A Folha Regional - Artigos - Geral

Temperaturas altas e uso do chuveiro podem elevar consumo de energia no verão

Em 16/12/2014 - Geral - Da Redação

Com início na próxima semana, o verão na região Sudeste é caracterizado por altas temperaturas e a ocorrência de chuvas, trazendo, por um lado, alívio para os reservatórios das usinas hidrelétricas e, por outro, possível aumento do consumo de energia, devido ao uso mais intenso dos equipamentos de climatização dos ambientes como ar condicionado e ventiladores. Alguns hábitos simples e que podem ser adotados sem perda do conforto podem atenuar esse aumento do consumo e reduzir a conta de energia no fim do mês, como mudar a chave de temperatura do chuveiro para o verão, nesta época do ano. “O chuveiro, geralmente, é o equipamento que mais consome energia, devido à sua potência, que é muito alta. Mudando o seletor de temperatura da posição ‘inverno’ para a posição ‘verão’ já reduz a potência em 30% e proporciona uma redução no consumo ao final do mês de até 10%”, explica o engenheiro Leonardo Rivetti, gerente de Eficiência Energética de Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Veja +

De saída, governador reduz ‘folga’ de fim de ano em MG

Em 16/12/2014 - Geral - Da Redação

Servidores estão insatisfeitos porque afirmam que o governo reduziu a folga de fim de ano ao não emendar o feriado de Natal, que cai na quinta-feira Nos últimos dias da gestão de tucanos e aliados no governo do Estado de Minas Gerais, uma mudança está deixando os servidores efetivos e comissionados insatisfeitos na Cidade Administrativa. Ao contrário dos anos anteriores, eles afirmam que o governo reduziu a folga de fim de ano ao não emendar o feriado de Natal, que cai na quinta-feira.

Veja +

Novos investimentos anunciados para o Sul de Minas focam em sustentabilidade e qualidade

Em 15/12/2014 - Geral - Da Redação

Os aportes anunciados e firmados para o município de Extrema, nos setores de bebidas e alimentos e indústria química, ultrapassam a marca de R$ 38 milhões Dois novos protocolos de intenções, que garantem sustentabilidade ambiental e qualidade da produção, foram assinados pelo Governo de Minas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Os investimentos nos setores de bebidas e alimentos e indústria química totalizam mais de R$ 38 milhões em aportes para o município de Extrema, localizada no Sul de Minas.

Veja +

AGU comprova que é indevido o acúmulo de mais de dois períodos de férias

Em 15/12/2014 - Geral - Da Redação

É indevido o acúmulo de férias por servidor público além do período máximo estabelecido pela Lei nº 8.112/90. A tese foi defendida pela Advocacia-Geral da União (AGU) e acatada pela Justiça em ação contra ato da Polícia Federal de Alagoas que rejeitou pedido de agente que extrapolou prazo para solicitar o benefício. O autor ajuizou ação explicando que em 2005 conseguiu reverter sua aposentadoria e, após retornar ao serviço, tirou 20 dias de férias em junho/julho e depois mais 10 em dezembro de 2006. Alegou que o período de férias referente a 2005 foi indeferido pelo setor de recursos humanos do Departamento da Polícia Federal, pois o prazo havia expirado, mas que seria indevido.

Veja +

JORNAIS DO INTERIOR EM DESTAQUE: Rede SINDIJORI - Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais

