A Folha Regional - Início - Agronegócio

Criador do café em sache visita deputado

Em 03/08/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

Arantes vai apoiar inovação O proprietário do Café Fazenda Caeté, de Campo Belo, Carlos Carvalhais, esteve, na segunda-feira (1º), no gabinete do deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), para apresentar a grande novidade na área do café: o café em sache ou café individual. O empresário ficou satisfeito com o apoio oferecido por Arantes para ajudar na divulgação do produto nas instâncias do Governo estadual. “Conto com a ajuda do deputado para levarmos o café individual ao governador Antonio Anastasia. Na verdade, o governador já conhecia o nosso projeto e se mostrou muito interessado. Agora que o produto está pronto para ser comercializado, queremos mostrá-lo para o governador”, disse Carvalhais.

Veja +

Aprovação do projeto “Leite Legal” representará inúmeros benefícios para o setor de ovinocaprinocultura

Em 18/07/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

Empenho do deputado Arantes agilizou tramitação da matéria na ALMG Os produtores artesanais de leite de cabra e ovelha e seus derivados podem comemorar mais uma conquista rumo à legalização da produção e comercialização destes produtos. O projeto “Leite Legal”, de autoria dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSC) e Fabiano Tolentino (PRTB), foi aprovado em segundo turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na sexta-feira (15). Agora, o projeto aguarda sanção do governador Antonio Anastasia (PSDB).Ciente da urgência na aprovação desse projeto para sobrevivência dos produtores, o presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da ALMG, Antônio Carlos Arantes, agilizou o máximo que pode a tramitação do projeto na comissão para que ele pudesse ser apreciado em Plenário o mais rápido possível.Os autores do projeto acreditam na sanção do governador, já que os órgãos do governo, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), participaram da elaboração do projeto. “É público e notória a situação absurda a que os produtores estão sujeitos. A legalização só trará benefícios como melhorar a distribuição de renda e ampliar o segmento da ovinocaprinocultura”, garantiu Antônio Carlos, ressaltando que a aprovação do projeto dará tranqüilidade jurídica para o produtor.

Veja +

Assembleia realiza audiência para discutir a política econômica do café na Expocafé

Em 20/06/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

Secretário de Agricultura reafirma compromisso para Fundo Estadual do Café A Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, presidida pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), realizou, durante a Expocafé, em Três Pontas, na Fazenda da Epamig, uma audiência pública para discutir a política econômica do café. Além de Arantes, marcaram presença os deputados Fabiano Tolentino (PRTB), vice-presidente da Comissão, Dilzon Melo (PSB) e Dalmo Ribeiro (PSDB). O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento (DEM), prestigiou a audiência e reafirmou em seu discurso o compromisso do governador Anastasia em criar o Fundo Estadual do Café. Segundo Elmiro, o Fundo está sendo elaborado e estudado por várias Secretarias de maneira concomitante com a finalidade de realmente auxiliar a vida do cafeicultor. O deputado Antônio Carlos foi parabenizado por Elmiro Nascimento e por outros presentes pela sua iniciativa de levar a discussão sobre o café para um dos maiores eventos do setor, que tem como público prioritário o homem do campo.

Veja +

Deputado Carlos Mosconi anuncia prazo para produtores de queijo da região cumprirem exigências

Em 07/06/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

Produtores do queijo Minas Artesanal, da região de Poços de Caldas, terão dois anos para se adequarem às exigências definidas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O comunicado foi feito pelo deputado estadual, Carlos Mosconi (PSDB), durante a abertura da 1ª Festa do Queijo de Santana de Caldas, no domingo (06/06). A legislação dispõe sobre a habilitação sanitária em estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte em Minas Gerais. Para Mosconi foi uma vitória a concessão de prazo aos 70 produtores diretos do queijo Minas Artesanal e a cerca 300 indiretos que vivem da atividade naquela localidade. O deputado informa ainda que a iniciativa beneficia 40 mil pequenos produtores de todo o Estado. Desde abril deste ano, a Comissão de Saúde, da qual Mosconi é presidente, e a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia buscam solução para a questão.

Veja +

Governo anuncia medidas do Plano Agrícola

Em 01/06/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

Entre as novidades está a simplificação nas normas do crédito rural e a melhoria das condições de taxas e limites para os produtores Os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Fazenda; e do Desenvolvimento Agrário anunciaram na terça-feira, 31 de maio, as principais medidas do Plano Agrícola 2011/2012, aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), na quinta-feira (26/5). As respectivas resoluções estão publicadas no site do Banco Central (confira integra abaixo)“As medidas visam a permitir que os agentes financeiros possam iniciar as contratações da nova safra já no dia 1º de julho, conforme determinação do Ministro Wagner Rossi”, informou José Carlos Vaz, Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.De acordo com a orientação do ministro, imediatamente após o início da operacionalização do Plano Safra 2011/2012, o governo começará a implementação de ajustes estruturais no modelo de gestão da política agrícola. Entre as inovações do Plano Safra 2011/2012, está a criação de duas linhas de crédito, à taxa de juros fixa de 6,75% ao ano: uma linha de até R$ 1 milhão para lavouras de cana; e outra, de até R$ 750 mil, para a pecuária, destinada à aquisição de reprodutores e matrizes bovinas ou bubalinas.

