A Folha Regional - Arquivo - Política

Dilma volta a defender a reforma política com participação popular

Em 14/10/2014 - Política - Da Redação

A convicção de que o Brasil precisa fazer uma Reforma Política e os principais pontos de uma proposta que realize mudanças significativas no sistema eleitoral brasileiro foi o destaque da fala da presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, em coletiva à imprensa na noite da segunda-feira (13), em Brasília. “Tenho a convicção de que o Brasil precisa da Reforma Política. É uma das pautas mais importantes, que é a mãe de todas as reformas. O Brasil precisa, tanto para poder avançar institucionalmente, quanto para combater a corrupção”, afirmou.

Veja +

Aécio Neves: “Se quisermos cuidar do país, temos de começar a cuidar de nossas crianças”

Em 14/10/2014 - Política - Da Redação

Em visita à sede da Pastoral da Criança em Curitiba (PR), o candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, assumiu o compromisso de, em seu governo, criar um amplo programa de atendimento neonatal na rede pública de saúde do país e priorizar as políticas voltadas para a criança. “Tenham certeza de que vamos criar na rede pública de saúde um amplo programa para crianças que nasçam prematuras ou com algum problema. Vamos buscar ajuda de vocês para dar a todos, começando pelas regiões mais pobres, o atendimento adequado a essas crianças”, afirmou, na segunda-feira (13/10).

Veja +

Secretárias irão conduzir transição do governo mineiro

Em 14/10/2014 - Política - Da Redação

Renata Vilhena e Maria Coeli foram indicadas pelo governador O governador Alberto Pinto Coelho (PP) deu início ao processo de transição do Executivo e designou no dia 13/10, as secretárias de Planejamento, Renata Vilhena, e da Casa Civil, Maria Coeli, para coordenar a troca de administração. Na terça-feira o governador eleito, Fernando Pimentel (PT), deve anunciar qual será sua equipe responsável por colher dados da atual gestão. Em nota divulgada à imprensa, a assessoria informou que Alberto Pinto Coelho entrou em contato com o governador eleito e encaminhou ofício, nos termos da Lei 19.434/2011, para que seja estabelecida a comissão de transição. “O governador Alberto Pinto Coelho aguarda, agora, o retorno do governador eleito”, diz o texto.

Veja +

Anastasia coordena ato em Poços em apoio a Aécio Neves

Em 14/10/2014 - Política - Da Redação

O ex-governador de Minas e senador eleito, Antonio Anastasia (PSDB), assumiu a coordenação da campanha de segundo turno do candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), em Minas Gerais. A primeira ação do senador no sul do Estado será em Poços de Caldas, na terça-feira (14), em encontro no Palace Hotel, às 18h, com deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas de partidos aliados da região. Estarão também em Poços de Caldas, o governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, e o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro. Na reunião serão traçadas estratégias para alavancar, ainda mais, a candidatura de Aécio em Minas Gerais. O encontro foi organizado pelo deputado estadual, Carlos Mosconi, secretário-geral do PSDB mineiro.

Veja +

Tendências: apoio de Marina a Aécio deve animar mercado

Em 13/10/2014 - Política - Da Redação

O analista sênior da Tendências Consultoria Rafael Cortez avaliou, na manhã da segunda-feira (13), que o apoio de Marina Silva (PSB) gera uma expectativa de ânimo favorável ao mercado, simpático à candidatura do tucano Aécio Neves, sobretudo após a frustração das primeiras pesquisas de grandes institutos apontarem empate técnico entre ele e Dilma Rousseff (PT). "A expectativa é de um ânimo positivo no mercado durante esta semana, sobretudo se o cenário se consolidar com o viés favorável de que o PSDB tem, em muito tempo, chances reais de voltar ao governo", disse Cortez.

Veja +

No rádio, Dilma ataca gestão de Aécio em Minas

Em 13/10/2014 - Política - Da Redação

A propaganda do PT no rádio na manhã da segunda-feira (13), usou a construção do aeroporto de Cláudio (MG) para atacar a gestão do candidato Aécio Neves (PSDB) no Estado, governado por ele entre 2003 e 2010. A campanha da presidente Dilma Rousseff vem destacando nos horários eleitorais a vitória petista em Minas como tentativa de desqualificar o tucano. Já Aécio destacou a declaração de apoio de Marina Silva (PSB) à sua candidatura. A propaganda petista desta segunda começou com os locutores enumerando dados negativos sobre a gestão de Aécio que explicariam a derrota tucana no primeiro turno. Entre os dados narrados, a campanha diz que o tucano prometeu 14 aeroportos mas só construiu dois. "Um deles o Brasil já sabe. Foi construído em uma fazenda particular, em terras da família dele. Tá explicado porque Aécio perdeu o jogo em casa", diz o locutor.

Veja +

Acesso à renda e educação reduz trabalho infantil

Em 13/10/2014 - Política - Da Redação

As políticas de proteção às pessoas vulneráveis têm beneficiado, sobretudo, crianças e adolescentes. Nos últimos 10 anos, caiu a porcentagem de adolescentes e crianças em extrema pobreza. Com o Bolsa Família e o Brasil sem Miséria, a porcentagem de crianças e adolescentes em condições de extrema pobreza caiu de 10,5% em 2003 para 0,3% em 2013". Ao promover acesso à renda, Educação e Saúde, estas políticas sociais têm afastado milhares de crianças e adolescentes do trabalho infantil.

Veja +

Aécio Neves se compromete a reorganizar o Estado

Em 13/10/2014 - Política - Da Redação

Em visita à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), o candidato ressaltou que o Estado voltará a apresentar resultados O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, afirmou, no domingo (12/10), em Aparecida (SP), que trabalhará para que os brasileiros retomem a confiança na política e nos governantes. Ao visitar a Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Aécio destacou seus compromissos com o fim do aparelhamento do Estado e a consolidação da Federação. “Nós vamos reorganizar o Estado brasileiro, substituir esse absurdo e nefasto aparelhamento da máquina pública, que gera ineficiência e desvios sucessivos, pela meritocracia, pela qualificação das pessoas”, afirmou Aécio ao celebrar o dia da padroeira do Brasil.

Veja +

TSE exige que instituto forneça ao PT dados de pesquisa

Em 10/10/2014 - Política - Da Redação

O ministro Tarcísio Vieira de Carvalho, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou na noite da quinta-feira, 9, que o Instituto Paraná envie para a campanha da presidente e candidata do PT, Dilma Rousseff, informações sobre a pesquisa publicada nesta semana que aponta Aécio Neves (PSDB) como favorito no segundo turno. Caso não seja possível enviar as cópias de planilhas do Instituto Paraná via e-mail, decidiu o ministro, a campanha de Dilma pode obter os dados diretamente na empresa, fornecendo ao instituto mídia para salvar os dados ou arcando com custos de cópias físicas.

Veja +

Ibope e Datafolha confirmam liderança de Aécio na disputa pela Presidência 

Em 10/10/2014 - Política - Da Redação

Pesquisas divulgadas pelos institutos Ibope e Datafolha na quinta-feira (09/10) reforçaram que o candidato da Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, largou na frente na disputa pela Presidência da República, indicando o cenário de fortalecimento da campanha nas últimas semanas. Os dois institutos mostraram que Aécio lidera com 46% dos votos totais contra 44% da adversária do PT e candidata à reeleição, Dilma Rousseff.  Em votos válidos, o tucano tem 51% contra 49% da petista. A margem de erro do Ibope e do Datafolha é de 2 pontos percentuais.

Veja +