A Folha Regional - Artigos - Geral

2014 registra mais de dois milhões de tentativas de fraude de roubo de identidade, revela Serasa Experian

Em 23/01/2015 - Geral - Da Redação

Estagnação da economia contribuiu para diminuição de 7,5% em comparação a 2013; setor de telefonia apresentou queda pela primeira vez desde 2011 Em 2014, foram registradas 2.039.588 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor.  Isto foi equivalente uma tentativa de fraude a cada 15,5 segundos no país Este resultado representou queda de 7,5% em comparação a 2013, ano em que foram registradas 2.204.158 tentativas (uma a cada 14,5 segundos).

Veja +

MUZAMBINHO: Carnaval que atrai foliões de todo Brasil

Em 22/01/2015 - Geral - Da Redação

O carnaval 2015 em Muzambinho, Sul de Minas Gerais, terá atrações para todos os públicos.  Uma programação diversificada para crianças, jovens, adultos e melhor idade. Na Avenida Doutor Américo Luz, praça central do município, terá shows gratuitos, desfiles de blocos caricatos, desfiles de Escolas de Samba, matinês para as crianças e salão com marchinhas. E para quem tem energia de sobra, no Parque Folia, grandes nomes da música com um dos maiores blocos de carnaval do estado, Bloco Vermes e Cia. 

Veja +

Santas Casas e hospitais beneficentes seguem sem receber pagamento do Ministério da Saúde

Em 22/01/2015 - Geral - Da Redação

O Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), adiou novamente os pagamentos do Teto Financeiro da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) referentes aos atendimentos realizados pelo hospitais em dezembro de 2014. As Santas Casas e hospitais beneficentes que já amargavam déficits financeiros assustadores, recentemente tiveram um significante atraso nos pagamentos referentes a produção de novembro, causando novas despesas com juros bancários, que ainda não foram quitados. Além disso, foram surpreendidos novamente com o estorno do pagamento da primeira parcela de 2015, que desde o dia 16 de janeiro aparecia no sistema para ser efetivado, mas foi cancelado. Com isso, na quarta-feira (21/01) foi efetuado novo empenho, que pode levar até cinco dias para que o pagamento seja efetivado na conta dos gestores estaduais e municipais, e só depois repassado aos hospitais.

Veja +

Resolução do quadro de escolas é publicada com novidades para o ano letivo de 2015

Em 22/01/2015 - Geral - Da Redação

Entre as novidades está a permissão de que turmas dos anos iniciais do ensino fundamental contem com profissional de educação física Responsável por organizar o funcionamento da rede pública estadual durante o ano letivo de 2015, a Resolução SEE nº 2.741, de 20 de janeiro de 2015, da Secretaria de Estado de Educação, foi publicada na edição da quarta-feira (21) do Diário Oficial dos Poderes do Estado. O documento estabelece normas para a organização do Quadro de Pessoal das Escolas Estaduais e a designação para o exercício de função pública na rede estadual de educação básica e, neste ano, trouxe novidades.

Veja +

AGU recorre de decisão que negou extradição de holandês condenado por tráfico de drogas

Em 22/01/2015 - Geral - Da Redação

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou na terça-feira (20) recurso à Corte de Apelação de Roma, na Itália, contra decisão que negou a extradição de Ronald van Coolwijk, holandês condenado, em junho de 1995, a 15 anos de prisão pela Justiça Federal do Espírito Santo, por manter 625kg de cocaína em depósito no Porto de Capuaba, em Vila Velha (ES). A petição apresentada pelo Departamento Internacional (DPI) da Procuradoria-Geral da União (PGU), unidade da AGU que atua no caso, está prevista para ser analisada pela Corte na próxima segunda-feira (26).

Veja +

RESERVATÓRIOS: Água armazenada é suficiente só para um mês de consumo

Em 22/01/2015 - Geral - Da Redação

Chance de racionamento cresce a cada dia e estação chuvosa está aquém do esperado A água armazenada em todos os reservatórios do país hoje é suficiente para gerar energia e abastecer o Brasil só por um mês. O dado mostra a situação alarmante do sistema energético nacional e reforça a tese de que, dificilmente, será possível escapar de um racionamento em 2015. “Essa reserva de um mês que está armazenada mais a água que vai chegar tem que atender a 60% do consumo nacional (percentual das hidrelétrica na matriz energética) até o fim do ano”, diz o diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético (Ilumina), Roberto D´Araújo.

