A Folha Regional - Artigos - Política

Para Dilma, bancos públicos são essenciais para a modernização do país

Em 22/10/2014 - Política - Da Redação

“Só interessa reduzir o papel dos bancos públicos àqueles que tem uma visão estreita da realidade no Brasil ou que querem beneficiar segmentos privados que cobram juros maiores e que não financiam programas sociais”, destacou a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, na cidade de Goiana (PE), localizada a 63,4 km de Recife. A presidenta lembrou que o financiamento das obras de mobilidade urbana, tão importantes para a população, é feito pelos bancos públicos, assim como todos os projetos de infraestrutura do Brasil. Os bancos também viabilizam programas federais como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Plano Safra.

Veja +

Coordenador da campanha de Odair Cunha contesta declarações do prefeito de Guaxupé

Em 22/10/2014 - Política - Da Redação

O assessor parlamentar Marcos Daniel de Carvalho, que na cidade é popularmente conhecido como “Marquinho PT” (embora pertença ao PSB), contestou as declarações do prefeito Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas), de que a votação, no Município, ao deputado federal Odair Cunha (também petista) foi menor nas atuais eleições do que há quatro anos. Coordenador local da campanha do referido parlamentar de nível nacional, Marquinhos avisou que também fará cobranças ao deputado federal Carlos Melles, que foi majoritário no colégio eleitoral guaxupeano, no pleito do dia 25 de outubro.

Veja +

Arantes demonstra muita preocupação com segurança pública na região

Em 21/10/2014 - Política - Da Redação

Reuniões na Polícia Militar e na Polícia Civil ocorreram depois de reeleição O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) não pertence ao perfil de políticos acomodados, tanto que depois de reeleito com quase 91 mil votos, já esteve reunido com a Polícia Civil e Polícia Militar para tratar da segurança pública na região. O parlamentar esteve recentemente na 20a Companhia da Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso com o comandante, tenente-coronel Daniel Paulino de Souza e o subcomandante da corporação, major Marcos Antônio da Silva. O deputado se reuniu com o comando para mostrar a sua preocupação com a violência que assola as cidades da região. Segundo Arantes, durante toda a sua campanha nas conversas com a população, uma das principais queixas que recebeu foi em relação a falta de segurança. O político ouviu do comando algumas estratégias que têm sido realizadas para coibir a violência, reconheceu o trabalho sério desenvolvido pela PM, mas entendeu também que é necessário uma ação mais efetiva para combater este mal.

Veja +

Jarbinhas fala sobre as Eleições, enfatiza anseio popular e cobra deputados votados em Guaxupé

Em 21/10/2014 - Política - Da Redação

O prefeito guaxupeano, que saiu vitorioso do 1º turno, principalmente com Melles e Arantes sendo majoritários, trabalha intensamente pela candidatura de Aécio Neves O prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, falou com o a reportagem nesta semana sobre as Eleições 2014, as quais serão definitivamente encerradas neste domingo, dia 26, com o Segundo Turno para os pleitos de governadores (somente para alguns estados) e Presidência da República. Político nato, Jarbinhas tem lutado insistentemente pela candidatura de seu companheiro de partido, o peessedebista Aécio Neves, que contradisse as pesquisas e chegou à “reta final” da disputa. Opositor declarado ao PT (ele venceu o ex-prefeito, Roberto Luciano Vieira, na última eleição municipal), o atual gestor guaxupeano entende que o brasileiro terá, com o poder de voto, a oportunidade de contribuir para o que ele define como “a volta do crescimento do País”. Numa entrevista bastante convicta, o administrador público falou ainda sobre as vitórias de seus candidatos, os deputados Antônio Carlos Arantes (estadual) e Carlos Melles (federal), além do senador Antônio Anastasia.

Veja +

Intelectuais e artistas lotam teatro em São Paulo em encontro com Dilma

Em 21/10/2014 - Política - Da Redação

A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, participou de encontro com intelectuais, na noite da segunda-feira (20), no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (Tuca). Em seu discurso, a presidenta disse que os brasileiros são responsáveis por manter o Brasil no rumo certo. “Não podemos deixar que volte o tipo de política que olha para o país de forma irresponsável. De hoje até dia 26, vamos virar cada voto, e vamos ganhar essas eleições nas urnas”, conclui Dilma.

