Em 07/11/2014 - Política - Da Redação
Prefeito de Guaxupé, Jarbinhas, estava ao lado do parlamentar e mostrou apoio ao posicionamento de Arantes O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) fez uso da palavra na terça-feira, 04/11, no Plenário JK da Assembleia de Minas, ao lado do também parlamentar tucano, João Leite, para defender a agilidade na aprovação da PEC 69/14, que dispõe sobre a efetivação de servidores públicos admitidos sem concurso público, até a publicação da Lei Complementar 100, de 2007. Segundo o parlamentar, são milhares de educadores que dependem somente deste emprego para terem, efetivamente, tranquilidade para trabalhar. O deputado, que estava acompanhado do prefeito de Guaxupé, Jarbinhas (PSDB), conclamou aos outros parlamentares a aprovar de vez a PEC 69. “Os deputados do PSDB não são suficientes para aprovar a PEC 69, então convido os deputados do PT a fazerem justiça. Durante o período eleitoral, eles fizeram de tudo para desconstruir a imagem do senador Aécio Neves diante dos professores e conseguiram. Agora que acabaram as eleições, é hora de mostrarmos apoio aos servidores, de trabalharmos de fato”.
Em 07/11/2014 - Política - Da Redação
A presidente Dilma Rousseff afirmou na tarde da quinta-feira (06) que vai fazer o "dever de casa" e apertar o controle da inflação e que também fará um reajuste em todas as contas do governo. O posicionamento de Dilma, que vem dando sinais para acalmar a desconfiança do mercado, ocorreu durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. Ela sinalizou ainda que não mexerá nem no centro nem no intervalo da meta de inflação, cujo teto definido pelo Banco Central é de 6,5%. Dilma afirmou ainda que não está fazendo o "arrocho" que a oposição havia anunciado. Durante a campanha eleitoral, o PT buscou associar seu opositor, Aécio Neves (PSDB), às políticas econômicas impopulares que levariam, por exemplo, ao aumento do desemprego. Nesta quinta, contudo, ela disse que não está fazendo "estelionato eleitoral" ao adotar medidas econômicas como o aumento da taxa de juros, logo após ser eleita, para acalmar o mercado.
Em 07/11/2014 - Política - Da Redação
Durante audiência do PPAG, gestores foram questionados sobre execução de projetos estruturadores. Questionamentos sobre a educação de jovens que vivem no campo e sobre a execução orçamentária de programas governamentais foram feitos pelo público durante a audiência derevisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2012-2015), realizada na tarde da terça-feira (4/11/14), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As Comissões de Participação Popular e de Educação, Ciência e Tecnologia realizaram reunião conjunta para discutir a Rede de Educação e Desenvolvimento Humano, que integra o PPAG.
Em 06/11/2014 - Política - Da Redação
Durante a primeira reunião da Executiva Nacional do PSDB após as eleições de 2014, o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves (MG), afirmou que é responsabilidade da oposição manter vivo o sentimento de mudança que aflorou no Brasil a partir das eleições deste ano. Aécio prometeu cobrar melhorias do governo federal com base nas mesmas convicções que o moviam enquanto candidato à Presidência da República. “Existe algo novo no Brasil e temos a responsabilidade de manter isso vivo. Trazer para o campo oposicionista as mesmas convicções que tivemos ao debater com esse governo. Depende de nós fazer com que a chama que cresceu na sociedade brasileira e se espalhou continue. Farei a oposição ao lado de vocês com as convicções com que governaria, pensando nos mais pobres, que mais precisam. Não vamos permitir que dividam o Brasil entre nós e eles”, disse.
Em 06/11/2014 - Política - Da Redação
Proposta é apresentada a gestores de habitação do Estado durante audiência pública de revisão do PPAG. O presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado André Quintão (PT), propõe que o Governo do Estado incorpore na previsão orçamentária de 2015 recursos extras para socorrer entre 3 mil e 4 mil famílias que vivem em uma ocupação localizada na região de Isidoro, no Vetor Norte, próximo à Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. As famílias estão ameaçadas de remoção, contra elas já foi expedida liminar de reintegração de posse e a Polícia Militar já estaria mobilizada para garantir o despejo.
Em 05/11/2014 - Política - Da Redação
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, ganhou um recepção calorosa na terça-feira (4) ao retornar suas atividades no Congresso Nacional. Aécio desceu do carro antes antes mesmo de chegar a portaria principal do prédio e foi acompanhado a pé por militantes, parlamentares e funcionários das duas Casas Legislativas que o aguardavam. E se comoveu com os o aplausos, gritos de incentivo e o hino nacional a capela. Para Aécio, processo eleitoral deste ano transformou o Brasil e fortaleceu a oposição brasileira. “O Brasil despertou. O Brasil hoje é um Brasil diferente. Emergiu um novo Brasil - um Brasil que quer ser protagonista da construção do seu próprio futuro”, afirmou Aécio.
Em 05/11/2014 - Política - Da Redação
No final da Etapa Estadual, participantes elogiam formato do evento, que contou pela primeira vez com etapa regional. A próxima edição do Parlamento Jovem de Minas, programa de formação política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), poderá ter a participação de estudantes de mais 14 municípios do Estado. Somados aos 27 municípios representados na 11ª edição do evento, encerrada na sexta-feira (31/10/14), no Plenário, serão 41 cidades que mobilizarão alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio para discutir e elaborar sugestões sobre um tema de relevância social e do interesse dos jovens. A informação é da gerente-geral da Escola do Legislativo (ELE), Ruth Schmitz de Castro. A ELE é uma das organizadoras do evento, ao lado da PUC Minas.
Em 05/11/2014 - Política - Da Redação
Cumprindo o calendário programado, foi realizada na segunda-feira, 3 de novembro, a cerimônia de incorporação da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em concordância com a Lei 20.807, regulamentada pelo decreto 46.478 assinado pelo então governador Antonio Anastasia em 3 de abril deste ano. Essa era uma antiga reivindicação de toda a comunidade regional, que virou Lei e agora é realidade. O evento foi realizado no Clube Passense de Natação (CPN), e contou com a presença de autoridades locais, regionais, representantes do corpo docente e discente, bem como do governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, o reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, e o presidente do Conselho Curador da FESP, Fábio Kallas.
Em 05/11/2014 - Política - Da Redação
Subsecretário destaca regionalização de gastos do Estado. Desafio é garantir investimentos governamentais de maneira descentralizada em todas as regiões de Minas. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) iniciou, na manhã da terça-feira (4/11/14), o processo de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2012-2015). A reunião de abertura dessa série de audiências públicas contou com um painel sobre a distribuição dos investimentos e a execução regionalizada das políticas públicas estaduais. O subsecretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto, Jean Mattos Duarte, apresentou dados gerais sobre o Orçamento do Estado e sobre os investimentos regionalizados do Governo de Minas.
Em 04/11/2014 - Política - Da Redação
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB), ao lado dos deputados federais Carlos Melles (DEM), Renato Andrade (PP) e de políticos do município, foi uma das autoridades da região que recebeu na noite da segunda-feira, 03/11, o governador Alberto Pinto Coelho (PP), o secretário de Ciência e Tecnologia, Narcio Rodrigues e a alta cúpula da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) em Passos, onde houve o ato de absorção da Fesp pela Uemg.