A Folha Regional - Início - Paulo Botelho

EM NOME DO PADRE

Em 04/02/2013 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

  Por Paulo Botelho Atarracado, olhos miúdos por detrás de grossas lentes, o frade franciscano holandês abre a portinhola do confessionário e traça, com a mão direita branca, leitosa, o sinal da cruz, perguntando: “Você fez  porrcarrias (sic) sozinho ou com outro?” – O cheiro nauseabundo de seu hálito me fez responder, irritado: com outra. – “Reze 200 padre-nossos como penitência e não peque mais.”

Veja +

As Pessoas no Trabalho

Em 19/11/2012 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

“ As pessoas são ativos que devem ser valorizados e desenvolvidos e não recursos a serem consumidos”. Celso Furtado, economista brasileiro. É uma pena ter que trabalhar tanto e de forma desorganizada. Uma das coisas mais difíceis que existe é trabalhar duramente, sem motivação, de forma desorganizada e, sobretudo, desconfortável. Entretanto, é preciso compreender o trabalho e suas relações para poder transformá-lo.

Veja +

O VINAGRE E O FEL DE HILDEBRANDO

Em 22/10/2012 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

“Tenho sede! – Havia ali uma jarra cheia de vinagre misturado com fel. Amarraram num ramo de hissopo uma esponja embebida e a levaram à sua boca. – Ele bebeu e disse: Tudo está consumado! – E inclinando a cabeça, entregou o espírito”. Do Evangelho Segundo São João.

Veja +

O Banco de Sangue

Em 15/10/2012 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

“O dinheiro foi inventado para que as pessoas não precisem se olhar nos olhos”. Jean-Luc Godard, cineasta francês. Estou convencido de que o Bradesco é a instituição bancária mais voraz e implacável deste país. Foi fundado por Amador Aguiar, um analfabeto muito esperto. Nascido em Marília – SP – ao tempo do “guaraná-com-rolha” – Amador conseguiu nutrientes de transfusão capazes de fortalecer e alimentar por toda a vida os músculos desse monstrengo. 

Veja +

Essa é a minha Natureza

Em 08/10/2012 - Paulo Botelho - Da Redação

“O que faz uma pessoa devorar a vida dos outros? – É a fome do prazer em humilhar!” Thich Nhat-Hana, monge vietnamita.O dia de José Anacleto Sacanelli seguia, sempre, uma rotina cuidadosamente planejada. Diretor-Executivo de uma sólida empresa sediada na Grande São Paulo, Sacanelli formara-se em Engenharia Química na UMG de Belo Horizonte e fora um aluno medíocre. Posteriormente, desembarca em São Paulo à reboque da ditadura militar então vigente.

Veja +

De um Caderno Antigo

Em 24/09/2012 - Paulo Botelho - Da Redação

“A casa, a montanha, as nuvens do céu, e um sol a sorrir no papel”. O Caderno de Chico Buarque.Quase alfabetizada aos 6 anos, minha neta Rebeca veio me visitar dia desses. Pegou para ler um artigo técnico sobre Gestão da Qualidade que eu acabara de compor. Surpreso com a leitura, falei: É só você que lê, não é mesmo? – “Mas, por quê, vovô, só eu que leio”? 

Veja +

A Sintaxe da Sustentabilidade

Em 03/09/2012 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

“Apenas quando o ser humano matar o último peixe, poluir o último rio e derrubar a última árvore, irá compreender que não poderá comer o dinheiro que ganhou”.  Seatlle, chefe indígena americano.A moda do sustentável acabou banalizando o tema situando-o, apenas, no chamado “Universo Corporativo”. Esse “universo” tem sido explicado por uma constelação de figurinhas carimbadas, “entendidas” e “inseridas no contexto”, como se diz, e que chegam a cobrar a bagatela de R$ 10 mil por uma “palestra elucidativa” de duas horas. – E o “universo” se enche de luz, de interação, de emoção.

Veja +

ISSO NÃO! ISO SIM!

Em 28/08/2012 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

“Qualidade é balé; não futebol.” Philip Crosby, consultor americano, autor de “Quality is Free”. O criativo título deste artigo retirei do Qualiblog.  Qualiblog  é o portal sobre IS0 – 9001 e Gestão da Qualidade mais lido do Brasil. E o Ronaldo Costa, seu diretor e editor, atua em Gestão da Qualidade há cerca de 15 anos; ele é, também, Auditor-Líder IS0-9001 certificado pelo BSI-IRCA.

Veja +

O Verdadeiro Compromisso do Político

Em 27/07/2012 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

Escrevi esta crônica, quase que nessa mesma linha de abordagem, há mais de 20 anos, para o semanário Opinião: uma publicação de projeção nacional de resistência à ditadura militar, por ocasião do funeral do Presidente Juscelino Kubitschek.

Veja +

QUANDO O TRABALHO MATA

Em 08/06/2012 - Paulo Botelho - Paulo Botelho

Aos 25 anos de idade, mal mantendo-se de pé, Roberto me recebera em seu casebre, de telha de amianto, naquela abafada tarde de dezembro. Em menos de dez minutos, nossa conversa é interrompida por uma tosse cavernosa, seguida de falta de ar.  Operador de Máquinas, afastado por invalidez da IBAR – Indústria Brasileira de Artigos Refratários, em Poá, na Grande São Paulo, Roberto era portador de silicose, contaminado por ingestão de Sílica Livre, com quadro de fibrose pulmonar irreversível. Duas semanas depois desse nosso contato, Roberto morreu, deixando mulher e duas filhas pequenas.

Veja +