Veja +

“Está nas mãos dos homens e mulheres de bem mudar o Brasil”, diz Aécio Neves

Em 21/10/2014 - Política - Da Redação

A Travessa Alferes da Costa, em Belém (PA), foi tomada por cerca de 6 mil pessoas vestidas de verde amarelo, no início da noite da segunda-feira (20/10), durante o ato de apoio ao candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves. Faixas, bandeiras, papel picado e fogos de artifício recepcionaram o candidato da Coligação Muda Brasil, que fez um chamamento aos eleitores para votarem a favor do Brasil. “O que está a nossa frente não é mais uma disputa eleitoral. O que está em jogo nesses próximos dias não é a vitória do partido ‘A’, ou a derrota desse ou daquele candidato. Temos nas nossas mãos a oportunidade que não temos o direito de perder, que é tirar o PT do governo e darmos ao Brasil a sua libertação, um governo honrado, generoso, de integração nacional. Está nas mãos dos homens e mulheres de bem mudar o Brasil”, conclamou Aécio.

Veja +

Nova pesquisa Datafolha aponta Dilma com 52% e Aécio com 48%

Em 21/10/2014 - Política - Da Redação

Pesquisa Datafolha divulgada na noite da segunda-feira (20), pelo Jornal Nacional mostra pela primeira vez a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) numericamente à frente do candidato do PSDB Aécio Neves, mas em situação de empate técnico. Dilma subiu de 49% no levantamento divulgado no dia 15 de outubro para 52% dos votos válidos agora. No mesmo período, Aécio caiu de 51% para 48%. Em votos totais, Dilma subiu de 43% para 46% e Aécio oscilou de 45% para 43%. Brancos e nulos são 5% e indecisos, 6%. O levantamento também avaliou o potencial de voto dos dois candidatos. No caso de Dilma, 45% dizem que votariam nela com certeza, 15%, que talvez votassem, 39% disseram que não votariam nela de jeito nenhum e 1% não soube ou não respondeu. Para Aécio, 41% disseram que votariam nele com certeza, 18% que talvez votassem nele e 40% que não votariam nele de jeito nenhum; 2% não souberam ou não responderam.

Veja +

Internet de alta velocidade estará disponível em todo o Brasil até 2018

Em 21/10/2014 - Política - Da Redação

Encarar a internet banda larga como serviço tão essencial como a energia elétrica e universalizá-la até 2018, com velocidade entre 25 e 40 Megabites (Mb). Este é o compromisso da presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, para a universalização da internet em seu segundo mandato. Na tarde da segunda-feira (20), em São Paulo, Dilma explicou que além da rápida evolução da banda larga no Brasil a partir do uso da internet 3G e 4G pelos celulares, vai investir na ampliação das redes de fibra ótica, que é a estrutura que dá qualidade à interconexão, por meio do programa Banda Larga Para Todos.

Veja +

Aécio retorna a Serra da Piedade para receber bênçãos

Em 21/10/2014 - Política - Da Redação

Em um momento de pausa de atividade política, na reta final da campanha presidencial, o candidato da Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, retornou na segunda-feira (20/10) ao Santuário da Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), e recebeu as bênçãos em uma cerimônia religiosa. Em 21 de julho, Aécio esteve no santuário, de onde iniciou a campanha presidencial. O gesto é uma tradição repetida por Aécio desde o início de sua trajetória política sempre no início e no final de cada campanha, seguindo o exemplo do avô, Tancredo Neves.

Veja +

Governo Dilma ampliou acesso dos brasileiros à formação técnica e ao ensino superior

Em 20/10/2014 - Política - Da Redação

“O governo da presidenta Dilma Rousseff, sem dúvida alguma, foi o governo que mais criou oportunidades educacionais no País”, afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim. Para ele, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que abriu a oportunidade para 8 milhões de matrículas, fica registrado na história como o maior programa de educação profissional do Brasil. Paim acredita que só foi possível atingir essa marca recorde graças ao modelo do programa, de oferta gratuita de cursos a todos os interessados. “Além disso, faz com que tenhamos como ofertantes as melhores instituições de formação profissional do País, envolvendo as redes públicas estaduais e os institutos federais de educação profissional tecnológica, que têm um papel importantíssimo e ao longo dos últimos governos, do Lula e Dilma, passaram por um processo muito importante de expansão”, disse.

Veja +