, do Unifeg, são também minha família e esta poesia é uma das mais, se não a mais importante para mim. Por isto, não saberei nunca como lhes agradecer pelo gesto inesquecível”, disse o professor.

Veja +

Educação de MG abre inscrições para Designação/2011 de professores

Em 18/11/2010 - Educação - Assessoria

O processo de designação para o exercício de função pública na rede estadual de ensino e para a função de Analista Educacional/Inspetor Escolar nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs), em 2011, começa na terça-feira (23), a partir das 9h. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE), até o dia 10 de dezembro, às 23h.Apenas os candidatos que pretendem atuar no Centro de Apoio Pedagógico a Pessoas com Deficiência Visual (CAP), no Centro de Capacitação de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), nos Conservatórios Estaduais de Música e nos Centros de Educação Profissional, ou ainda em conteúdos técnicos profissionalizantes nas escolas autorizadas e em projetos autorizados pela SEEMG nas áreas de enriquecimento curricular, deverão se inscrever nos próprios locais de interesse, no mesmo período, das 9h às 17h. A classificação deste grupo de profissionais será feita pela unidade, em conjunto com a Superintendência Regional de Ensino (SRE).Também haverá designação para auxiliar de secretaria e para supervisor, inspetor ou orientador educacional e Auxiliar de Serviços de Educação Básica. Para cada função ou conteúdo curricular haverá um formulário próprio a ser preenchido. Isso irá garantir uma lista de classificação geral para cada município ou SRE (no caso de Analista Educacional/Inspetor Escolar).

Veja +

Aprende Brasil realiza curso para professores em Alterosa

Em 17/11/2010 - Educação - Assessoria de Comunicação

Professores de Alterosa participaram nesta semana de cursos de metodologia que serão aplicados exclusivamente às disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Língua Inglesa e Artes. A condução dos cursos na cidade ficou a cargo da assessoria pedagógica da Editora Positivo, de Curitiba, no Paraná. A iniciativa pretende oferecer suporte completo aos educadores para que possam explorar ainda mais todas as possibilidades do Livro Didático e Portal na internet, que compõem o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Por meio da capacitação dos educadores, no total, serão beneficiados 1.346 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 7º ano das escolas municipais de Alterosa.De acordo com Maria Aparecida Silva, secretária de educação de Alterosa, a proposta pedagógica é diferenciada e agrega mais valor à educação do município. “O Sistema de Ensino Aprende Brasil nos possibilita uma troca de experiências e ideias que é muito significativa para o desenvolvimento do nosso trabalho. Alunos e professores se sentem mais seguros com relação ao material e ao conteúdo além das amplas possibilidades que nos são oferecidas através do Sistema. A assistência pedagógica também é um diferencial de extrema importância que faz a diferença inclusive na realização das atividades do nosso dia a dia”, comenta.

Veja +

Cozinha também é sala de aula em Nova Resende

Em 11/11/2010 - Educação - Assessoria

Culinária estimula crianças a comer melhor, aprender disciplinas tradicionais e compartilhar com a família o aprendizado Nas escolas o comum é as crianças aprenderem através dos livros, em sala de aula. Mas esse conceito está mudando em Nova Resende. As crianças estão tendo a oportunidade de aprender em outros espaços, como o refeitório. Colocar a mão na massa, literalmente, tornou-se uma alternativa bastante utilizada na educação das crianças. “Mesmo na hora de aprender matemática ou ciências, a cozinha pode proporcionar aprendizado mais do que os pais imaginam”, explica a nutricionista Wanessa Melo. “O foco principal da atividade extraclasse está em ajudar no conhecimento dos nutrientes e, ainda, em criar nas crianças o gosto por determinado alimento que elas nunca quiseram experimentar”, completa.Com freqüência as crianças participam das oficinas de culinária, demonstrando curiosidade em relação aos alimentos. A nutricionista explica que a manipulação das verduras, das frutas e dos legumes pelas próprias crianças acabou com o preconceito que algumas delas tinham com os alimentos. A criatividade na preparação das receitas também aproxima as crianças de uma dieta mais saudável. “Quando eu perguntava quem gostava de cenoura, metade da sala dizia que não. Agora, depois que fizemos um bolo de cenoura, todos resolveram experimentar o legume”, destaca Melo.O acompanhamento passo a passo das receitas também estimula as crianças a experimentarem os alimentos anteriormente rejeitados.

Veja +

Fusão de sete federais mineiras poderá gerar “Superuniversidade do Sudoeste”

Em 05/11/2010 - Educação -

Já foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) documento que permite o surgimento do consórcio das universidades Sul/Sodoeste de Minas Gerais. A iniciativa esta sendo chamada de “Superuniversidade do Sudoeste”. A minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com as propostas e diretrizes que embasam a fusão das sete instituições federais de ensino mineiras foi entregue no dia 25 de outubro, em Belo Horizonte, ao ministro Fernando Haddad. Em conversa com os reitores, Haddad se comprometeu a negociar com a Casa Civil uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para dar respaldo jurídico ao consórcio.Fazem parte da iniciativa as universidades federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavra (Ufla), Ouro Preto (Ufop), São João-del-Rei (UFSI) e Viçosa (UFV). Segundo o Ministro, desde que tenha respaldo dos conselhos universitários, a fusão independe de leis. Isto ocorrendo, o MEC poderá apoiar técnica e financeiramente o projeto. Ele se comprometeu a negociar com a Casa Civil e com o Ministério do Planejamento uma alteração na LDB para dar guarida à proposta, ou seja, para que ela tenha amparo na lei e saia ainda mais fortalecida do que se houvesse apenas um documento formal dos reitores.

