A Folha Regional - Início - Agronegócio

Estiagem prejudicará safra 2012

Em 29/11/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

“O Departamento Técnico da Cooparaiso está em fase final de levantamento da previsão de safra. De acordo com o engenheiro agrônomo, Marcelo Almeida, a produção 2012 será menor que a de 2010. As causas, além do período de seca e baixas temperaturas aliadas a altas umidades favoreceram o aparecimento de doenças”.Neste ano, as lavouras sofreram um déficit hídrico bastante acentuado. Tal como previsto, a seca causou uma desfolha bastante acentuada. Quando as chuvas retornaram, tardiamente em outubro, diga-se de passagem, as lavouras estavam na sua grande maioria, desfolhadas.

Veja +

Dia de Campo fomenta o desenvolvimento rural

Em 01/11/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

O evento levou tecnologia e aperfeiçoamento ao homem do campo A Cooparaiso em parceria com a Epamig e a Emater realizou nos dias 26 e 27 de outubro, dias de campo voltados para a cafeicultura. A iniciativa buscou aprimorar o conhecimento dos produtores rurais. O diferencial foi a localização do evento, em ambos os dias os especialistas e engenheiros agrônomos foram até os bairros rurais, ou seja, até a “casa” do cafeicultor. Temas como pragas e doenças do cafeeiro, certificação e cultivares de café foram apresentados e debatidos pelos especialistas.No primeiro encontro, o dia de campo foi realizado no bairro Pimentas no município de São Sebastião do Paraíso.

Veja +

Emater divulga classificados no 8º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas

Em 24/10/2011 - Agronegócio - Agência Minas

BELO HORIZONTE (21/10/11) - A relação dos classificados na primeira etapa do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, nas categorias Natural e Cereja Descascado ou Desmucilado, já está disponível no site da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) (http://www.emater.mg.gov.br/).Na primeira das cinco fases do concurso, as amostras passaram por uma análise física que considerou o tipo de grão, a umidade e a coloração. A partir de agora, os cafés passarão por uma avaliação sensorial, mais uma prova física e mais duas de degustações. O resultado final sairá em novembro.

Veja +

Produção de girassol em Minas Gerais cresce 34,3%

Em 19/10/2011 - Agronegócio - SEGOV - Agência Minas

A produção mineira de girassol, em 2011, alcançou 6,1 mil toneladas, volume 34,3% superior ao da safra passada, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com análise da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o fator que mais contribuiu neste ano para o aumento da colheita foi a expansão do cultivo nas principais regiões produtoras do Estado.A colheita abrangeu, neste ano, 5,4 mil hectares, uma área 81,5% superior à do ano passado. O destaque foi a expansão do plantio no Sul de Minas, que alcançou 3,3 mil hectares, um salto de 156% em relação à safra anterior. A região, que responde por 3,5 mil toneladas do produto e lidera a produção no Estado, teve um crescimento de 74,9% na comparação com o ano passado.

Veja +

Apesar de chuvas, período de estiagem compromete safra 2012

Em 04/10/2011 - Agronegócio - Assessoria

As chuvas que caíram durante a segunda (03) não foram suficientes para amenizar o déficit hídrico do solo. Causada pela falta de precipitação das últimas semanas, a estiagem irá afetar na produção da safra 2012. “De domingo para segunda foram 25 milímetros de chuva, o que corresponde às médias do mês de setembro. É uma condição que favorece, mas não resolve a situação das lavouras”, lembra o engenheiro agrônomo, César Candiano, consultor da Cooparaiso.Em toda a área de abrangência da cooperativa – 32 municípios, 27 no sudoeste de Minas Gerais e 5 mogiana Paulista -  puderam ser percebidas diversas situações quanto o estado das lavouras. Contudo, a deficiência de nutrientes, o murchamento da planta e a queda de folhas foram danos sofridos no parque cafeeiro, que já prejudicaram o desenvolvimento das floradas.