Veja +

Cooparaiso realiza lançamento do plano de safra

Em 27/05/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

A cooperativa regional dos cafeicultores em São Sebastião do Paraíso realizou o lançamento de plano de safra na quinta-feira, 19 de maio. Produtores associados estiveram presentes no Salão Nobre, onde acompanharam três palestras: Plano de Safra, Mercado de café e suas Perspectivas e Gerenciamento da Propriedade Rural, com o consultor Milton Verdade. O plano de safra da Cooparaiso é desenvolvido na matriz e nos núcleos com várias ações durante a pré colheita, como palestras, cursos e dias de campo, todas com o objetivo de oferecer orientações úteis aos produtores de café nesta fase da produção. Com o tema “um novo ciclo, um novo tempo” foram apresentadas várias mudanças quanto aos serviços oferecidos e inovações como o armazém private.Um dos pontos destacados pelo superintende Paulo Sérgio Elias é a gama de serviços oferecidos ao produtor desde o plantio até a comercialização da safra. Ele destaca que todas as instalações da cooperativa tanto na matriz quanto nos núcleos já estão preparadas para receber esta safra.

Veja +

Tem início o debate sobre a criação do Fundo Estadual do Café

Em 02/05/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

Uma das bandeiras de campanha do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, foi a criação e gestão do Fundo Estadual do Café, como política para o fortalecimento de uma das atividades econômicas mais estratégicas do Estado. Visando à sua constituição, representantes do setor se reuniram para debater a origem e destino do fundo setorial, na quinta-feira (29), na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Depois de apresentados relatos de experiências em outras culturas, foram criadas duas comissões para elaboração de um projeto estruturador para a constituição e destinação do Fundo.

Veja +

Epamig vai organizar a maior mostra do agronegócio brasileiro do café

Em 27/04/2011 - Agronegócio - Agência Minas

Pela segunda vez a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais – (Epamig) foi escolhida para coordenar a organização da Expocafé 2011, a maior feira do agronegócio da cafeicultura do Brasil. O lançamento da mostra acontecerá dia 7 de junho, em Três Pontas, no Sul de Minas. O evento começará às 15h, no prédio do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC) - Rua Imperatriz Leopoldina, 565, bairro Botafogo.A Expocafé será realizada no período de 14 a 17 de junho, na Fazenda Experimental da Epamig em Três Pontas. Praticamente todos os espaços disponibilizados para instalação de estandes já estão ocupados, conforme destaca um dos coordenadores do evento, Mairon Mesquita. O processo de comercialização foi aberto em novembro de 2010 e hoje existem poucos estandes para serem adquiridos. Esse é um dos resultados do bom momento vivido pela cafeicultura, segundo o coordenador.

Veja +

Queijo minas artesanal é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

Em 26/04/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

Produtores de queijo minas artesanal de 30 municípios mineiros participaram da reunião conjunta entre a Comissão de Saúde e a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na quarta-feira, 20. O deputado Carlos Mosconi (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, foi quem também presidiu a audiência pública. Ele e os demais parlamentares presentes ouviram as reivindicações dos produtores e o ponto de vista de autoridades ligadas ao setor.Os produtores reclamam que estão sendo fiscalizados e penalizados devido às exigências impostas pela lei 19.476, criada em janeiro deste ano, que dispõe sobre a habilitação sanitária de estabelecimento agroindustrial rural de pequeno porte em Minas. O presidente da Associação de Produtores de Queijo Artesanal do município de Caldas (Aprocaldas), Vanderlei Tomé, comentou as dificuldades enfrentadas pelos produtores na cidade.

Veja +

Terceirização na mão de obra da Silvicultura é discutida em audiência

Em 15/04/2011 - Agronegócio - Assessoria de Comunicação

Comissão presidida por Arantes debateu solução viável para produtores e trabalhadores O presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) esteve esta semana em audiência pública requerida pelo deputado estadual Doutor Viana (DEM) para tentar acertar o impasse em torno da terceirização da mão de obra nas atividades da Silvicultura. A Silvicultura é a ciência que se ocupa das atividades ligadas a implantação e regeneração de florestas e visa o aproveitamento e manutenção racional das florestas, em função do interesse ecológico, científico, econômico e social e o plantio é feito principalmente de eucaliptos. O problema é que o Ministério Público do Trabalho (MPT) exige que as empresas contratem mão de obra própria em todas as etapas de produção, mas os empresários presentes na reunião alegam ser inviável, pois a terceirização amplia a competitividade do setor.

Veja +