A Folha Regional - Arquivo - Política

PSDB/MG vai realizar reuniões pelo interior do Estado

Em 03/06/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

A descentralização do PSDB mineiro foi uma das metas apontadas pelo secretário-geral do partido, deputado estadual Carlos Mosconi, como prioridade para o biênio 2011/2013. Esse item faz parte do Planejamento Estratégico de Atividades da legenda, apresentado nessa segunda-feira, 30, para os membros do Diretório Estadual, na sede do PSDB/MG. Além disso, a preparação das eleições de 2012; a defesa política do governo do Estado; a modernização e a estruturação do partido também fazem parte do planejamento.De acordo com o secretário-geral da legenda mineira, deputado estadual Carlos Mosconi, vários encontros serão realizados em todas as microrregiões de Minas Gerais. “Tivemos uma eleição magistral, no ano passado, com a vitória do senador Aécio Neves e do governador Anastasia. Agora não podemos parar. Vamos mobilizar os filiados e os representantes políticos no interior, fortalecendo cada vez mais nosso partido no Estado”, explicou Mosconi.

Veja +

Arantes e empresários de Nova Resende pedem apoio ao Governo para evento de lingeries no município

Em 02/06/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

Governo propõe parceria para profissionalizar mão-de-obra neste segmento O deputado estadual Antônio Carlos Arantes se reuniu na terça-feira, 31, na capital mineira na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. O parlamentar, acompanhado do proprietário da empresa ‘Confecções Maria Flor’, Mauro Roberto Martins e dos empresários do ramo de confecções de lingeries Wellington José de Almeida e Roberto Magalhães Ribeiro, foi recepcionado pelo subsecretário da pasta Marco Antônio Rodrigues da Cunha, pelo superintendente de Cooperativismo e Apoio ao Setor Terciário João Israel Neiva e pelo superintendente de Arranjos Produtivos Locais Felipe Scherer. O objetivo foi pedir a Secretaria um recurso para incrementar uma feira regional de exposição de confecções, principalmente de lingeries, que será realizada em setembro em Nova Resende. Outros municípios estariam envolvidos nesta feira como São Pedro da União, Bom Jesus da Penha, Jacuí, Conceição da Aparecida, Areado, Juruaia, entre outros. O Governo propôs fazer uma parceria para capacitar a mão-de-obra por meio de cursos profissionalizantes. A falta de pessoas preparadas para atuar neste setor é considerada um grande gargalo.

Veja +

Prefeita de Carmo do Rio Claro participa de audiência com Senador

Em 31/05/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

A prefeita de Carmo do Rio Claro, Cida Vilela (PR), participou no dia 27 de maio, em Alpinópolis, de uma audiência pública que teve a presença do senador Rodrigo Rollemberg (PSB), que também é presidente da Comissão do Meio Ambiente. O objetivo da audiência foi debater o projeto de Lei que propõe a alteração dos limites do Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC). Rollemberg ouviu as reivindicações dos extratores e trabalhadores da mineração da região e sobrevoou a área da reserva, sendo recebido com cartazes e pedidos de preservação ambiental no local. A visita à região é uma tentativa de agilizar a votação do projeto.A audiência pública foi realizada no Plenário da Câmara dos Vereadores de Alpinópolis e contou com a participação de vários prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e ainda trabalhadores do extrativismo mineral e estudantes do Meio Ambiente.

Veja +

Cidadão aciona Promotora e pede investigação na Câmara de Muzambinho

Em 27/05/2011 - Política -

E veja que leitor indignado relata que o “palco da vergonha, dá vergonha”. Para ele, “o circo montado dentro do plenário, por atores de péssima qualidade, esta manchando o nome de Muzambinho” Em 24//05, o cidadão muzambinhense Maurício Ferreira de Almeida acionou o Ministério Público, na pessoa da Promotora Dra. Gisele Stela Martins Araújo, pedindo a abertura de sindicância para verificar legalidade e legitimidade dos atos praticados pelos vereadores. Veja abaixo na íntegra a Ação Popular proposta: AÇÃO POPULAR – Nos termos do Art.5º - LXXII da nossa CF, no gozo dos meus direitos cívicos e políticos, venho até a presença de V.S., tendo em vista os acontecimentos verificados durante as Reuniões Ordinárias de nossa Câmara de Vereadores – “Poder Legislativo Municipal”, conforme matéria amplamente divulgada através da “Folha Regional”, informativo semanal de nossa cidade e região do qual sou assinante e, através de minha presença “in loco” no salão de reuniões, para solicitar as devidas providências com a abertura de uma sindicância, após tomar conhecimento de todos os fatos que estão acontecendo durante as reuniões, visando unicamente o interesse da nossa comunidade, em forma de uma ação preventiva, se necessária repressiva, para verificar, fiscalizar e atuar contra os atos administrativos praticados pelos membros da Câmara (Presidente e demais vereadores em seus cargos).