Veja +

Cafeicultores de Minas vão ao Senado defender legalidade da produção

Em 04/10/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

Reunião convocada pelo senador Clésio Andrade da oportunidade a produtores de debater o código florestal e defender produção em morros e encostas Na quarta-feira (5), às 14h, os cafeicultores do Sul de Minas vão à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado Federal, para debater o impacto da reforma do Código Florestal para a região e defender a legalidade da produção em encostas e morros. O requerimento apresentado pelo senador Clésio Andrade (PR-MG) vai dar a oportunidade dos produtores apresentarem suas preocupações e soluções para que o novo código conjugue preservação e produção. “Será uma grande oportunidade de enriquecer esse debate. A produção de café requer cuidados especiais e, por isso, apresentamos esse requerimento, para que os produtores apresentem suas preocupações como novo código e busquemos uma solução”, justificou o senador Clésio Andrade.

Veja +

Safra de café alcança 43 milhões de sacas 

Em 13/09/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

Produção é a melhor para ciclos de baixa bienalidade desde a temporada 1990/2000. Bons preços e condições climáticas ajudaram no bom desempenho A produção brasileira de café no ciclo 2011/2012 está estimada em 43,15 milhões de sacas. O valor é o melhor para anos de baixa bienalidade do grão desde a temporada 1990/2000. O resultado faz parte do 3º levantamento da safra 2011/2012 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciado na terça-feira, 13 de setembro. O melhor desempenho da produção de café (arábica e conilon) se deve principalmente às condições climáticas favoráveis na maioria das regiões produtoras. Os bons preços do café também contribuíram porque possibilitaram ao produtor investir, por exemplo, em melhores técnicas para o trato cultural (adubação, irrigação etc.).A safra atual é 10,3%, ou 4,94 milhões de sacas inferior aos 48 milhões do ciclo anterior.

Veja +

Mosconi confirma prazo para produção do queijo Minas Artesanal

Em 23/08/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

Moradores do distrito Santana de Caldas, no município de Caldas, participaram de encontro com o deputado estadual, Carlos Mosconi, para obter mais detalhes sobre a nova resolução para o queijo Minas Artesanal. O parlamentar disse que na última semana conversou com dirigentes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e teve a confirmação, de que também o Ministério Público e a Vigilância Sanitária estadual estão firmes no propósito de garantir a continuidade da produção do queijo pelo período já acordado de dois anos. A reunião realizada, à noite, no centro comunitário do distrito contou com a participação do vice-prefeito, Anderson Bauducci, vereadores, lideranças sindicais, comunitárias e dezenas de moradores. Todos, em maioria, pequenos produtores, que tem como principal fonte de renda familiar a fabricação do queijo Minas Artesanal. Em Santana de Caldas cerca de 300 pessoas trabalham na produção do produto.

Veja +

Dia Nacional do Campo Limpo promove conscientização

Em 22/08/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

Pelo bem da agricultura, do planeta e das futuras gerações, a ação é realizada em todo o país Com o objetivo de promover a conscientização sobre os cuidados que se devem ter para evitar a degradação do meio ambiente, a Central de Recebimento de Embalagens Vazias, Inpev e Apacass, realizaram o dia nacional do campo limpo. Em São Sebastião do Paraíso, mais de 400 crianças participaram da programação no Parque Ecológico da Serrinha. Consciência ambiental e métodos de reciclagem foram temas predominantes no evento. Com o apoio de empresas parceiras, os estudantes receberam orientações nos estandes sobre a importância dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – no manuseio e aplicação de produtos na lavoura e também no recolhimento do material usado. Ainda fizeram parte do dia do campo limpo apresentações de música, teatro, mágica e caminhada em trilha ecológica. Participaram do evento alunos de sete escolas das zonas rural e urbana.

Veja +

Cooparaiso estima queda de 44% da safra

Em 09/08/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

A colheita de café na área de atuação da Cooparaiso está com rendimento no beneficiamento menor que o esperado. Além da bienalidade, os grãos ficaram comprometidos por fatores climáticos, o que prejudicou no desenvolvimento dos mesmos, ocasionado uma quebra de safra maior que a prevista.O baixo índice de chuvas no mês de dezembro e o excesso em março fizeram com que a safra encolhesse (aumento da casca do café e diminuição do tamanho do grão), pois esse era o período de enchimento e maturação dos grãos.  De acordo com o Diretor de Operações, Rogério Araújo, hoje são necessários 600 litros de café em coco para fazer uma saca de 60 kg. A média do ano passado era de 480 a 500 litros para o mesmo peso.

Veja +