Em 21/07/2010 - Educação - Assessoria de Comunicação
Em Guaxupé a Educação é sinônimo de trabalho, trabalho bem feito e que rende os melhores resultados. E esse trabalho envolve e valoriza todos os níveis do ensino: infantil, fundamental e médio.A educação infantil do município encerrou o 1º semestre letivo com muitas atividades. Na primeira semana de julho, os profissionais das 7 creches conveniadas realizaram uma Mostra Pedagógica na Secretaria de Educação. As atividades elaboradas pelos professores juntamente com as crianças e portfólios dos professores ficaram expostos para visitação de 5 à 9 de julho. Esta Mostra foi o resultado de um ano de estudo como Extensão Universitária aos educadores infantis, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, através de convênio firmado com UNIFEG.
Em 19/07/2010 - Educação -
Escolas estaduais e municipais de Muzambinho apresentaram sensível melhoria na qualidade da educação, conforme números apurados pelo IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação BásicaO IDEB foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede apresente crescimento é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de 0 a 10. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6,0 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Em 09/07/2010 - Educação - Assessoria de Comunicação
6,2 comprova trabalho de excelência na Educação Municipal. Ter um professor como prefeito. Qual a real vantagem disso para a população? Ora, um prefeito que é antes de tudo um professor, faz da educação prioridade em seu governo. Ao lado das inúmeras ações voltadas para o desenvolvimento econômico e social da cidade, ele faz questão de acompanhar de perto, opinar, dar sugestões e cobrar com conhecimento de causa, um trabalho sério, dedicado ao resultado mais importante que é o aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino.Há 1 ano e meio essa é a realidade de Guaxupé. O Prefeito, professor Roberto Luciano, através da Secretaria de Educação, tem o compromisso com a busca da excelência na educação e o resultado disso é a nova marca histórica de Guaxupé no IDEB.O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira como parte do Plano de Desenvolvimento da Educaçã e é a ferramenta utilizada pelo Ministério da Educação para avaliar as escolas brasileiras.
Em 29/06/2010 - Educação - Carlos Alberto/ Assessor de imprensa
Alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé visitaram, no dia 11, o evento “Corpos – A Exposição”. A mostra permaneceu por vários dias no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Ao todo, setenta e oito alunos visitaram a exposição, quando conheceram todo o acervo de duzentos e cinquenta órgãos e outros vinte corpos humanos (todos reais), os quais foram conservados pela técnica de polimerização.Principal organizadora da viagem dos universitários, a coordenadora de Fisioterapia no Unifeg, professora Daísa dos Reis Riboli Rodrigues, comentou: “foi uma experiência fantástica para nossos acadêmicos, que viram de perto a técnica desenvolvida pela equipe do diretor médico, dr. Roy Glover, que é professor emérito de Anatomia e Biologia Celular da Universidade de Michigan”, explicou a docente. Na viagem, Daísa acompanhou os alunos junto com a também educadora Talita Andrea Bordini Malaman.
Em 17/06/2010 - Educação - Assessoria de Comunicação
O Prefeito Marcelo Nunes de Souza propôs como meta de trabalho para a educação, em sua gestão, fortalecer a base para que os alunos que ingressam na escola tenham condições dignas de permanência na mesma.Para isso, investe em material apostilado do Sistema Aprende Brasil, renovação da frota do transporte escolar, qualidade da alimentação servida nas escolas, reformas dos espaços escolares e agora, contribui também com a doação de uma camiseta e uma regata como uniforme escolar das crianças. Tem ainda, os uniformes dos professores e demais profissionais que atuam na educação sendo confeccionados. Para complementar o trabalho fez questão de estar junto com as crianças das escolas municipais e pode sentir o quanto elas ficaram felizes com o que para elas é um presente do prefeito. No entanto, ele fez questão de frisar que o investimento é um retorno dos impostos pagos pelos munícipes. As crianças têm muita admiração e carinho por ele e isso é recíproco. A entrega contou com a presença dos secretários de Esporte e Cultura, Itamar Faloni; de Gabinete, Célio Reis Tomaz; de Educação, Maria Aparecida Silva e dos profissionais que trabalham nas escolas.
Em 16/06/2010 - Educação - Carlos Alberto/ Assessor de Imprensa Unifeg
Estudantes do curso de Direito no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé fizeram a simulação de uma audiência cível para adquirir experiência prática sobre o assunto. A atividade aconteceu na noite de quinta-feira (10) no salão de júri do Unifeg. Determinados, os alunos demonstraram habilidade e entendimento para com o teste ao qual foram submetidos. A experiência fez parte da disciplina Prática Cível I e teve como objetivo colocar os alunos a par do exercício efetivo judicial. “Será um ajuizamento completo, com os alunos interpretando os papéis de juiz, advogados, autor, denunciado e outras partes pertinentes ao processo. Os estudantes receberão um caso, o debaterão e, ao final, o julgamento será feito”, explicou o professor Humberto Luis Versola, que coordenou a aula prática. No referido julgamento, a Justiça atendeu à uma ação movida por cidadão supostamente lesionado pela empresa que lhe vendeu um aparelho eletroeletrônico. A aula especial contou com a participação de quarenta e cinco alunos do 7º período, que se dividiram entre atores e espectadores.Pâmela Palma Santos foi a advogada da vítima: “a oportunidade é muito boa pois os alunos ficam bem próximos da realidade de uma audiência judicial.