Veja +

Geraldo Thadeu comenta aprovação do novo Código Florestal

Em 27/05/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

A aprovação do novo Código Florestal corrige distorções que prejudicavam o agricultor brasileiro, afirma o deputado Geraldo Thadeu (PP/MG). De acordo com o parlamentar, grande parte de terras utilizadas para o plantio estão em espaços denominados Áreas de Preservação Permanente (APPs), o que colocava os agricultores em posição difícil. O Texto foi aprovado ontem, pela Câmara dos Deputados. Agora segue para aprecição no Senado Federal.O novo Código Florestal permite o uso das Áreas de Preservação Permanente (APPS), desmatadas até julho de 2008, para a realização de atividades agrossilvipastoris, ecoturismo e turismo rural. Os parlamentares também aprovaram emenda (164) ao texto do relator, Aldo Rebelo. Dentre outras, o dispositivo permite aos estados denominar outras atividades que justifiquem a regularização de áreas desmatadas.

Veja +

Protestos e Polícia na Câmara de Muzambinho

Em 20/05/2011 - Política -

A reunião do poder Legislativo de Muzambinho, ocorrida na noite da segunda-feira, 16, registrou cenas de enorme suspense, tensão, protesto popular e decisões inéditas na sua história política. Policiais Militares “povoaram” o plenário, auditório, corredores, frente do prédio e até as esquinas próximas. Era grande a expectativa por uma reação dos vereadores contra atitudes do atual presidente Otávio Sales (PPS). Nossa reportagem acompanhou de perto os acontecimentos e publica uma síntese dos fatos.PLENÁRIO É SOBERANO – Aberta a palavra para manifestação dos parlamentares, o vereador Mário Donizetti Menezes (PMDB) fez uso da tribuna. Inicialmente, explicou que propositalmente seu pronunciamento seria lido e assinado por ele. Posteriormente, servindo como parte integrante, caso necessário, para qualquer medida que eventualmente tenha que ser tomada, principalmente, no âmbito judicial.

Veja +

Promotora apresenta ação para não interromper atendimento no pronto socorro de Muzambinho

Em 20/05/2011 - Política -

No fechamento da edição impressa desse semanário (Ed.1039), fomos informados que a Promotora de Justiça da Comarca, Dra. Gisele Stela Martins Araújo, entrou com Ação Civil Pública contra o poder público municipal e a Santa Casa de Misericórdia. O objetivo é de evitar a interrupção nos serviços de atendimento e emergência (plantão 24 horas) na cidade. Dra. Gisele justifica que o problema não é de hoje e que inúmeras reuniões estão sendo realizadas na tentativa de uma composição amigável do fato. Acompanhe abaixo trecho inicial do documento que tivemos acesso:A presente ação civil pública tem por objetivo compelir o Poder Público Municipal e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Muzambinho a tomarem as medidas necessárias e suficientes para que não seja interrompido o serviço de atendimento de urgência e emergência - Plantão 24 horas – em Muzambinho, de forma a prestarem serviços eficientes, seguros, contínuos e de qualidade à população, conforme determina a legislação pertinente.

Veja +

Prefeita de Carmo do Rio Claro participa de reunião da ALMG sobre segurança

Em 10/05/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

A Prefeita de Carmo do Rio Claro, Cida Vilela (PR), participou de uma reunião na cidade de Passos a convite do Deputado Estadual Cássio Soares (PRTB). A reunião contou com a presença da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que a pedido de Cássio discutiu assuntos relacionados à segurança na região.A iniciativa visou anunciar uma série de medidas a serem tomadas pelo governo Estadual para amenizar os problemas que vem ocorrendo nas cidades do sul de MG. Na ocasião, Cássio anunciou já ter sido autorizado pelo governador mineiro Antônio Anastasia, a realização de um concurso público onde serão selecionados 140 delegados, 250 escrivães na Policia Civil, liberação de 25 novas viaturas e 40 novos policiais militares para os municípios da região. A Prefeita esteve com o subsecretário de segurança pública do Estado Renato Andrade, também fazendo reivindicações para Carmo do Rio Claro.

Veja +

Prefeito Mauro toma posse na nova diretoria da AMM

Em 06/05/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Lúcio da Cunha Zanin, tomou posse como 2º tesoureiro na nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), no encerramento do 28º Congresso Mineiro de Municípios, que aconteceu nos dias 4, 5 e 6 no espaço da Expominas, em Belo Horizonte. O novo presidente da entidade é o prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, que assume para o biênio 2011/2013, período em que estará à frente da maior associação estadual de municípios do país.A posse foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o vice-governador do Estado, Alberto Pinto Coelho; os senadores Aécio Neves e Clésio Andrade; o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes. A eleição da nova diretoria aconteceu em março.

Veja +

Senador Aécio Neves apresenta projetos para recompor perdas financeiras dos estados e municípios brasileiros

Em 04/05/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

Projeto de lei e PEC compensam estados e municípios por isenções fiscais federais e garante receitas constitucionais devidas a prefeituras e estados O senador Aécio Neves apresenta, na quarta-feira (04-05), ao Senado Federal um projeto de lei e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para recomposição e fortalecimento financeiro dos estados e dos municípios brasileiros. As duas propostas integram a agenda de trabalho anunciada pelo ex-governador em seu discurso no Senado, em 6 de abril, e cumpre o compromisso assumido por ele com os prefeitos durante a campanha eleitoral ano passado. A medida permitirá melhor distribuição entre a Federação dos recursos arrecadados, hoje fortemente centralizados nas mãos da União. O resgate do equilíbrio entre municípios, estados e União, avalia o senador, deve ser uma das principais lutas da oposição. Para ele, o Brasil caminha para ser um estado unitário, centralizando cada vez mais receitas na União.

Veja +