A Folha Regional - Artigos - Geral

Estudante de Baependi é suspeito de abusar sexualmente de 22 garotos no Sul de MG

Em 11/11/2014 - Geral - Da Redação

Homem tinha preferência por meninos de 10 a 14 anos. Ele chegou a contar à delegada que, quando menor, abusou de uma criança de 4 anos Um estudante de 19 anos foi preso, na segunda-feira (10/11), suspeito de abusar sexualmente de, pelo menos, 22 garotos em Baependi, no Sul de Minas. O caso foi descoberto depois que uma professora percebeu o comportamento diferente de um dos seus alunos e acionou o Conselho Tutelar. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Simone Alhadas Henriques, o inquérito foi instaurado na sexta-feira (7). “Recebemos a denúncia do Ministério Público após o Conselho Tutelar enviar um ofício para o órgão. Desde então, começamos a ouvir alguns garotos e chegamos ao suspeito”, explicou a delegada.

Veja +

AGU comprova que empresas de vigilância devem cumprir cota de deficientes de acordo com a legislação

Em 11/11/2014 - Geral - Da Redação

Empresas que atuam no ramo de vigilância não estão isentas de cumprir o artigo 93 da Lei nº 8.213/91, que estabelece que de 2% a 5% das vagas de funcionários, a depender do tamanho do empreendimento, devem ser preenchidas por portadores de necessidades especiais. Foi o que a Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou no caso de uma empresa que havia obtido decisão a dispensando da obrigatoriedade com o argumento de que o trabalho de vigilante particular é incompatível com pessoas portadoras de deficiências.

Veja +

Muzambinho sedia eleições do Crea-Minas

Em 10/11/2014 - Geral - Da Redação

Todos os profissionais registrados e regulares no Conselho de Engenharia e Agronomia podem votar. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) vai eleger o seu presidente para a gestão 2015/2017 no dia 19 de novembro de 2014. Realizada a cada três anos, as eleições são também para a escolha dos representantes das Inspetorias e dos dirigentes dos Escritórios de Representação, localizadas em mais de 80 unidades de atendimento em todo o Estado. Muzambinho será uma das cidades que vai sediar o pleito. As urnas serão instaladas na sede do Escritório do Crea-Minas – IFET – Estrada de Muzambinho, KM 35, Bairro Morro Preto. 

Veja +

JORNAIS DO INTERIOR EM DESTAQUE: Rede SINDIJORI - Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais

Em 10/11/2014 - Geral - Da Redação

Campões de votos Dos cinco deputados estaduais mais votados nas eleições de 2014, quatro são parlamentares veteranos e apenas um é novato. Paulo Guedes (PT) foi eleito com o maior número de votos para a 18a. Legislatura. Atual deputado da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e candidato à reeleição, ele obteve 164.831 votos. O parlamentar está em seu terceiro mandato. O segundo candidato mais votado nesta eleição é o deputado Mário Henrique Caixa (PCdoB), reeleito com 130.593 votos. Ele chegou à ALMG em fevereiro de 2013, ocupando a vaga aberta com a renúncia do ex-deputado Carlin Moura (PCdoB), eleito prefeito de Contagem. Em terceiro lugar, vem Leandro Genaro (PSB), que obteve 127.868 votos. Eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, ele é filho do atual deputado Antônio Genaro (PSC), que vai deixar a ALMG depois de cumprir sete mandatos consecutivos. O quarto deputado mais votado é Gil Pereira (PP), que obteve 104.730 votos.

Veja +

"Rei da Cachaça" é solto após 85 dias preso acusado de estupro

Em 10/11/2014 - Geral - Da Redação

O “Rei da Cachaça”, como ficou conhecido o empresário Antonio Eustáquio Rodrigues, de 66 anos, foi solto na manhã do sábado (8). Ele estava preso há 85 dias, no presídio de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, acusado de crimes sexuais e tentativa de homicídios contra adolescentes. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o empresário foi beneficiado por um alvará de soltura expedido na noite desta sexta-feira (7), pela juíza da Comarca de Salinas, Aline Martins Stoianov de Campos, após tumultuadas audiências na cidade, para oitivas de Antonio e de testemunhas.