Em 08/06/2010 - Educação - Carlos Alberto/ Assessor de imprensa
Alunos do curso de Letras (Inglês/Português) do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé promoveram o evento “Banho Linguístico”, na semana passada, na sala de multimídia da instituição. Voltada à arte, a realização evidenciou o potencial dos estudantes para cultura e conhecimentos gerais. Além dos atuais graduandos, ex-alunos do Unifeg também participaram da ocasião especial. Os estudantes abusaram da criatividade para desenvolver trabalhos relacionados à língua, cultura e literatura dos séculos XVI e VVII. Neste aspecto, recitaram poemas e fizeram encenações de obras dos principais poetas ingleses e norte americanos. “Foi muito bom, pois enaltecemos o valor da arte dentro da Educação”, comentou Rafael Miranda, do 5º período, que dramatizou uma poesia do escritor Willian Shakespeare.Para a coordenadora do curso de Letras, professora Marly de Souza Almeida, o “Banho” foi fundamental por destacar a importância da língua inglesa ao mundo, no tocante à arte. “Em primeiro lugar, nosso objetivo foi ressaltar a vivência de uma língua estrangeira moderna.
Em 27/05/2010 - Educação - Carlos Alberto/ojogoserio@yahoo.com.br
As aulas nas escolas da rede pública estadual de ensino em Guaxupé foram reiniciadas na quinta-feira, 27 de maio, após trinta e oito dias de uma greve feita por melhores salários ao professorado. Apesar da volta às atividades, os educadores locais alegam estar em estado de greve, uma vez que aguardam a oficialização dos benefícios prometidos pelo governador Antônio Anastasia, que terá vinte dias para concretizar as propostas feitas à classe.“Voltamos, mas poderemos retomar a paralisação, caso não haja cumprimento das promessas do governo. Nós sabemos que a greve é ruim, mas vocês, alunos, precisam entender que para um ensino de boa qualidade é necessário que os professores sejam bem remunerados, uma vez que todos nós temos família”, disse a líder do movimento grevista em Guaxupé, Ana Maria Silveira Tauil, durante reunião com os estudantes da Escola Dr. André Cortez Granero (ex-Polivalente), no auditório da instituição, na manhã desta quinta-feira.
Em 25/05/2010 - Educação - Assessoria de Comunicação
Em busca de cooperação tecnológica, IFSULDEMINAS firma convênios com universidades de Portugal e Estados Unidos Promover o desenvolvimento das regiões em que estão inseridos é um dos objetivos dos Institutos Federais em todo o Brasil. Através da oferta de educação profissional e tecnológica de qualidade os Institutos Federais formam cidadãos críticos e criativos articulando ensino, pesquisa e extensão. Para atingir plenamente estes objetivos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS – investe em sua política internacional. “Pela própria finalidade do Instituto é impossível conceber uma instituição de ensino, pesquisa aplicada e extensão sem o desenvolvimento de sua política internacional”, explica o Pró-Reitor de Administração e Assessor de Assuntos Internacionais, Alexandre D’Andrea. Desde a criação do IFSULDEMINAS em 2008 a Reitoria iniciou o trabalho de contato com instituições de ensino no exterior.
Em 12/05/2010 - Educação - Carlos Alberto/ojogoserio@yahoo.com.br
Professores da rede pública estadual de ensino em Guaxupé promoveram um manifesto na manhã do último sábado, em frente à Escola Dr. André Cortez Granero (ex-Polivalente). Embora tenha sido composto por apenas dez participantes, o movimento visou sensibilizar pais e alunos sobre a necessidade do movimento grevista, que já dura vinte e dois dias. Com um piso equivalente a menos de um salário mínimo, os educadores pedem ao governo estadual o reajuste para R$ 1.312,85. Isto, por uma jornada semanal de 24 horas de trabalho.Os manifestantes se encontraram às 10h, quando traçaram metas, refletiram sobre as consequências da greve e fortaleceram o propósito de que a paralisação deve continuar. Para Sérgio Luis Faria dos Santos, que além de professor é vereador e presidente do Partido Verde em Guaxupé, a atitude de deputados que votaram contra o reajuste salarial é um absurdo. “Vejo isto com tristeza, pois eles não devem ter tido professores para orientá-los na vida. Infelizmente, estes deputados fizeram um desfavor para a nação e eu enviarei uma carta de repúdio para os representantes do PV que foram contra os professores”, informou Sérgio.Uma das mais dedicadas à paralisação escolar, a professora Ana Maria Tauil lamentou a falta de negociação do governador Antônio Anastasia para com os educadores. “É um grande descaso com a Educação e não é só o governo não, mas também os deputados que votaram contra nossa causa. Porém, já sabemos que os parlamentares de oposição não votarão nenhum projeto até que o Anastasia nos receba”, disse Ana.