A Folha Regional - Arquivo - Política

Prefeitos esperam facilidade de interlocução com o governo

Em 08/10/2014 - Política - Da Redação

Depois de 12 anos de governo do PSDB em Minas Gerais, os prefeitos mineiros terão que se habituar a trabalhar em conjunto com um outro modelo de governo, liderado por Fernando Pimentel (PT). O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Barbacena, região central do Estado, Antônio Andrada (PSDB), espera que a interlocução do governo do Estado com os municípios continue a mesma, que de acordo com ele sempre foi “muito boa”. “Desde que assumi a presidência da Associação, nunca tive dificuldades de discussão com o governo de Minas, o diálogo com o governador Alberto Pinto Coelho (PP) e com o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) sempre foi fácil e aberto”, afirmou.

Veja +

Paulo Guedes é o deputado mais votado da história da Assembleia de Minas

Em 08/10/2014 - Política - Da Redação

Com a expressiva votação de 164.831 votos nas eleições do domingo (05), Paulo Guedes (PT) entra para o seu terceiro mandato como o deputado estadual mais votado da história de Minas Gerais. O último recorde havia sido alcançado pelo deputado Dinis Pinheiro, que obteve 159.422, nas eleições de 2010. Paulo Guedes tem sua principal base eleitoral no Norte de Minas, onde foi majoritário em 35 cidades e garantiu 157.107 dos 164.831 votos conquistados no total. Único deputado estadual do PT na região, ele acredita que o resultado se deve ao trabalho realizado nos último oito anos. “Temos uma parceria forte com o governo federal, que tem possibilitado investimentos importantes na região. Nos últimos anos, consegui trazer para o Norte de Minas ações e programas que realmente estão mudando a vida de milhares de famílias”, disse o deputado ao lembrar que o programa Água para Todos está investindo mais de R$ 2 bilhões em abastecimento de águas nas comunidades rurais e na construção de barragens para amenizar o problema crônico da seca na região. 

Veja +

Ibope erra fora da margem em dois terços dos Estados

Em 07/10/2014 - Política - Da Redação

Os últimos levantamento do Ibope, maior instituto de pesquisas do país, divulgadas antes do primeiro turno nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal divergiram da apuração – fora da margem de erro – em 17 unidades da Federação, ou seja, em dois terços das disputas pelos governos locais. De acordo com levantamento do blog de O TEMPO Olho Neles, o instituto só conseguiu prever corretamente o resultado das eleições para governador em dez casos. Além disso, o Ibope também errou o resultado para presidente da República, fora da margem de erro.

Veja +

"Investidor pode fazer tudo, mas não ganha eleição", diz Dilma

Em 07/10/2014 - Política - Da Redação

Após o Ibovespa disparar e a cotação do dólar norte-americano cair com o resultado do primeiro turno das eleições, a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) disse na segunda-feira (5), em coletiva no Palácio da Alvorada, "que o investidor pode fazer tudo, mas não ganha a eleição". Mirando mais uma vez os tucanos, Dilma afirmou que a indicação de Armínio Fraga para o Ministério da Fazenda é um "complicador" para a candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves. "Eu desconfio que os investidores podem fazer tudo, mas não ganham uma eleição. Quem ganha e vota no Brasil chama-se povo brasileiro", disse Dilma, respondendo a uma repórter sobre a torcida de investidores por uma vitória do candidato do PSDB.

Veja +

Aécio diz que Brasil está espantado com 'monstros do presente'

Em 07/10/2014 - Política - Da Redação

Em sua primeira entrevista coletiva, concedida na tarde da segunda-feira (6), em São Paulo, onde obteve a maior votação no primeiro turno das eleições para presidente, o candidato do PSDB Aécio Neves já deu o tom sobre como será a sua campanha no segundo turno, contra a presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff. Depois de convidar Dilma a fazer uma campanha propositiva e de alto nível, ele criticou a adversária, destacando que é o único capaz de promover as mudanças desejadas pela maioria da população.

Veja +

Aécio Neves: “O sentimento é de mudança”

Em 06/10/2014 - Política - Da Redação

O sentimento de mudança que o povo brasileiro deseja para o país foi o grande vitorioso desse primeiro turno das eleições presidenciais. A avaliação foi feita pelo candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, em seu primeiro pronunciamento após a divulgação do resultado da votação que o levou à segunda fase da corrida eleitoral. Ao falar do resultado das urnas na noite do domingo (05/10), em Belo Horizonte (MG), ele afirmou que o triunfo de sua candidatura significa que parte da travessia que tem pela frente já foi vencida e pediu que todos a se mantenham unidos para o restante do percurso.

Veja +

Para Dilma, povo disse nas urnas que não quer a volta dos fantasmas do passado

Em 06/10/2014 - Política - Da Redação

A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, fez um pronunciamento na noite do domingo (5), em Brasília, e afirmou que a principal mensagem dada pelas urnas no primeiro turno das eleições contém o recado da continuidade dos avanços promovidos pelo projeto político iniciado em 2003, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O povo brasileiro anseia por mais avanços, e disse ver no projeto que eu represento a mais legítima e confiável posição de mudança com responsabilidade que nós temos de assumir perante a história”, afirmou.

Veja +

Eleito, Pimentel garante: “O povo de Minas mostrou que é soberano”

Em 06/10/2014 - Política - Da Redação

Foi com a voz embargada e muito  emocionado que o governador eleito de Minas Gerais,  Fernando Pimentel (PT), acompanhado pelo vice-governador eleito Antônio Andrade (PMDB) e do ministro de Desenvolvimento Mauro Borges, falou com à imprensa neste domingo, após a vitória em primeiro turno na disputa pelo Palácio Tiradentes. Cercado por lideranças parlamentares e dezenas de apoiadores, Pimentel concedeu entrevista no comitê central de campanha, em Belo Horizonte. E as primeiras palavras de Pimentel foram de agradecimento aos mineiros e mineiras pela confiança recebida. Pimentel agradeceu à população de todo o estado e lembrou que a vitória agora aumenta sua responsabilidade, já que os eleitores mostraram que querem uma nova forma de governar em Minas.

Veja +

Conheça os 53 deputados federais eleitos em Minas

Em 06/10/2014 - Política - Da Redação

Definido o cenário da Câmara dos Deputados para os próximos quatro anos. Ao todo, 53 candidatos foram eleitos. Veja a lista dos deputados federais divididos pelas coligações: A vez de Minas (DEM / PSDB / PP / PR /PSD – 21 vagas) Rodrigo de Castro: PSDB - 292.796 (2,9%) Misael Varella DEM – DEM - 257.750 (2,55%) Odelmo Leão PP - 179.650 (1,78%) Jaiminho Martins PSD - 158.907 (1,57%) Toninho Pinheiro PP - 148.227 (1,47%) Domingos Sávio PSDB - 143.900 (1,42%) Marcus Pestana PSDB -  131.683 (1,30%)

Veja +

Abstenção, brancos e nulos são 29% dos votos em todo o país

Em 06/10/2014 - Política - Da Redação

Segundo pesquisa, brasileiro não confiam até mesmo nos candidatos que escolhe, sendo que os deputados estaduais lideram o ranking Com 99,99% das urnas apuradas, um percentual que representa 142.820.810 eleitores, as eleições de 2014 tiveram 90,36% de votos válidos. Os números foram computados até as 1h30 da segunda-feira (6). Brancos e nulos somaram 9,64% dos votos totais, e os eleitores que não compareceram às urnas somaram 27.698.199, o que significa 19,39% do total.

Veja +