Em 29/01/2015 - Geral - Da Redação
E o curso tem a vantagem de ser de graça e a distância Grande ou pequena, com milhares de alqueires ou pouco mais de um hectare, toda propriedade rural pode render e produzir muito mais com planejamento e boa administração. Esse é o foco do curso Negócio Certo Rural, oferecido no portal de ensino a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). E as experiências positivas dos alunos comprovam: a gestão eficiente é mesmo meio caminho andado para o sucesso. A iniciativa pioneira do SENAR vem buscando melhorar a gestão dos negócios no meio rural, por meio da capacitação de produtores em larga escala. Por ser a distância e gratuito, o curso é acessível até mesmo a quem vive nas regiões mais isoladas do País, atraindo um público crescente e variado. Homens e mulheres, jovens e bem vividos, com formação básica ou pós-graduados, do Oiapoque ao Chuí, uma gente ávida por formação na área do agronegócio, acumulando histórias de sucesso nascidas durante as aulas.
Em 29/01/2015 - Geral - Da Redação
Cemig ressalta os cuidados no pré-carnaval para a segurança dos foliões Em várias cidades mineiras já acontece o aquecimento para o Carnaval 2015. Para evitar acidentes com os foliões em meio ao clima de festa do pré-carnaval, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig alerta a população sobre os riscos relacionados à rede elétrica. Os cuidados com a segurança começam antes mesmo da festa. A montagem de palanques merece atenção especial da organização dos eventos, que deve atentar para a existência das redes elétricas aéreas e subterrâneas, caso seja necessário algum tipo de escavação.
Em 29/01/2015 - Geral - Da Redação
Secretários Estaduais de meio ambiente e de agricultura serão convidados a debater o tema As ministras Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Kátia Abreu (Agricultura) acertaram ontem a realização em Brasília de uma reunião com secretários estaduais de meio ambiente e de agricultura, no próximo dia 5 de fevereiro, para discutir, debater e oferecer soluções aos desafios que o País impôs ao governo federal em razão dos problemas causados pelo baixo volume de chuvas que está afetando o abastecimento de água no Sudeste e no Nordeste.
Em 29/01/2015 - Geral - Da Redação
Minas Gerais pode experimentar um racionamento severo de água, caso não sejam alcançadas as medidas de economia do recurso traçadas pelo governo do Estado. A afirmação foi feita, ontem, pelo governador Fernando Pimentel que disse, ainda, que aqueles consumidores que gastarem mais água do que nos últimos 12 meses serão sobretaxados na fatura.
Em 28/01/2015 - Geral - Da Redação
Seplag coordenará ações. Órgãos federais e parceiros da sociedade civil podem ser acionados para reforçar trabalhos Decreto do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, criando a força-tarefa para gerir o abastecimento de água no Estado foi publicado na edição da quarta-feira (28), no diário oficial Minas Gerais. A força-tarefa é formada por 12 órgãos e entidades, entre eles a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Copasa e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
Em 28/01/2015 - Geral - Da Redação
As contribuições da Advocacia-Geral da União (AGU) na construção do novo Código de Processo Civil e nas discussões para o aprimoramento do projeto de lei de mediação que tramita no Congresso Nacional foram as principais atuações da Assessoria Parlamentar (Aspar) da Instituição em 2014. As articulações da equipe ainda renderam um acréscimo de R$ 90 milhões ao orçamento da AGU para 2015. Mais de 100 reuniões com parlamentares foram realizadas e quase 90 projetos de interesse da AGU tiveram monitoramento especial. “Consolidamos o trabalho, sobretudo do ponto de vista da busca de instrumentos para que a advocacia pública possa, por meio das legislações, dar uma resposta cada vez mais célere à sociedade brasileira”, avaliou o chefe da Assessoria Parlamentar, Nilson Karoll Mendes de Araujo.
Em 28/01/2015 - Geral - Da Redação
Nesta nova edição do programa, 1.500 prefeituras poderão solicitar ao governo profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde Termina na quarta-feira (28) o prazo para os municípios se inscreverem no Mais Médicos. Nesta nova edição do programa, 1.500 prefeituras poderão solicitar ao governo profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde. A adesão pode ser feita no site do programa. Estão aptas a aderir as prefeituras que receberam médicos do Provab 2014, que termina em fevereiro, e aquelas de municípios com maior vulnerabilidade econômica e social.
Em 28/01/2015 - Geral - Da Redação
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas fechou o ano de 2014 com crescimento de 5,8%, na comparação com o ano anterior. É o quarto ano de aumento seguido desde 2010, quando o índice fechou com queda de 3,7% e também representou uma aceleração em relação à alta de 2,5% ocorrida na inadimplência das empresas em 2013. Na variação anual – dezembro de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o indicador subiu 3,0%.
Em 28/01/2015 - Geral - Da Redação
Transparência, reestruturação da carreira e necessidade de projetos para formação continuada dos professores foram os pontos de consenso Governo e representantes de entidades sindicais participaram na terça-feira (27), no Palácio Tiradentes, da primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para discutir a valorização dos servidores da Educação. A ação faz parte do compromisso assumido pelo governador Fernando Pimentel de estabelecer um espaço de diálogo amplo e permanente com os educadores mineiros, servidores estaduais e com a sociedade.
Em 27/01/2015 - Geral - Da Redação
Recomendação do Ministério Público foi condenada por participantes de audiência da Comissão de Segurança Pública. A recomendação do Ministério Público (MP) para que as maternidades públicas comuniquem o nascimento de filhos de mães usuárias de drogas foi criticada na terça-feira (27/1/15) durante audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Representantes do Governo do Estado, da Defensoria Pública e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), além dos deputados presentes na reunião, condenaram a recomendação feita em 2014 de encaminhar o recém-nascido para abrigos, sem antes realizar um acompanhamento psicossocial dos pais ou de tentar manter o bebê com a chamada “família extensa” (parentes próximos com os quais a criança convive).