Em 07/07/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
O deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB) participou na terça-feira, 5, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, do lançamento do Fórum da Cadeia Produtiva do Café. Iniciativa do Governo de Minas em parceria com vários órgãos e entidades representativas, o fórum tem por objetivo fortalecer a produção e o crescimento de negócios no setor. O governador também assinou o protocolo de intenções para a realização do VIII Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais para 2011.“É louvável o esforço do governador Antonio Anastasia e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Elmiro Nascimento, em melhorar consideravelmente a qualidade do café em Minas Gerais”, disse o deputado Mosconi. O café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro. De acordo com a Seapa, Minas Gerais produz uma safra anual de café de, aproximadamente, R$ 11 bilhões, e possui quase um milhão de hectares plantados.
Em 06/07/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
Dirigentes da Cemig se reuniram com autoridades de Bandeira do Sul na terça-feira, 5, para esclarecer os pontos técnicos e o motivo do acidente que matou 16 pessoas e deixou outras 55 feridas no município, em fevereiro. O deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB) foi indicado pelo governador Anastasia para ser o responsável pela interlocução. A reunião ocorreu na sede da empresa, em Belo Horizonte.De acordo com o presidente da Cemig, Djalma Morais, a companhia energética estava esperando a conclusão do laudo para conversar com as autoridades de Bandeira do Sul. “O que ocorreu foi uma fatalidade. Não existem culpados, como o próprio laudo atesta. Mas as mortes dessas vítimas não serão em vão”, disse. Mesmo estando isenta da culpabilidade, a Cemig está tratando o município com maior prioridade em virtude da tragédia. A partir dos próximos dias, a empresa vai começar uma varredura em toda a rede elétrica de Bandeira do Sul, a começar pela iluminação pública. Além disso, a Praça Nossa Senhora Aparecida, local onde aconteceu o acidente, receberá uma reforma total da iluminação.
Em 05/07/2011 - Política - Agência Minas
Corpo do ex-presidente foi cremado no Cemitério e Crematório Parque Renascer, na Região Metropolitana de Belo Horizonte Os mineiros se despediram, na segunda-feira (4/07), do senador e ex-presidente Itamar Franco, com emocionante homenagem no Palácio da Liberdade. O governador Antonio Anastasia acompanhou os familiares em todos os momentos da despedida a Itamar Franco, desde a chegada do corpo no Centro de Instrução da Aeronáutica, no Aeroporto da Pampulha, no velório realizado no Palácio da Liberdade, até a cerimônia de cremação, no Cemitério Parque Renascer, em Contagem.A presidenta da República, Dilma Rousseff e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso compareceram ao velório de Itamar Franco, no Palácio da Liberdade, acompanhados de ministros de Estado. Os senadores Aécio Neves e Clésio Andrade, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, também acompanharam a despedida. Em entrevista no Aeroporto da Pampulha, Antonio Anastasia lamentou a perda de um dos mais importantes políticos mineiros.
Em 04/07/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
Na tarde da quinta-feira, 30, o deputado federal Geraldo Thadeu, juntamente com comitiva, apresentou oficialmente no Cartório Eleitoral de Poços de Caldas, protocolo de assinaturas de eleitores poços-caldenses que apoiaram a fundação do PSD - Partido Social Democrático. De acordo com a Legislação Eleitoral, a próxima meta será conferência de assinaturas, enviando a Brasília para registro oficial do partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Vale ressaltar que em sua base eleitoral no Sul de Minas, Geraldo Thadeu conseguiu angariar cerca de 30 mil assinaturas, cuja cota do partido para todo Estado de Minas Gerais é de 50 mil assinaturas, ou seja, foi atingido somente no Sul de Minas, mais da metade da cota de todo Estado. Neste novo e próspero partido, que já conta hoje com adesão 02 senadores, 02 governadores, 04 vice-governadores, 40 deputados federais, podendo chegar a 55, mais de 100 deputados estaduais, prefeitos e vereadores em todo país.
Em 24/06/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
Em entrevista ao programa Mundo Político, da TV ALMG, o deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB) disse, na terça-feira, dia 21 de junho, que está convencido da realização de uma reforma política no país. Para ele, há uma vontade crescente da sociedade em aperfeiçoar a democracia brasileira. Mosconi fez um balanço dos trabalhos da Comissão Extraordinária de Acompanhamento da Reforma Política da ALMG, da qual ele é coordenador.O deputado diz ser favorável ao financiamento público eleitoral como instrumento de baratear as eleições e diminuir a corrupção. “Hoje uma campanha é muito cara. Os políticos precisam buscar doadores em vários municípios e empresas. Se o financiamento fosse exclusivamente público, todos os candidatos teriam as mesmas condições de disputa”, disse Mosconi. De acordo com o coordenador da comissão, caso o financiamento exclusivamente público não for aceito, pelo menos que se defina um limite de doações igual tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
Em 22/06/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
O segundo Debate Público “Minas na Reforma Política”, realizado pela Comissão Extraordinária de Acompanhamento da Reforma Política da Assembleia Legislativa (ALMG), reuniu mais de cem pessoas no Plenário, no dia 20 de junho. Autoridades, especialistas, movimentos sociais e interessados no assunto debateram medidas que poderiam ser mais convenientes para o país. Os temas analisados foram as mulheres na reforma política, o financiamento de campanha e o sistema eleitoral.Para o coordenador da comissão e do debate, deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB), alguns temas já possuem consenso entre a sociedade e a classe política, como a suplência de senador, data da posse e fim das coligações. Outros temas, ao contrário, as dúvidas permanecem. “Deixamos os três temas que geram mais contradição para esse debate. A comissão já ouviu cerca de 40 pessoas, mas cada um tem uma opinião a respeito”.