Veja +

Para aluna nota 1.000, nenhum tema de redação é surpreendente para quem lê

Em 22/01/2015 - Geral - Da Redação

Lívia lê cerca de 30 livros por ano, de gêneros que vão de ficção a filosofia, notícias sobre atualidades, e mantém uma produção semanal de textos Lívia Armentano Sargi, aluna do Colégio Santo André, de Jabotical (SP), é nota 1.000 na redação do Enem. E não só isso, ela conquistou média 852 na prova geral, o que lhe confere uma excelente classificação para escolher a faculdade que julgar mais adequada para a realização de seu sonho: formar-se advogada e tornar-se juíza. 

Veja +

Esquilo reconhece erros do PSDB e lembra que nunca enfiou a mão no bolso do povo com impostos

Em 21/01/2015 - Geral - Da Redação

Ex-prefeito de Muzambinho por dois mandatos, Sérgio Arlindo Cerávolo Paoliello ocupou o cargo de Secretário de Estado no final do governo de Alberto Pinto Coelho. Na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (SEDRU), a liderança teve a oportunidade de atuar em toda Minas Gerais. Durante entrevista, Sérgio Esquilo relatou a experiência vivida e ações desenvolvidas pelos municípios da região. DIVISOR DE ÁGUA - Sérgio Esquilo considerou a experiência bastante positiva, revelando ter ficado honrado pelo convite feito pelo então governador Antonio Anastasia e atuado também com o governador Alberto Pinto Coelho. Relata que foi considerado um “divisor de água” dentro da SEDRU durante os nove meses que ocupou o importante cargo justamente pela sua experiência administrativa. Conseguiu, inclusive, integrar toda a equipe de funcionários e diretores da Secretaria. A Cidade Administrativa, com 18 mil funcionários, é maior que 80% dos municípios mineiros. Como Secretário de Estado, teve a oportunidade de levantar diversas questões referentes ao governo e buscando maior viabilidade da Cidade Administrativa.

Veja +

Permuta ajuda a superar cenário desfavorável nos negócios nos primeiros meses do ano

Em 21/01/2015 - Geral - Da Redação

Uma boa maneira de ocupar serviços ou produtos ociosos enquanto o mercado não aquece totalmente, pode ser a troca de produtos ou serviços Usada por empresas em todo mundo, a permuta, no âmbito empresarial, é muito empregada em todas as épocas do ano, porém no primeiro trimestre, quando o mercado pode gerar um pouco mais de insegurança, principalmente quando o cenário econômico está aparentemente desfavorável, a forma de pagamento baseada em troca é uma boa alternativa para ocupar serviços ou produtos ociosos. A permuta traz diversos benefícios, é mais uma forma de pagamento que pode facilitar a conclusão de uma venda, atrair novos clientes, evitar desperdícios, reduzir a capacidade inativa e estoques parados, além de ser uma vantagem competitiva aos concorrentes que não trabalhem com tal modalidade de pagamento.

Veja +

Falta de água ameaça festa de Carnaval no interior de Minas

Em 21/01/2015 - Geral - Da Redação

Entre as cidades com mudanças na folia está Ouro Preto, que terá rodízio de abastecimento A menos de um mês do Carnaval e diante de uma forte estiagem, cidades do interior de Minas com tradição no Carnaval estudam formas para garantir o abastecimento de água para moradores e turistas. Com os níveis dos reservatórios bem abaixo do normal, há um temor de racionamento e até mesmo de falta de água durante a festa. Diante das incertezas e de uma previsão de pouca chuva nos próximos dias, Ouro Preto, na região Central do Estado, adotou nesta segunda um rodízio no abastecimento de água. Outras cidades já traçam estratégias como o fornecimento de caminhões-pipa para não perder os turistas.

Veja +