Em 02/07/2014 - Geral - Da Redação
A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, a condenação da Construtora Gandra Ltda. - ME para ressarcir o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelos gastos com pensão por morte a dependente de segurado que faleceu em acidente de trabalho. Ficou comprovado que a empresa foi negligente e não observou as normas de segurança para o funcionário. O acidente ocorreu em agosto de 2011. O segurado trabalhava no assentamento de alvenaria e concretagem da quarta laje de um prédio de cinco andares em construção no município de Ipatinga/MG, quando se desiquilibrou e caiu de uma altura de 12 metros, vindo a falecer. Desde então, o INSS vem pagando pensão por morte à mãe do segurado.
Em 02/07/2014 - Geral - Da Redação
521 cisternas de polietileno estão sendo instaladas nas áreas rurais do município de Urucuia O município de Urucuia, localizado no Norte mineiro, é um das cidades do interior de Minas Gerais beneficiada com as cisternas de polietileno do Programa Água Para Todos (APT), via Ministério da Integração Nacional. Ao todo, 521 reservatórios estão sendo instalados, atendendo a demanda de 2.605 pessoas que sofriam sem ter onde armazenar água seja da chuva – quando ela cai – ou mesmo de carro-pipa, desde que potável. “Começamos a instalar em maio e já estamos concluindo os trabalhos esta semana. Depois disso, seguiremos para Varzelândia, onde serão instalados 1.570 reservatórios”, adiantou Aroldo Mendes, coordenador do APT pela 1ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf/MG).
Em 01/07/2014 - Geral - Da Redação
Em época de festejos juninos e de Copa do Mundo, é importante manter distância dos artefatos Muito comum nessa época de festas juninas e também na Copa do Mundo, a queima de fogos de artifício, rojões e bombas - barulhentos artefatos que ajudam a animar as comemorações -, pode trazer sérios e irreversíveis danos à audição. Além dos riscos com a manipulação incorreta dos fogos, o som muito forte produzido por alguns deles pode acarretar um trauma acústico e perda de audição uni ou bilateral, temporária ou, nos casos mais graves, irreversível. Geralmente a perda de audição é unilateral (em um único ouvido) e se inicia com o aparecimento imediato de zumbido, problema que afeta cerca de 28 milhões de pessoas em todo o mundo.
Em 01/07/2014 - Geral - Da Redação
Meus amigos: vale a pena refletir sobre as duras punições impostas pela Fifa, ao uruguaio Luís Suárez, que mordeu o zagueiro italiano Chiellini. Luisito Suárez provou, desde logo (mais uma vez), que dentro de todos os humanos existe um animal, que deve ser domesticado (Nietzsche). Há dois caminhos para se alcançar essa domesticação: educação e disciplina. A primeira, se fosse totalmente efetiva, tornaria inócua a segunda. Desde a pré-história o humano acredita muito na disciplina, quando a prioridade deveria ser a educação. Que pena que a humanidade (que com muito custo chegou ao grande meio-dia) ainda não entendeu bem esse tema! A disciplina, por meio do castigo, impõe limites ao animal que carregamos dentro de nós. A educação, por meio do conhecimento e da ética, elimina ou domestica o lado animal portado pelos humanos. Uma coisa é punir, outra educar. A punição se volta contra o animal (contra o desvio, contra o errado, contra o violador das regras). A educação se orienta ao humano. A punição castiga um ato passado. A educação mira o futuro. Se queremos humanos eticamente melhores, devemos educá-los. O castigo, por si só, não educa. Porque sua natureza não é essa, sim, a de impor limites ao nosso lado animal. Se queremos disciplinar e educar, temos que pensar em punições educativas (ou seja: punição + educação, que são duas coisas distintas).
Em 01/07/2014 - Geral - Da Redação
Em plena Copa do Mundo de Futebol, é importante entender a importância desse fenômeno que mobiliza o mundo inteiro. *Por Jamil Albuquerque Entre as coisas menos importantes do mundo, o futebol é a mais importante. É mais do que um esporte, é um dos maiores fenômenos sociais do planeta. Trata-se de um amálgama pancultural, social e econômico. A paixão pelos clubes frequentemente supera, em alguns casos, até mesmo a devoção religiosa, e a adoração do público em relação a alguns jogadores pode até mesmo parar guerras.
