Em 17/07/2014 - Geral - Da Redação
A Advocacia-Geral da União (AGU) em Mato Grosso ajuizou 47 ações para a recuperação de 26 mil hectares de floresta amazônica da Terra Indígena Maraiwatsede. Caso os responsáveis pelo desmatamento não providenciem a reparação da área, ou a Justiça considere a medida inviável, os processos podem gerar um total de R$ 147.182.655,00 a título de indenização aos cofres públicos. O ajuizamento das ações tem como objetivo a execução da sentença em Ação Civil Pública julgada procedente que determinou aos não índios ocupantes de áreas na terra indígena que deixassem o local. A desintrusão judicial ocorreu em janeiro de 2013. A decisão também ordenou o reflorestamento das áreas degradadas ilicitamente.
Em 17/07/2014 - Geral - Da Redação
Uma aventura sobre duas rodas da nascente do São Francisco, na Serra da Canastra em Minas Gerais, até a foz do rio, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe. Essa é a proposta de um grupo de quatro ciclistas de Brasília (DF) que planeja uma expedição de bike para conhecer de perto as comunidades ribeirinhas do Velho Chico. Serão percorridos 2,6 mil quilômetros, em 42 dias. O desafio será dividido em duas etapas: a primeira em 2015 e a segunda no ano seguinte. “O objetivo é acompanhar o rio o mais próximo da sua margem evitando as rodovias, a fim de conviver com a comunidade ribeirinha”, explica Regis Benes, um dos ciclistas integrantes do grupo. Segundo ele, a ideia de fazer essa viagem veio após a realização de algumas aventuras de cicloturismo, como o caminho de Compostela, na Espanha; Patagônia, na Argentina, e alguns pontos tradicionais no Brasil. “Resolvemos então fazer esse desafio que é percorrer o nosso maior rio da sua nascente até a foz”, enfatiza.
Em 17/07/2014 - Geral - Da Redação
Com a aprovação da lei, os indivíduos que enxergam por apenas um olho serão considerados deficientes visuais e terão direitos outorgados pelo Estado A Reunião Ordinária de Plenário realizada na terça-feira, dia 15 de julho, pôs fim a uma antiga reivindicação de quem possui visão monocular. Anteriormente, por não serem considerados deficientes visuais, aqueles que enxergam com apenas um olho não tinham direito aos benefícios garantidos pelo Estado. Porém, com a aprovação em 2º turno, do PL 1.055/11, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Dinis Pinheiro (PP), os monoculares passam a ser considerados deficientes visuais. Dessa maneira, terão os mesmos benefícios concedidos pelo Estado de um deficiente visual.
Em 17/07/2014 - Geral - Da Redação
Faleceu na madrugada da quarta-feira, no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o ex-árbitro e ex-presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Armando Marques. Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro, o carioca deu entrada no CER Leblon (Coordenação de emergência regional), na zona sul da capital fluminense, com um panorama muito grave de insuficiência renal e não conseguiu resistir. Armando Marques foi marcado por apitar jogos importantes e algumas polêmicas. Foi o juiz das finais dos Brasileiros de 1962, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 73 e 74. Apitou também as finais do Campeonato Paulista de 1967, 71 e 73, do Carioca de 1962, 65, 68, 69 e 76 e do Mineiro de 1967. As polêmicas vêm de um erro ao anular um gol do palmeirense Leivinha, o que fez com que o São Paulo faturasse o título estadual de 1971. No entanto, o erro mais famoso foi na final do Paulistão de 1973, quando perdeu a contagem das cobranças de pênaltis entre Santos Portuguesa. A equipe da Baixada Santista vencia a disputa por 2 a 0, mas a Portuguesa ainda tinha chances de empatar. A confusão levou o juiz a dividir o título entre as duas equipes. Mesmo assim, Armando Marques era visto, na época, como um dos melhores árbitros do Brasil.
