A Folha Regional - Artigos - Geral

Representante de Timóteo é eleita Miss Minas Gerais 2014

Em 28/08/2014 - Geral - Da Redação

A Miss Timóteo, Karen Porfiro, foi eleita a Miss Minas Gerais 2014. Com a conquista do títuto, ela irá representar o Estado no concurso Miss Brasil, que será realizado em Fortaleza, em 27 de setembro. O evento que coroou Karen Porfiro como candidata de Minas no evento nacional ocorreu na noite de quarta-feira (27), em Belo Horizonte. O segundo lugar ficou com a Miss Montes Claros, Sara Froi. As Miss Senador Firmino e Belo Horizonte, Paloma Marques e Ludmila Werneck, respectivamente, ficaram em terceiro e quarto lugar. Núbia Govêa, representante de Poços de Caldas, conquistou o quinto lugar no concurso.

Veja +

AGU afasta participação no Mais Médicos de estrangeira que não apresentou habilitação para o exercício da medicina

Em 28/08/2014 - Geral - Da Redação

Estrangeiros candidatos ao Programa Mais Médicos para o Brasil precisam de autorização para exercício da medicina no país de graduação, conforme estabelece a Lei nº 12.871/2013. Esse foi o posicionamento utilizado pela Advocacia-Geral da União (AGU) para afastar a participação de boliviana que não conseguiu comprovar a validade da habilitação para exercer a profissão. A médica ajuizou uma ação objetivando suspender o indeferimento de sua inscrição, bem como assegurar a participação no programa, no curso de acolhimento e a escolha de município alegando que seu diploma obtido em Cuba foi devidamente revalidado pela Bolívia. 

Veja +

AGU assegura aplicação de norma que proíbe preço diferente na compra de medicamentos por cartão de crédito

Em 27/08/2014 - Geral - Da Redação

Farmácias não podem cobrar valores adicionais na venda de produtos farmacêuticos efetuada por meio do cartão de crédito. A regra foi garantida pela Advocacia-Geral da União (AGU) que comprovou, na Justiça, a validade da Portaria nº 118/1994 do Ministério da Fazenda que impede a fixação de valores diferenciados de acordo com o tipo de pagamento. A norma foi questionada pela Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) com o argumento de que a portaria não encontra suporte legal. Segundo a entidade, o varejo farmacêutico do RJ se submete à Lei nº 10742/2013, que criou a Câmara de Medicamentos (Cmed) com a função de regulamentar a economia do mercado. Afirmou ainda que não há legislação que proíba cobrança de preços diferentes para os diversos meios de pagamento.

Veja +

Café da manhã com a Reitoria marca Acolhida aos Calouros em Alfenas

Em 27/08/2014 - Geral - Da Redação

Dando continuidade aos eventos de Acolhida ao Calouro aos novos alunos que ingressaram na Universidade neste segundo semestre de 2014, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - Prace promoveu na manhã de terça-feira (26), “Café com os Calouros”. O encontro aconteceu no Restaurante Universitário da sede da Instituição em Alfenas, e contou com a participação da Reitoria e demais dirigentes de Pró-Reitorias. Segundo a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, a ideia foi apresentar a estrutura administrativa da Universidade aos recém-chegados, em um clima realmente de acolhida, por isso, incluiu o café na programação, o que proporcionou um momento mais descontraído e aconchegante.

Veja +

Ministério Público pressiona prefeituras para acabar com lixões

Em 26/08/2014 - Geral - Da Redação

Uma força-tarefa do Ministério Público Estadual (MPE) pretende garantir a imediata destinação dos resíduos sólidos para reciclagem, além da disposição dos materiais não reaproveitáveis em aterros sanitários. A determinação é de tolerância zero com os infratores que não derem tratamento adequado ao lixo, o que é considerado crime ambiental. Equipe técnica do MPE e promotores de justiça verificarão as ações em cada comarca, para exigir o cumprimento da lei e eventual punição dos responsáveis. Eles vão identificar práticas irregulares e responsabilizar os prefeitos que mantiverem lixões e não implantarem os planos municipais de gerenciamento de resíduos sólidos.

Veja +

Governo Federal não libera vacina antirábica para cães e gatos

Em 26/08/2014 - Geral - Da Redação

A campanha de vacinação antirrábica animal está suspensa nos 853 municípios mineiros, bem como em Guaxupé e não há previsão de quando a imunização estará disponível. O Ministério da Saúde, do Governo Federal, responsável pela compra e distribuição das doses para os estados da federação, informou que o laboratório fornecedor não teve condições de atender a demanda e, por isso, foi necessário alterar o cronograma de entrega do produto. Em Minas, mais de 3,3 milhões de cães e gatos podem ficar sem imunização este ano, o que aumenta o risco de contágio também das pessoas.

Veja +

Número de eleitores com curso superior completo já supera o de analfabetos

Em 26/08/2014 - Geral - Da Redação

Os investimentos efetuados pelos governos Lula e Dilma em educação nos últimos doze anos estão surtindo efeitos. Os recursos direcionados ao setor saltaram de R$ 18 bilhões, em 2002, para R$ 112 bilhões, em 2014 (crescimento real de 223%). Reflexos desses investimentos já podem ser observados no perfil do eleitor que vai às urnas no dia 5 de outubro. Pela primeira vez na história do Brasil, a quantidade de eleitores com ensino superior completo é maior do que o número de votantes analfabetos.

Veja +

ARTIGO ESPECIAL - Brasil 7.1- Mais dos Mesmos?

Em 26/08/2014 - Geral - Da Redação

“Sem motivação você não faz nada... só com motivação você também não faz” * Gilclér Regina Não confunda persistência com insistência... Não confunda humildade com disponibilidade... Não confunda ambição com ganância... Não confunda motivação com querer tudo fácil, de mão beijada. Termina a copa do Mundo e começa a corrida eleitoral. E aí vem a teoria da expectativa do ser humano. Espera-se muito, vem pouco, cria desilusão. Espera-se menos, vem mais, aí sim é lucro. A ideia mal vendida para o povo brasileiro de que a seleção seria campeã por antecipação foi bem isso. Muito mal vendida pelos dirigentes, técnicos e até atletas.

Veja +

Copasa pode ter que demitir 9 mil servidores até 2015

Em 26/08/2014 - Geral - Da Redação

Depois de o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ter determinado a demissão, até março de 2015, de parte significativa dos funcionários da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o Ministério Público de Minas Gerais (MP), autor da denúncia de recrutamento sem base legal na estatal, poderá investigar outras empresas de economia mista no Estado, como a Gasmig e a Cemig. A informação foi confirmada pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do MP, mas não foi detalhada, por uma questão de sigilo de informações. De acordo com o sindicato dos trabalhadores da Copasa (Sindágua), caso a empresa não recorra da decisão, cerca de 9 mil dos 12 mil funcionários poderão ser dispensados no início do próximo ano. 

Veja +

Infraestrutura falha trava trabalho do Judiciário em Minas

Em 26/08/2014 - Geral - Da Redação

Infraestrutura precária, burocracia, servidores insuficientes e desatualizados, excesso de processos, falta de juízes e ausência de tentativas de acordos. Esses são alguns dos problemas enfrentados pelo Judiciário mineiro, listados em um diagnóstico inédito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), o que explica o motivo do acúmulo de processos e a morosidade na tramitação. O levantamento, iniciado em abril, está em fase final de consolidação. A previsão do coordenador científico do Fórum de Prestação Jurisdicional, Rodolfo Viana, é a de que o trabalho seja concluído em até 60 dias e, depois, enviado ao Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa e governo do Estado.

Veja +