Em 27/11/2013 - Agronegócio - Da Redação
Produtor que tiver interesse na prorrogação das dívidas deve registrar seu interesse e aguardar até 15 de julho de 2014 para pagar 20%, que são obrigatórios, e fazer a renegociação. Não há restrição de novos créditos ao produtor. Novas medidas serão analisadas pelo Ministério da Agricultura. Na segunda-feira (25), o Conselho Monetário Nacional publicou no Diário Oficial da União as informações sobre a prorrogação das dívidas dos cafeicultores, mas ainda há muitas dúvidas. Por isso, o Diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Janio Zeferino da Silva, esclareceu o questionamento dos cafeicultores.
Em 25/11/2013 - Agronegócio - Da Redação
Foi autorizada a renegociação das dívidas do setor As medidas aprovadas na sexta-feira (22/11) peloConselho Monetário Nacional (CMN), que autorizam a renegociação de parcelas dos financiamentos da cafeicultura, estão restritas aos produtores de café da variedade arábica e suas cooperativas. O voto do CMN não inclui as dívidas dos produtores de café da variedade conillon, que é cultivado principalmente no Espírito Santo.
Em 22/11/2013 - Agronegócio - Da Redação
Ministro antecipa anúncio de medidas de apoio à cafeicultura Acaba de ser anunciada, em Brasília, nesta sexta-feira (22), a prorrogação das dívidas da cafeicultura por cinco anos - com dois anos de carência. A medida visa aliviar os efeitos da forte crise que abate o setor, que amarga preços abaixo dos custos de produção. O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, antecipou o anúncio à decisão, que deverá ser formalizada ainda na sexta (22), pelo Conselho Monetário Nacional.
Em 22/11/2013 - Agronegócio - Da Redação
Por: Arthur Hagge Primeiramente se faz necessário uma breve introdução ao Estado de Direito: O Estado de Direito é aquele em que o poder exercido é limitado pela Ordem Jurídica vigente, que irá dispor, especificamente, desde a forma de atuação do Estado, suas funções e limitações, até às garantias e direitos dos cidadãos.
Em 21/11/2013 - Agronegócio - Da Redação
Por Luiz Gonzaga de Castro Junior* Com o agravamento da crise de preços que atinge a cafeicultura, os representantes do setor produtivo passaram a cobrar de forma enérgica medidas do Governo Federal. Como resultado, foi criado o “Pacto do Café”, que é caracterizado pelos seus criadores como um “movimento em defesa da cafeicultura brasileira”.
Em 20/11/2013 - Agronegócio - Da Redação
O anúncio da prorrogação por 120 dias das dívidas da cafeicultura brasileira novamente não foi divulgado na terça-feira (19). Segundo Arnaldo Botrel, presidente do Sindicato Rural de Varginha e da Associação dos Sindicatos dos Produtores do Sul de Minas Gerais (Asul), que está em Brasília, a aprovação do voto feito pelo Ministério da Agricultura segue emperrada no Ministério da Fazenda.
Em 19/11/2013 - Agronegócio - Da Redação
Cooperativa inicia organização de um dos mais importantes eventos de maquinário agrícola A Cooxupé, cooperativa com mais de 11 mil cooperados produtores de café do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo, já está empenhada na organização da 13ª edição da FEMAGRI, Feira de Máquinas, Insumos e Implementos Agrícolas que acontece entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2014, em Guaxupé/MG.
Em 19/11/2013 - Agronegócio - Da Redação
É do conhecimento de todos os envolvidos na cadeia produtiva do café, especialmente de técnicos e cafeicultores, que o uso do inseticida de ingrediente ativo endossulfan, consagrado no controle da broca-do-café, está proibido desde julho de 2013 no Brasil. Sua proibição é muito importante, já que se tratava de um inseticida clorado e de extrema toxicidade.
Em 18/11/2013 - Agronegócio - Da Redação
Ainda não há informações ou mesmo perspectivas sobre as medidas do Governo Federal em apoio à cafeicultura que devem ser divulgadas na quinta-feira, 14 de novembro. A reportagem do Notícias Agrícolas entrou em contato com os Ministérios da Fazenda, da Agricultura e também com o Departamento de Café do Mapa e todos afirmaram, por meio de suas assessorias de imprensa, ainda não terem informações nem mesmo se suas lideranças estariam em reunião para definir, aprovar e anunciar essas medidas.
Em 18/11/2013 - Agronegócio - Da Redação
Promover os cafés de Minas Gerais, agregar valor ao produto, divulgar a qualidade dos grãos produzidos no Estado é o grande objetivo do 10º Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais. O evento possibilita maior visibilidade do produto, mostrando ao país e ao mundo a qualidade dos cafés mineiros e também dá oportunidade aos pequenos e médios produtores a participarem dessa seleção. Estado localizado na região sudeste, Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil, responde por 50 % da produção nacional e é uma das principais fontes de cafés especiais do país.