Veja +

Ministro da Educação participa de inauguração do campus da Unifal em Poços

Em 26/10/2010 - Educação - Assessoria de Comunicação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou, na segunda-feira (25), da inauguração do campus avançado da Universidade Federal de Alfenas, em Poços de Caldas. A solenidade também contou com a presença do prefeito Paulo César Silva. Construído em parceria entre o município e o Governo Federal, o novo campus tem área total de 500.000 m2 e está localizado no km 533 da BR-267, que liga Poços de Caldas a Águas da Prata. A Prefeitura investiu mais de R$ 4 milhões em todas as etapas da obra, desde a aquisição da área até a construção do prédio A, passando por toda a infraestrutura feita pelas secretarias municipais, Departamento Municipal de gua e Esgoto e DME Distribuição.“É um grande investimento que, sem dúvida, terá retorno certo, ao oferecer aos jovens do município e também da região, a oportunidade de estudar gratuitamente, com garantia de qualidade de ensino e, sobretudo, sem a necessidade de abandonar suas famílias e cidades”, ressaltou o prefeito Paulo César Silva.Já o ministro da Educaço, Fernando Haddad, destacou os investimentos que o governo federal tm feito com o intuito de interiorizar o ensino público, gratuito e de qualidade, lembrando que a iniciativa está garantida na Constituição de 1988.

Veja +

Ex-aluno do Unifeg supera deficiência visual e conquista classificação no concurso do Ministério Público da União

Em 25/10/2010 - Educação - Carlos Alberto / Assessor de Imprensa - Unifeg

O guaxupeano Benedito Leite Ribeiro Neto, formado em Direito pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (junho de 2009), foi classificado no concurso do Ministério Público da União, prestado para o cargo de analista de processos. Portador de grave deficiência visual, “Dito” mais uma vez evidenciou sua capacidade de superação. Considerado um dos principais alunos de sua turma no Unifeg, ele retornou à escola esta semana, a fim de dividir com a comunidade acadêmica sua mais nova conquista pessoal.Dito se classificou entre melhores candidatos que disputaram os 5% das vagas disponíveis a portadores de necessidades especiais, em todo o território nacional. Para tanto, realizou duas provas no dia 11 (objetiva e discursiva) e submetido à perícia médica, no domingo, 24 de outubro. Após esta última etapa, ele poderá ser chamado para trabalhar no Estado de São Paulo, onde ganhará R$ 6.551,52 para realizar atividades de assessoramento aos membros do Ministério Público da União.

Veja +

Acaba exigência de fiador para crédito estudantil

Em 21/10/2010 - Educação - Assessoria de Comunicação

Universitários de baixa renda ou de cursos de licenciatura ou, ainda, beneficiários de bolsa parcial do ProUni não precisarão mais conseguir fiador para obter crédito do Fundo de Financiamento Estudantil – o Fies. Essa exigência acabou na quarta-feira (20), por decisão do presidente Lula, e a dispensa de fiador passa a valer imediatamente para os próximos contratos firmados.A figura do fiador será substituída pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo. Esse fundo será mantido pelo Tesouro Nacional e pelas instituições de ensino que quiserem aderir ao projeto.O critério de renda favorece os estudantes com rendimento familiar mensal de um salário mínimo e meio por pessoa. No caso dos bolsistas parciais do ProUni, eles terão acesso ao Fies desde que optem pela inscrição no programa no mesmo curso em que são beneficiários da bolsa.Para oferecer a opção ao aluno, as instituições de ensino terão que repassar para o fundo garantidor parte do que recebem do Ministério da Educação pelos estudantes matriculados no Fies. Dos recursos recebidos pela universidade referentes às mensalidades dos alunos do Fies sem fiador, 7% deverão ser repassados ao fundo.O ministro da Educação, Fernando Haddad, aposta que haverá uma grande adesão das universidades ao novo modelo. Ele estima que, até o fim deste ano, todas as instituições de ensino que já fazem parte do programa vão aderir ao Fies sem fiador.

Veja +

Colégio Dom Inácio de Guaxupé promove sua XI Feira Integrada do Conhecimento Elaborado

Em 20/10/2010 - Educação - Assessoria de Comunicação

O Colégio Dom Inácio promoveu, no dia 8/10, sua XI Feira Integrada do Conhecimento Elaborado. Popularmente conhecida como FICE, a mostra destacou as produções científicas de cerca de quinhentos e cinquenta alunos, frequentadores dos ensinos infantil, fundamental e médio. Apontada como uma das mais expressivas realizações da escola, a exposição confirmou o potencial dos estudantes no tocante ao desenvolvimento de pesquisas.A Feira foi composta por estandes montados em salas dos prédios I e II da Fundação Educacional Guaxupé. Cada qual contou com grupos de alunos, que defenderam seus pontos de vista sobre os projetos criados. “Nosso grupo lida com automóveis. Por exemplo, temos aqui um motor para explicar às pessoas tudo sobre seu funcionamento. Também disponibilizamos slides que nos auxiliam a contar a história dos carros e de outras máquinas”, explicou Felipe Rodrigues Pereira, do 2º colegial.Entre os visitantes mais orgulhosos, pais e demais familiares dos principais responsáveis pela Feira comentaram o que viram. “Estou até emocionada com a boa dicção de meu filho e a forma clara com que ele explica bem as coisas”, manifestou-se Raquel Jundurian, mãe de João Marcelo, da 5ª série.

Veja +