Em 21/11/2014 - Geral - Da Redação
40 Finalistas apresentarão os trabalhos na Feira, que será realizada em Belo Horizonte, em dezembro, na sede do Conselho. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) selecionou 40 trabalhos para a etapa final da segunda edição da Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec), que será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro de 2014, na sede do Conselho, em Belo Horizonte. Os finalistas são de diversas cidades, com um maior número de trabalhos em Belo Horizonte (seis), seguida por Montes Claros (cinco), Norte de Minas, e Santa Rita do Sapucaí (quatro), Sul de Minas.
Em 21/11/2014 - Geral - Da Redação
O presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), participou de uma solenidade em celebração ao Dia da Bandeira, na quarta-feira (19/11). Ao lado do vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros (PV), ele hasteou a bandeira de Belo Horizonte. Participaram do evento o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), além dos parlamentares André Quintão (PT), Adelmo Carneiro Leão (PT) e deputadas Liza Prado (Pros) e Luzia Ferreira (PPS).
Em 20/11/2014 - Geral - Da Redação
O Carnaval 2015 do Bloco Vermes e Cia de Muzambinho terá o privilégio de receber mais uma vez a dupla sertaneja de grande sucesso nacional, Fernando e Sorocaba, que em 2015 irá apresentar o show da nova turnê “Sinta essa Experiência”, a apresentação relembra grandes sucessos da dupla e mescla o ritmo inovador que combina o country americano com o pop/rock romântico. Grandes sucessos como “Cruel”, “A Verdade”, “A Gaveta, as dançantes “As Mina Pira”, “Veneno”, “Minha Ex” e “Deixa Falar”, fazem parte do repertório. Os caras já são de casa! Será a segunda apresentação da dupla no Maior Bloco de Carnaval de Minas Gerais. Em 2014, no Trio Elétrico, o show rolou até 08h da manhã. E em 2015, será ainda melhor, no palco principal do Parque Folia um show com muitas inovações para marcar o Carnaval do folião do Bloco Verme e Cia.
Em 20/11/2014 - Geral - Da Redação
Famílias reivindicam o direito de escolher se seus filhos com deficiência vão estudar em escolas especiais ou comuns. Pouco mais de seis milhões de mineiros são pessoas com deficiência, conforme dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse contingente equivale a 30% da população de Minas Gerais e forma um segmento com diversas demandas, dentre elas educação de qualidade, que atenda cada pessoa conforme suas necessidades. Garantir a inclusão social dessas pessoas é um grande desafio, não só para o poder público, mas também para educadores e para as próprias famílias, que querem o direito de escolher onde seus filhos vão estudar: em escolas comuns ou em instituições especializadas.
Em 20/11/2014 - Geral - Da Redação
A navegação ilimitada na internet, apenas com redução da velocidade quando a franquia for ultrapassada, está com os dias contados nas operadoras de celular de Minas Gerais. A Vivo iniciou no último dia 6 o corte da internet para os clientes que consumirem o pacote de dados contratado, e a Oi adotará medida semelhante em dezembro. A TIM sinaliza seguir na mesma direção, e a Claro analisa o crescimento da demanda. Em março, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou a Resolução 632, que em seu artigo 52 abriu espaço para que esse tipo de medida fosse tomada com efeito mesmo para contratos ainda vigentes. Até então, as companhias de telefonia deveriam reduzir a velocidade, mas ainda permitir a navegação após o consumo total dos dados contratados.
Em 20/11/2014 - Geral - Da Redação
Morreu, no início da manhã da quinta-feira, o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos. Ele, que tinha 79 anos, estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar. De acordo com a instituição, a família não autorizou a divulgação da causa exata da morte. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Bastos foi ministro da Justiça entre 2003 e 2007 durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em 20/11/2014 - Geral - Da Redação
A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou na quarta-feira (19/11) à Corte de Apelação de Bolonha, na Itália, recurso contra a decisão que negou a extradição de Henrique Pizzolato, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Penal nº 470 pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato. O recurso será analisado pela Corte de Cassação, que fica em Roma. Os advogados da União destacam a “teoria da concretude do risco” como principal fundamento do recurso. Segundo essa teoria, não é suficiente para a negativa da extradição a alegação - nem mesmo se comprovada, o que não ocorreu no caso - de que o Estado requerente da extradição sofre uma situação geral de violência e desrespeito aos direitos humanos em seu sistema prisional. A AGU avalia que é preciso aferir se há risco concreto e específico de que o extraditando será submetido a tratamento desumano ou degradante caso seja extraditado.
Em 19/11/2014 - Geral - Da Redação
Militares, servidores e personalidades foram homenageadas por sua atuação em prol do órgão no último ano Na terça-feira (18/11), o Gabinete Militar do Governador celebrou seu 51º aniversário, no auditório da Escola de Formação de Sargentos, no bairro Prado, em Belo Horizonte. Além de celebrar as realizações do órgão, o evento homenageou militares, servidores civis, órgãos e personalidades que se destacaram durante o ano na atuação institucional do gabinete. Os homenageados receberam as outorgas da Medalha de Mérito Militar, Motorista Padrão, Prêmio Expressão Profissional e Colaborador Benemérito.
Em 19/11/2014 - Geral - Da Redação
A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou a autonomia das universidades na instauração de processos de revalidação de diplomas estrangeiros. A decisão foi obtida em ação que pretendia obrigar a Universidade Federal do Pará (UFPA) a analisar o caso dos candidatos, que cursaram medicina no exterior em até seis meses. Os autores do pedido alegaram que é ilegal a omissão da universidade, que não teria aberto nenhum processo de revalidação de diploma estrangeiro desde 2007. Além disso, afirmaram que a atitude da instituição de ensino representa obstáculo ao livre exercício profissional.
Em 19/11/2014 - Geral - Da Redação
*por Alan Riddell Vinte e três por cento do Produto Interno Bruto brasileiro, quase 30% dos empregos do país e cerca de 80% do saldo comercial externo. Essas são algumas das credenciais que fizeram o agronegócio ter uma dimensão inédita e um lugar de destaque nas disputas eleitorais deste ano. Todos os candidatos incluíram o setor na pauta de suas campanhas e tiveram como estratégia a aproximação com líderes e entidades representativas do segmento. Segundo projeções realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil deve atingir a marca de 193,8 milhões de toneladas de produção de grãos ainda este ano, quase o dobro do que foi produzido em 2000, quando foram registradas 100 milhões de toneladas. Além disso, o país é líder na produção e exportação de café, açúcar, etanol de cana-de-açúcar e suco de laranja, o terceiro maior produtor mundial de frangos e possui o segundo maior rebanho bovino do mundo.