A Folha Regional - Arquivo - Política

Pimentel usa da arrogância contra Aécio e canta vitória antes da hora

Em 18/09/2014 - Política - Da Redação

Ex-ministro de Dilma, o petista está envolvido em contradições, escândalos e descaso com Minas Animado com os resultados das últimas pesquisas eleitorais e usando de uma arrogância sem limite, o que caracteriza a atitude de diversos petistas, o candidato do PT ao governo mineiro, Fernando Pimentel, decidiu cantar vitória antes do eleitorado votar e prometeu impor “uma derrota histórica” em Minas ao grupo comandado pelo candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves. Pimentel, definitivamente, parece ter sido tomado também por forte dose de deslealdade com os mineiros, pois enquanto foi ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior não moveu uma palha sequer para promover o desenvolvimento econômico de Minas, preferindo canalizar suas energias para viabilizar investimentos de milhões de dólares em portos cubanos.

Veja +

Aécio critica corrupção na Petrobras durante debate na CNBB

Em 17/09/2014 - Política - Da Redação

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, enfatizou, na terça-feira (16/09), a necessidade de o governo combater a corrupção e lamentou as denúncias de desvios de recursos e pagamento de propinas envolvendo ex-dirigentes da Petrobras e aliados da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). Ao participar do debate entre presidenciáveis promovido à noite pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ele lembrou que a Polícia Federal indica a atuação de uma organização criminosa na estatal. Ao ser perguntado sobre os escândalos na empresa petrolífera, Aécio fez referência à compra superfaturada da refinaria de Pasadena, nos EUA, durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2010) - quando Dilma era presidente do Conselho de Administração da estatal e ministra de Minas e Energia e, posteriormente, da Casa Civil.

Veja +

Dilma exalta superação da fome pelo Brasil

Em 17/09/2014 - Política - Da Redação

No último bloco do debate presidencial realizado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, fez referência ao estudo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), da ONU. “Hoje é um dia muito feliz para mim e para o Brasil. Saímos do mapa da fome. Somos um entre 37 países do mundo que não sofrem com esse mal profundo que é a fome”, comemorou Dilma.

Veja +

Corrupção esquenta o embate na CNBB

Em 17/09/2014 - Política - Da Redação

O debate promovido na terça-feira (16) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela TV Aparecida esquentou no único bloco em que os candidatos fizeram perguntas entre si. Eles trocaram farpas sobre corrupção, trazendo à tona o escândalo da Petrobras e o mensalão tucano, além do caso do aeroporto de Cláudio.  Coube à candidata Luciana Genro (PSOL), taxada de “auxiliar do PT” pelo presidenciável Aécio Neves (PSDB) por ter interferido nas críticas do senador sobre o caso Petrobras, destacar a ligação do PSDB com algumas denúncias. “Aécio, o senhor fala como se não tivesse havido corrupção. Seu governo foi o precursor, com Eduardo Azeredo (PSDB). 

Veja +

IBOPE: Pimentel continua a crescer e abre 20 pontos sobre tucano

Em 17/09/2014 - Política - Da Redação

Levantamento divulgado pela Rede Globo mostra candidato da coligação Minas Pra Você com 43% das intenções de voto para o governo de Minas Gerais O candidato a governador pela coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel (PT), disparou na intenção de voto dos mineiros e mineiras e caminha para a vitória no primeiro turno. Segundo pesquisa Ibope divulgada hoje pela Rede Globo de Televisão, Pimentel tem 43% das intenções de voto para governador, ante 23% do segundo colocado, o tucano Pimenta da Veiga.

Veja +

TRE barra 13 candidaturas pela Lei da Ficha Limpa em Minas

Em 16/09/2014 - Política - Da Redação

O Tribuna Regional Eleitoral (TRE-MG) divulgou na segunda-feira (15) o indeferimento de 13 candidaturas tendo como base a Lei da Ficha Limpa. Entre os barrados estão seis candidatos a deputado federal e sete candidatos a deputado estadual. Entre os que tiveram a candidatura barrada pelo TRE-MG está o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto (PRB). Ex-prefeito de Uberaba e ex-deputado federal, Adauto teve a candidatura indeferida, embora ainda caiba recurso. Ele foi condenado por omissão em processo seletivo na saúde. Com a decisão do tribunal o político já anunciou a desistência da disputa. "Como não consegui resolver o meu problema jurídico e, se fosse eleito, teria dificuldade para diplomar, tomar posse e assumir o mandato, estou deixando a disputa eleitoral", justificou o ex-ministro em entrevista ao Jornal de Uberaba. A reportagem tentou mas não conseguiu contato com o ex-deputado.