Em 17/07/2014 - Geral - Da Redação
Professora Antônia Figueira (ao centro), recebe o professor Michael Goodin e as estudantes americanas para o desenvolvimento de pesquisas A biotecnologia tem sido uma ferramenta importante para desvendar a diversidade genética do vírus da mancha-anular do cafeeiro (Coffee ringspot vírus – CoRSV), responsável por prejuízos nas principais regiões produtoras de café, causando intensa desfolha e redução dos atributos de qualidade nos frutos. O sequenciamento completo do genoma desse vírus está depositado no National Center For Biotechology Information (NCBI), fruto da cooperação internacional entre pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Universidade de Kentucky, Estados Unidos. Do ponto de vista acadêmico, o resultado deste estudo representa uma grande contribuição, já que o sequenciamento completo do genoma do vírus mostrou que ele possui genoma bipartido, estando classificado de forma equivocada na classeMononegavirales.
Em 16/07/2014 - Geral - Da Redação
A Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio (Coopercam), no sul de Minas Gerais, já organiza o Dia de Negócios 2014. O evento, que está em sua sétima edição, tem como objetivo oferecer aos cooperados uma oportunidade propícia para negócios nas áreas de implementos, máquinas, insumos e serviços de uma só vez, de maneira rápida e eficaz. Na edição 2013, o evento atingiu um público de mais de quatro mil pessoas e cerca de 70 empresas expositoras. Desde a primeira edição do Dia de Negócios, ocorrida em 2007, houve um crescimento de público na ordem de 2.566% e o de expositores foi de 2.233%. Uma média de crescimento de 500% ao ano.
Em 16/07/2014 - Geral - Da Redação
Aposentados e pensionistas do Poder Executivo não têm o direito de receber o mesmo valor da Gratificação de Desempenho de Atividade Fazendária (GDAFAZ) que é pago aos servidores ativos. Esta interpretação da lei apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) prevaleceu no julgamento de ação que pretendia a equiparação da vantagem. A concessão aos inativos da parcela em patamar igual aos servidores que estão na ativa foi considerada improcedente. Os advogados da União esclareceram que a gratificação está vinculada à avaliação daqueles que estão em atividade, o que gera o seu caráter pro labore faciendo. Ou seja, o pagamento se justifica somente no efetivo exercício das funções.
Em 16/07/2014 - Geral - Da Redação
Especialista da Super Visão Vistorias Automotivas orienta os compradores O dilema entre adquirir um carro usado ou um carro zero quilômetro pode ser determinado pelo custo-benefício que cada um pode oferecer. Se a vontade é comprar um carro mais completo pelo mesmo preço de um sem opções adicionais, o usado leva vantagem, mas perde se for levado em conta os custos com a manutenção; já ao adquirir um carro zero, a manutenção é desnecessária, mas a perda financeira se dá pela depreciação do automóvel, muito maior nos primeiros anos do carro. Além disso, a escolha pela aquisição de um carro usado vai muito além da análise da quilometragem e da aparência do veículo. Para isso, o diretor comercial da Super Visão Perícias Automotivas, João Roberto Reis, revela algumas dicas para que os futuros compradores não sejam enganados no momento da compra.
Em 16/07/2014 - Geral - Da Redação
Profissionais de saúde não poderão utilizar uniformes fora das dependências hospitalares. Na Reunião Ordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na terça-feira (15/7/14), foi aprovado em 2º turno o Projeto de Lei (PL) 65/11, do deputado Fred Costa (PEN), que tem o objetivo de vedar a utilização de jalecos e uniformes hospitalares fora das dependências das unidades de saúde. O projeto foi aprovado na forma do vencido, ou seja, sem novas alterações em relação ao texto votado em 1º turno.
Em 16/07/2014 - Geral - Da Redação
Estudo conduzido pela Universidade de Granada (Espanha) comprovou cientificamente que o consumo de álcool afeta a visão noturna ao aumentar a percepção de círculos luminosos (halos) e outras perturbações visuais. Além disso, em pessoas que consomem álcool em excesso (mais do que o limite legal recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS), a deterioração da visão é significativamente maior. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o álcool pode danificar a qualidade óptica da imagem que percebemos porque, entre outras coisas, ele modifica o filme lacrimal que reveste a superfície dos olhos. A rigor, o etanol das bebidas alcoólicas atinge a camada mais externa do filme lacrimal (lipídica) e facilita a evaporação da parte aquosa da lágrima.