Em 17/06/2011 - Política -
No dia 10/06, o deputado estadual Pompílio Canavez (PT) foi recebido por lideranças e correligionários do Partido dos Trabalhadores de Muzambinho, durante encontro no Restaurante Cesários’s. Falando à nossa reportagem, o parlamentar revelou detalhes da movimentação do partido no município visando o pleito eleitoral de 2012. Pompílio Canavez é ex-prefeito de Alfenas e ocupa a sua primeira legislatura como deputado estadual.Bastante satisfeito com a receptividade, Pompílio manifestou o seu agradecimento ao povo muzambinhense pelos votos recebidos no município. Declarou que pretende desenvolver um trabalho parlamentar regional.Durante o encontro, o deputado foi recebido por lideranças do PT e PC do B. Segundo ele, a movimentação teve por objetivo debater as estratégias do Partido dos Trabalhadores para as eleições de 2012. Afirmou que Muzambinho é uma cidade muito importante em todo o país, pois tem tradição nas áreas de educação e cultura. “E que precisa experimentar o modo petista de governar”, falou.
Em 17/06/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
O deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB) disse no Plenário da Assembleia Legislativa, no dia 15 de junho, que o governo de Minas está ouvindo todas as reivindicações do funcionalismo público e negociando, na medida do possível, para atendê-las. “O governo do Estado está mantendo um diálogo franco, aberto, democrático, que pode chegar a uma solução plausível”, disse Mosconi. O parlamentar citou, como exemplo, a greve da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Os funcionários da Fhemig, na ocasião, foram recebidos pela Comissão de Saúde, que é presidida pelo deputado Carlos Mosconi. As solicitações recebidas pelo deputado foram encaminhadas à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. “Após alguns dias de negociação, todas as reivindicações dos funcionários da Fhemig foram aceitas. Até uma solicitação que estava fora da pauta do movimento de greve, de diminuição da carga horária das enfermeiras de 40 para 30 horas, já está sendo motivo de mensagem do governo a esta Casa”, esclareceu Mosconi.
Em 14/06/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
O empresário Jarbas Correa Filho, o Jarbinhas, formalizou sua filiação ao Partido Social Cristão (PSC), na segunda-feira, 13. É a mesma legenda que tem como presidente em Guaxupé o assessor do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, Glauco Lauria Marques, além do próprio parlamentar. Jarbas procurou Glauco para este intuito. Segundo o presidente do PSC, o partido cresceu bastante desde as eleições de 2008, quando obteve uma votação expressiva com uma chapa de nove candidatos a vereador, além do candidato a vice-prefeito, o empresário “Zelão”.Glauco avaliou que o PSC guaxupeano possui condições naturais de apresentar um candidato a prefeito e a vice-prefeito do município no próximo ano, além de possuir uma lista forte de nomes para vereadores. Como a cidade deverá ter 13 cadeiras para o Legislativo municipal, há a intenção de lançar uma chapa completa de vereadores para concorrer em condições de igualdade em relação a outras legendas. “Temos bons nomes, pessoas preocupadas em trazer mais desenvolvimento para Guaxupé. Possuímos um ótimo relacionamento com os partidos ligados aos ex-prefeitos Heber e Abrãozinho, a sintonia tem sido muito boa”, avaliou.
Em 09/06/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
O deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB) esteve em Brasília na quarta-feira, 8, para entregar ao presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O objetivo da proposição é ampliar a competência legislativa dos Estados e do Distrito Federal. Mosconi entregou o documento, juntamente com o presidente da Assembleia de Minas, deputado Dinis Pinheiro (PSDB); com os dirigentes das Assembleias de São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso e Piauí; e com o presidente da União dos Legisladores e dos Legislativos do Brasil (Unale), Luis Tchê. O deputado Carlos Mosconi explicou para Sarney que os parlamentares estaduais ficam muito limitados para criar as próprias leis. “O Estado precisa de mais autonomia para representar melhor o seu povo. Já fui deputado federal por quatro mandatos e é o meu segundo como estadual. Portanto, sei que um parlamentar federal tem muito mais facilidade para legislar”, disse.