Em 01/07/2014 - Geral - Da Redação
Novo comercial da marca RAFARILLO traz comentaristas esportivos da Band Na terça-feira (24/06), a SAPATOS RAFARILLO, marca referência em calçados masculinos gravou, em São Paulo, sua nova campanha publicitária com a participação dos comentaristas esportivos da Band, Milton Neves, Neto e Ronaldo. A campanha bem humorada tem roteiro dos irmãos Drico e Fabio Mello, foi criada pela Agência de João Diniz, a KING Propaganda em parceria com o Diretor de Marketing da Rafarillo, Ronilson Andrade e produzida e dirigida por Drico Mello, Diretor da BROS filmes.
Em 01/07/2014 - Geral - Da Redação
A Advocacia-Geral da União (AGU) afastou ação ajuizada pela Micrex Importadora e Distribuidora Ltda., que pretendia a declaração judicial de que o produto “Nasomar” não se trata de medicamento e, por isso, poderia ser livremente importado e comercializado sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A empresa alegava que o produto seria uma simples solução isotônica de água do mar em spray destinada exclusivamente à higiene e lavagem das fossas nasais de adultos e crianças, sem a utilização de substância farmacológica que pudesse enquadrá-la como medicamento sujeito a registro. A Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto à Agência (PF/Anvisa) explicaram que o órgão reguladorpassou a exigir o registro de produtos à base de água do mar por se tratarem de compostos de diversos elementos que atuam no descongestionamento nasal devido à presença de cloreto de sódio em soluções isotônicas ou hipertônicas.
Em 01/07/2014 - Geral - Da Redação
O Índice Global da Paz divulgou recentemente levantamento sobre os países mais seguros do mundo em 2014. O Brasil caiu cinco posições no ranking em relação ao ano passado e ocupa a 91ª posição entre os 162 países analisados. Composto por 22 indicadores qualitativos e quantitativos, que mesclam o impacto da violência na economia, índices de democracia, transparência, educação e bem-estar material, além do nível de militarização e atividades criminosas ou terroristas, a organização constatou que a Islândia segue como o país mais seguro para se morar. A Síria ocupa a última posição. A economia brasileira, revela o estudo, sofreu um impacto de U$ 117 bilhões de dólares causado pela violência. No tópico homicídio, o país atingiu a nota máxima.
Em 30/06/2014 - Geral - Da Redação
Brasil é o pior Pela quinta vez consecutiva, o Brasil é o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados com tributos em qualidade de vida para a sua população. A conclusão consta de estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) que compara 30 países com maior carga tributária em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e verifica se o que é arrecadado por essas nações volta aos contribuintes em serviços de qualidade. Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul ocupam respectivamente as primeiras posições do ranking. O Brasil está em 30o. lugar, atrás da Argentina (24o) e do Uruguai (13o), quando se analisa o retorno de tributos em qualidade de vida para a sociedade. Para medir esse retorno, o instituto criou em 2009 o Irbes (Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade). No Brasil, ele é de 135,34 pontos; nos EUA, 165,78. O indicador de retorno é resultado da soma de dois outros parâmetros usados pelo IBPT: a carga tributária em relação ao PIB (soma das riquezas de um país), com ponderação de 15% na composição do índice, e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), calculado com base em dados sobre educação, renda e saúde e que serve para medir o grau de desenvolvimento econômico. Esse indicador tem peso de 85% na composição do Irbes. Para a carga tributária, o estudo considera as informações da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Os dados de IDH usados são da ONU (Organização das Nações Unidas). Ambos são de 2012, último dado disponível. No Brasil, a carga fiscal em 2012 foi de 36,27%, segundo mostra o levantamento do instituto, que atua no setor. Fisco-A Receita Federal informou que não comentaria o assunto. Para o Fisco, a carga tributária do Brasil em 2012 foi de 35,85%. O resultado de 2013 ainda não foi divulgado. Os percentuais do IBPT e da Receita são diferentes porque o instituto considera no cálculo os valores pagos com multas, juros e correção, contribuições e custas judiciais. Para o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, o estudo reforça e mostra a necessidade de cobrar dos governos de todas as esferas federal, estadual e municipal, a melhor aplicação dos recursos pagos pelos contribuintes.
Em 30/06/2014 - Geral - Da Redação
O inverno é o período do ano mais propício para soltar pipa, uma das brincadeiras mais populares entre crianças e adolescentes em todo o País, devido à intensidade dos ventos típicos desta estação do ano. Mas a diversão pode gerar prejuízos e trazer riscos à segurança da população. Desde o início do ano, essa prática foi responsável por 1.922 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica, que prejudicaram cerca de 500 mil consumidores. No primeiro semestre, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foram registrados 864 desligamentos provocados por pipas na rede elétrica. O uso do cerol – mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores – é um dos principais causadores dos desligamentos.