Em 15/12/2014 - Geral - Da Redação

Por Antuérpio Pettersen Filho Pampulha, Verde, Pampulha, que um dia já ti vi Verde Obra de Intervenção Humana, talvez uma das mais belas do Planeta, demonstrando o quanto o Binômio “Homem & Natureza” podem harmonizar-se em simbiose perpetua, a Lagoa da Pampulha consiste-se em um Lago, Represa, localizado na Zona Norte do Município de Belo Horizonte/MG, com cerca de 18 quilômetros de perímetro, em plena Zona Urbana da Cidade, cercado por um Conjunto Arquitetônico singular, de fazer inveja a própria Brasília/DF, igualmente concebida por seu Genitor, o Arquiteto Oscar Niemayer, realização ímpar, finalizada em 1943, na Administração Juscelino Kubscheck, destacando-se entre os “Monumentos” que a rodeiam, a Igrejinha de São Francisco, obra de Arquitetura Moderna Curvilínea, Revolucionária, à sua época, com Pinturas de Cândido Portinari e Jardins de Burle Marx igualmente Monumentais, nas margens da Lagoa encontram-se o MAP - Museu de Arte da Pampulha, cuja Marquise ostenta, de forma dissimulada, ao tempo da sua Construção, símbolo proibidíssimo, a “Foice e o Martelo” (Genialidade de Niemayer, Comunista de Carteirinha), o Mineirão, o Mineirinho, o Jardim Botânico, Zoológico, enfim, toda uma seara de intervenções Humanas, aliadas a uma Natureza invocativa local, em que a Lagoa, embora alimentada por alguns córregos e ribeirões, como o Vilarinho, recebendo Esgoto Sanitário da Região, vem sendo objeto de tratamento e despoluição, problema maior, por que se debruça a Administração Municipal, atenta à conseguir o tombamento do Complexo como “Patrimônio da Humanidade”, Titulo que, penso, é merecido, cujas principais testemunhas vivas, podemos citar, Jacarés )do comprimento de um Carro Popular) e Famílias Inteiras de Capivaras, que pastam ao redor do Lago, demonstrando o quanto a Natureza pode ser resistente, e teimar em sobreviver.

Veja +

ATÉ O FIM DO MÊS: Beneficiários do INSS têm que fazer a comprovação de vida

Em 15/12/2014 - Geral - Da Redação

Caso contrário o benefício será suspenso; Federação Brasileira de Bancos (Febraban) pede que as pessoas evitem o procedimento na última hora Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 30 de dezembro – os bancos não funcionam no dia 31 – para comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária, caso contrário o benefício será suspenso. O alerta é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que pede às pessoas que evitem o procedimento na última hora.

Veja +

Corte italiana julgará recurso da AGU sobre extradição de Pizzolato em fevereiro

Em 12/12/2014 - Geral - Da Redação

Já foi definida data para julgamento do recurso apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o processo de extradição de Henrique Pizzolato, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Penal nº 470 pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato. A Sexta Seção Criminal da Corte de Cassação da Itália confirmou que a audiência para analisar os pedidos movidos pelo Brasil e pelo Ministério Público italiano será realizada no dia 11 de fevereiro de 2015.

Veja +

Justiça vai restringir propaganda de cerveja 

Em 12/12/2014 - Geral - Da Redação

Haverá limite de horário para TV e não será permitida a associação com esportes O Tribunal Federal da 4ª Região, do Rio Grande do Sul, determinou nesta quinta que a União e a Anvisa passem a aplicar novas restrições às propagandas de bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau. A decisão, efetuada a pedido do Ministério Público Federal (MPF), estende aos anúncios publicitários de cervejas e vinhos limitações previstas na Lei 9.294/96, que valiam apenas para bebidas com mais de 13 graus.

Veja +

Crianças de escolas de Alfenas apresentam “Concerto de Natal” na UNIFAL-MG

Em 12/12/2014 - Geral - Da Redação

Alunos e professores das escolas CAIC e Teresa Paulino de Alfenas que participam do projeto de extensão “Madrigal na Escola”, se reuniram no auditório Dr. João Leão de Faria da UNIFAL-MG, na tarde da quarta-feira, 10/12, para o encontro “Concerto de Natal”. O objetivo do evento foi apresentar as atividades desenvolvidas no projeto, coordenado pelo professor Mário Danieli e pela servidora técnica-administrativa, Maria de los Angeles Ballesteros, com o apoio do Proext/MEC-SESu 2014.

Veja +

Minas agora tem queijo de marca

Em 11/12/2014 - Geral - Da Redação

Iguaria típica produzida na Serra da Canastra ganha, a partir de hoje, selo que vai reforçar a identificação geográfica do produto, já conquistada junto ao Inpi. Iniciativa alavanca negócios Em busca de agregar valor a um dos produtos mais tradicionais de Minas Gerais, hoje será lançada a marca que distinguirá o queijo produzido na Serra da Canastra dos demais. O novo selo reforça a função da identificação geográfica concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) aos produtores da região, além de dificultar a venda desregrada de outros tipos da iguaria com as mesmas especificidades como se fossem produzidos na Canastra. A ação é a primeira de uma série de propostas em parceria com o Sebrae para difundir a história por trás do queijo.

Veja +