A Folha Regional - Arquivo - Saúde

Guaxupé tem cento e seis casos confirmados de dengue, conforme a Vigilância Sanitária

Em 06/05/2010 - Saúde - Carlos Alberto/ojogoserio@yahoo.com.br

Guaxupé possui cento e seis casos confirmados de dengue, de acordo com a Vigilância Sanitária, os quais integram a média de mil e duas notificações. Os números foram transmitidos na manhã desta quinta-feira, pela assessora de imprensa da Prefeitura, Valéria Roque Cecílio. Embora tenha havido esforço por parte da municipalidade para controlar uma eventual epidemia, a situação mostra-se cada vez mais preocupante. Isto, porque somente do dia 28 de abril até este 6 de maio, cento e quarenta e seis pessoas procuraram a saúde pública com suspeita de contaminação pelo vírus do mosquito Aedes aegypti.O avanço da dengue em Guaxupé é visível, sendo que os próprios funcionários da Vigilância confirmam que pelo menos trinta cidadãos visitam o local todos os dias com sintomas da doença. Estes são encaminhados às unidades básicas de saúde, onde realizam exames para confirmar ou não a moléstia. Os resultados saem entre trinta e quarenta e cinco dias, dependendo da demanda, já que as análises são feitas em Alfenas ou Belo Horizonte, somente em laboratórios credenciados pelo poder público. Aliás, pessoas que coletam material por conta própria, em caráter particular, são obrigadas a repetir o exame, a fim de serem incluídas no cadastro da Secretaria de Saúde.De acordo com Valéria Roque, tem havido uma certa incoerência entre a realidade e os mitos plantados pela cidade.

Veja +

Mosconi defende regulamentação de carreira de agentes de saúde

Em 26/04/2010 - Saúde - Assessoria de Comunicação

O deputado Carlos Mosconi (PSDB) defendeu nesta sexta-feira (23) a regulamentação de lei federal que cria o piso salarial e dá novas diretrizes à carreira de agente comunitário de combate a endemias no país. Na próxima quarta-feira (28), em reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o parlamentar vai debater com trabalhadores e autoridades do setor a Emenda 63 de fevereiro de 2010, que propõe as mudanças. A reunião, requerida por Mosconi e pelo deputado Carlos Pimenta (PDT), contará com a presença do secretário de Estado de Saúde, Antonio Jorge de Souza Marques. Para Mosconi, presidente da Comissão de Saúde, é importante garantir a continuidade do debate sobre as alterações na carreira desses trabalhadores. O parlamentar lembra, ainda, que esses profissionais atuam permanentemente na execução de importantes programas de saúde pública em níveis federal, estadual e municipal.

Veja +

Muzambinho é destaque nas atividades de prevenção de doenças

Em 06/04/2010 - Saúde - Assessoria de Comunicação

Com um olhar voltado para as atividades de prevenção de doenças, a Prefeitura Municipal de Muzambinho vem investindo em equipamentos, veículo e funcionários, fazendo com que essas atividades se tornassem mais efetivas, abrangentes e com maior qualidade. Os resultados são visíveis: dezenas de focos de Aedes aegypti notificados e destruídos, impedindo a transmissão da Dengue; centenas de focos de Triatomíneos, populares “barbeiros”, eliminados impedindo a transmissão da Doença de Chagas; milhares de animais vacinados impedindo a transmissão da Raiva, milhares de doses de vacinas aplicadas dentre elas: Rubéola, poliomielite e Febre Amarela, além de mutirões de limpeza, coleta e eliminação de caramujos africanos, dezenas e análises de água, monitoramento e capturas de morcegos hematófagos e animais peçonhentos, e dezenas de palestras e entrevistas realizadas pelos profissionais da saúde que completam o quadro da Vigilância Epidemiológica no município.

Veja +

Mais Saúde

Em 05/04/2010 - Saúde -

Veja +

Reunião sobre vacinação contra gripe suína reúne 54 municípios

Em 26/02/2010 - Saúde - Assessoria de Comunicação

Nesta última quinta-feira (25), aconteceu um encontro com profissionais de saúde para discutir estratégias das campanhas de vacinação contra gripe suína e pneumonia. A reunião aconteceu no Centro de Referência do Professor e foi coordenada pela Gerência Regional de Saúde (GRS) e pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.“A campanha nacional das duas acontece a partir do dia 8 de março”, informou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Yula Merola. “Então, nos reunimos com todas as equipes que fazem aplicação de vacinas para ver como vai ser a técnica, o modo de aplicação, de armazenamento, os cuidados, como será a logística”.