Veja +

Aécio Neves foca redução da maioridade penal

Em 16/09/2014 - Política - Da Redação

Tucano diz que governo não assume responsabilidade da segurança pública Enquanto Dilma Rousseff e Marina Silva elencaram propostas distintas para tratar no horário eleitoral gratuito transmitido na manhã da terça-feira pelas emissoras de rádio, Aécio Neves focou na defesa da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos de idade. Ao afirmar que o atual governo não toma para si as responsabilidades em relação à segurança pública, o candidato do PSDB explicou o projeto de lei que tramita no Congresso, apresentado pelo vice de sua chapa, senador Aloysio Nunes. "Vamos reformar o Código Penal", disse Aécio, sobre a redução da maioridade penal. No programa, Aloysio usou como exemplo o caso de um jovem de 17 anos que matou a namorada, filmou o crime e postou na internet. Segundo ele, o jovem ficará no máximo três anos em instituição socioeducativa. "No caso dos crimes hediondos, queremos que, a partir dos 16 anos, o jovem seja julgado como adulto", disse o senador.

Veja +

Vox Populi mostra Dilma com 36%, Marina, 27%, e Aécio, 15%

Em 16/09/2014 - Política - Da Redação

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) tem 36% das intenções de voto no primeiro turno, segundo pesquisa Vox Populi/Rede Record, divulgada na noite da segunda-feira (15). Marina Silva, do PSB, está na segunda colocação com 27%. Já o tucano Aécio Neves aparece com 15% das intenções de voto. Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) têm 1% cada. Votos em branco e nulos somam 8% e os indecisos chegam a 12%.

Veja +

Dilma adverte sobre paralisia no brasil com autonomia do banco central e reafirma combate à corrupção

Em 15/09/2014 - Política - Da Redação

A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, participou na manhã da sexta-feira (12) de sabatina do jornal O Globo. Dilm a voltou a criticar a proposta de autonomia do Banco Central e da maior presença de bancos privados na economia em lugar dos bancos públicos, chamando atenção para as consequências de uma paralisia nos investimentos de políticas sociais e de infraestrutura. A presidenta também voltou a enfatizar as realizações de seu governo no combate à corrupção. As propostas de autonomia do Banco Central e da diminuição do papel dos bancos públicos na economia apresentadas pela candidata Marina Silva (PSB) foram analisadas pela presidenta Dilma, que relacionou esta intenção a consequências negativas para economia. “Diminuir o papel dos bancos públicos vai acabar com o financiamento do investimento, da Agricultura, de todas as obras de infraestrutura. Quando cheguei no governo, o financiamento de longo prazo no Brasil era de 5 a 7 anos. A taxa de juros era de duas casas. Não existe obra de infraestrutura se não tem financiamento de 30 anos, que não tenha taxa de juros compatível com longo prazo”.

Veja +

Governo do PT coloca Minas na antepenúltima posição no ranking nacional de repasses para segurança

Em 15/09/2014 - Política - Da Redação

Dados do próprio Ministério da Justiça mostram que administração petista virou as costas para o povo mineiro e tem atuação pífia no combate à criminalidade Muito ao contrário do que alardeia o candidato petista ao Governo do Estado, a segurança pública de Minas Gerais foi desprezada pelo governo federal do PT. Em uma amostra de claro descaso com o povo mineiro, Minas Gerais figura entre os estados que menos receberam recursos per capita para a área de segurança pública em todo o Brasil nos últimos três anos. Segundo revela reportagem publicada na sexta-feira (12/09) pelo jornal “Estado de Minas”, entre 2011 e 2014, foram repassados ao setor de segurança pelo governo de Dilma Rousseff apenas R$ 2,18 para cada habitante do Estado, investimento considerado pífio por especialistas do setor.

Veja +