Veja +

BDMG Cultural apresenta exposição de fotografias de Domingos Mazzilli

Em 10/11/2014 - Geral - Da Redação

BDMG Cultural apresenta exposição de fotografias de Domingos Mazzilli Artista questiona gênero, identidade e o feminino, e evoca ícones desse universo para discutir a complexidade do ser mulher O BDMG Cultural apresenta o artista visual Domingos Mazzilli, na exposição de fotografias eu é outr@[s]. Selecionado pelos Mostras BDMG, o artista interpreta vinte e três mulheres do seu imaginário, sob curadoria de Susan O. Campo, uma dessas personagens. A exposição traz fotografias de Felipe Ferreira e participação do maquiador espanhol Raul Cabanell. O trabalho poderá ser visto pelo público a partir do dia 12 de novembro e ficará em exposição até 14 de dezembro, diariamente, de 10h às 18h, na Galeria de Arte do BDMG Cultural. O acesso será gratuito. Nesta proposta, Domingos Mazzilli questiona gênero, identidade e o feminino, e evoca ícones desse universo para discutir a complexidade do ser mulher. “Fui, em poucos meses, todas as mulheres que quis. Tive todas as cores, tamanhos e texturas de cabelo, todas as cores de unhas e de olhos, todas as cores e tipos de roupas, todas as caras e bocas”, afirma o artista.

Veja +

Governo de Minas lança o Plano Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar

Em 07/11/2014 - Geral - Da Redação

Documento estabelece as prioridades, estratégias e desafios para uma intervenção efetiva e eficaz do poder público para o setor, a médio e longo prazos O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e a Assembleia Legislativa lançaram, na sexta-feira (07/11) o Plano Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar. O documento estabelece as prioridades, estratégias e desafios para uma intervenção efetiva e eficaz do poder público para este setor, a médio e longo prazos. Segundo o secretário de Agricultura, André Merlo, o Plano Estadual é fundamental para nortear as ações de Governo na implantação de políticas públicas que atendam as demandas e necessidades de todo o segmento.

Veja +

AGU assegura regras do Enem sobre pagamento de inscrição dentro do prazo previsto pelo edital

Em 07/11/2014 - Geral - Da Redação

É indevida a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de candidato que realizou o pagamento da taxa de inscrição após encerrado o prazo estipulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essa foi a tese da Advocacia-Geral da União (AGU) acolhida pela Justiça do Pará, que impediu que o autor da ação fosse autorizado a realizar as provas, marcadas para os dias 8 e 9/11, sem atender os critérios do edital.

Veja +

DEFESA DO CIDADÃO: Abra os olhos

Em 07/11/2014 - Geral - Da Redação

“São muitas as ações do governo em busca de encontrar um denominador do bem comum”. Algumas práticas indevidas na condução de veículos passaram a ser penalizadas com mais rigidez pelos órgãos competentes a partir do dia 1º de novembro de 2014. De acordo com Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o objetivo é aumentar a segurança de motoristas e pedestres. Publicadas no Diário Oficial da União em 12 de maio deste ano, as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), preveem multas até dez vezes maiores, como é o caso para quem praticar rachas ou realizar ultrapassagens e manobras perigosas. 

Veja +

“Juiz não é Deus”, mas “Você sabe com quem está falando”?

Em 07/11/2014 - Geral - Da Redação

Cena 1: Uma servidora do Detran-RJ, numa blitz (em 2011), parou um veículo que estava sem placa. A nota fiscal que portava já tinha prazo vencido. O motorista, ademais, não portava a carteira de habilitação (tudo isso foi reconhecido em sentença da Justiça). Quem era o motorista? Um juiz de direito. A servidora (que fez uma dissertação de mestrado sobre ética na administração pública) disse que o carro irregular deveria ser rebocado. Essa providência absolutamente legal (válida para todos) foi a causa do quid pro quo armado. Ele queria que um tenente a prendesse. Este se recusou a fazer isso. Chegaram os PMs (tentaram algemá-la). A servidora disse: “Ele não é Deus”. O juiz começou a gritar e deu voz de prisão, dizendo que ela era “abusada” (quem anda com carro irregular, não, não é abusado). Ela processou o juiz por prisão ilegal. O TJ do RJ entendeu (corporativamente) que foi a servidora que praticou ilegalidade e abuso (dizendo que “juiz não é Deus”). Alegação completar da servidora: “Se eu levo os carros dos mais humildes, por que não vou levar os dos mais abastados?; Posso me prejudicar porque fiz meu trabalho direito”.

Veja +