Veja +

Profissionais da saúde são cadastrados para receber vacina do H1N1

Em 01/02/2010 - Saúde - Assessoria de Comunicação

Cumprindo determinação da Gerência Regional de Saúde de Pouso Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, realizou, nesta semana, o cadastro dos profissionais de saúde que irão receber a dose da vacina contra o vírus H1N1.“Foi feito o contato com todos os estabelecimentos de saúde, que nos enviaram um cadastro com o nome do profissional e a sua ocupação. Nosso trabalho foi fazer um cadastro único, já que muitos profissionais trabalham em dois ou mais estabelecimentos. As informações são repassadas à GRS de Pouso Alegre. As vacinas serão nominais, para evitar desvios de doses”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Yula Merola.

Veja +

Maisa Saúde

Em 19/01/2010 - Saúde -

Veja +

Pela valorização do médico e do paciente

Em 06/10/2009 - Saúde -

Faz alguns dias o Conselho Federal de Medicina aprovou um novo Código de Ética. O texto anterior era de 1.988 e precisava mesmo de uma boa revisada. Ao menos em parte, estava defasado no tocante aos direitos e deveres dos médicos. São regras que devem ser sempre claras e atuais em benefício de uma assistência de qualidade aos cidadãos. O novo Código de Ética cumpre seu papel, dando mais transparência ao exercício da medicina. Porém, todos sabemos, é apenas um instrumento para a construção de uma engrenagem de saúde segura, eficaz e respeitosa com seus recursos humanos, entre eles os médicos, e também com os pacientes. Melhorar o atendimento no Brasil é hoje um desafio que requer muitas mudanças e uma conscientização geral da sociedade. Os médicos fazem sua parte quando modernizam o Código de Ética. Mas o que mais pode ser feito e quem tem a obrigação de fazê-lo? Começamos afirmando, sem medo de errar, que vontade política e compromisso social das autoridades constituídas são fundamentais nesse processo. Por exemplo: o governo não pode continuar se omitindo frente à abertura indiscriminada de escolas médicas sem a estrutura necessária para um ensino de excelência. Faculdades ruins, sem hospital-escola, com corpo docente de baixo nível, problemas curriculares, entre outros, prestam um desserviço à população. Formam mal e colocam na linha de frente da assistência profissionais sem base suficiente. A culpa, é óbvio, não é do recém-formado que pagou uma fortuna para alcançar o sonho de ser médico, de servir ao próximo. É, sim, de um sistema que possibilita que a visão mercantilista se sobreponha aos interesses sociais; e das autoridades governamentais que não atuam com rigor para mudar esse quadro. Esse é apenas um dos empecilhos que impossibilitam uma melhor performance do Brasil na área da saúde. Podemos listar aqui outros, mais ou tão graves, como o sucateamento de hospitais, as péssimas condições de trabalho, a remuneração vil nas áreas pública e suplementar, e por aí vai. É mister, portanto, que todas essas lacunas sejam olhadas com atenção e que se tome medidas imediatas para solucioná-las. A saúde do país clama por políticas consistentes para a reformulação de suas estruturas, para a organização de um plano de carreira, cargos e salários que esteja à altura da grandeza da ação dos profissionais de medicina, e por um olhar de respeito integral aos pacientes. A construção de um Brasil, de fato, digno de orgulho passa necessariamente pela valorização de médicos e pacientes. * Geraldo Rocha Motta Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT

Veja +

Suspensão de transplantes pelo HC-BH preocupa Mosconi

Em 31/08/2009 - Saúde - Assessoria de Comunicação

O deputado estadual, Carlos Mosconi, presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, está preocupado com os efeitos negativos da suspensão dos transplantes de órgãos pelo Hospital das Clínicas (HC-UFMG), de Belo Horizonte. Estão suspensos por tempo indeterminado os transplantes de fígado, pulmão, pâncreas, medula e rins. Quatro mil pessoas aguardam na fila por um transplante.

Veja +

Inauguradas 03 unidades do PSF em Muzambinho

Em 06/08/2009 - Saúde -

Nesta semana, a administração municipal de Muzambinho implantou 03 equipes do PSF – Programa Saúde da Família. Os detalhes desta importante conquista foram revelados à nossa reportagem pelos profissionais Walliderlan Carvalho e Mara Goulart Campedelli. Walliderlan é natural do Maranhão e está em Muzambinho há 13 anos. Depois de estudar na Escola Agrotécnica, ingressou no curso superior de Radiologia pela Unifenas e enfermagem no final do ano passado, com especialização em PSF.

Veja +