Em 22/03/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
O deputado federal Geraldo Thadeu (PPS-MG) foi indicado pelo partido para integrar a Comissão Especial destinada a promover estudos e proposições voltadas ao combate, prevenção e recuperação dos efeitos do uso do crack no país.“A formação desta comissão é importante porque precisamos não só debater, mas colocar em prática políticas efetivas para impedir o avanço deste flagelo (crack), que tem dizimado tantas vidas em nosso país, principalmente de jovens e crianças”, afirmou.Integrante há oito anos da Frente Parlamentar da Saúde, Geraldo Thadeu defendeu que a comissão dê prioridade ao atendimento dos viciados da droga. “Primeiro, é preciso reconhecer que o crack é um problema de saúde pública. Sem isso, não há atendimento na rede SUS (Sistema Único de Saúde) a essas pessoas que perambulam pelas ruas entregues a sua própria sorte”, criticou, enfatizando que os efeitos da droga atingem “a família e a sociedade”.
Em 22/03/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
O deputado federal Marcus Pestana é o novo presidente do PSDB de Minas Gerais. Ele foi eleito na noite da segunda-feira, dia 21, encabeçando uma chapa de consenso, que tem como vice-presidente do deputado federal Domingos Sávio; 2º vice-presidente o deputado estadual Zé Maia; o também deputado estadual Carlos Mosconi como secretário-geral e o deputado federal Paulo Abi-Ackel como tesoureiro. O mandato é para o biênio 2011/2013.Na convenção também foi escolhido o novo presidente da seção mineira do Instituto Teotônio Vilela: será o deputado federal Eduardo Barbosa. Foram eleitos, ainda, os novos presidentes do PSDB Mulher, Lenita Noman, substituindo Eliana Piola, e do PSDB Jovem, Caio Narcio, que sucede Adriano Faria. Marcus Pestana assume o partido com enfoque em sua organização e modernização, além de prepará-lo para as eleições do ano que vem. “Os 50 maiores municípios, principalmente à capital, terão atenção especial, mas não vamos nos esquecer dos pequenos”, afirmou o novo presidente dos tucanos.
Em 21/03/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
Em São Lourenço, durante abertura da Semana das Águas, governador ressalta importância dos cuidados com os recursos hídricos O governador Antonio Anastasia presidiu, no domingo (20/03), em São Lourenço (Sul de Minas), a entrega da primeira edição da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço – a Medalha das Águas. Durante a solenidade, que marcou a abertura da Semana das Águas, o governador assinou decretos criando novas unidades de conservação no Estado e instituindo o Plano Estadual de Recursos Hídricos, documento que estabelece novas ações para a preservação das águas em Minas. O governador também assinou convênios com municípios para implantação de usinas de triagem e compostagem de lixo. “O objetivo desses decretos é termos instrumentos formais de políticas públicas para a preservação. Já temos ao longo dos últimos anos uma boa política em relação aos recursos hídricos, mas tem que ser permanentemente atualizada. Esse plano, com a participação do Poder Legislativo e da sociedade civil, é apresentado e agora regulamentado para ser implementado em parceria com os diversos autores”, afirmou o governador.
Em 18/03/2011 - Política -
Num ato surpreendente, o atual Presidente do Legislativo de Muzambinho, Prof. Otávio Sales (PPS), comunicou demissão em massa na Câmara Municipal local. Ao todo, oito funcionários foram demitidos, gerando surpresa e renovação. Pela Portaria nº. 012/2011, o presidente relata que os cargos comissionados de recrutamento são demissíveis at nutum e que a nomeação e exoneração são de competência da autoridade superior. Na Portaria publicada, foram demitidos: Aparecida Sanchez de Rezende (Assessora da Mesa Diretora), Dr. José Roberto Del Valle Gaspar (Assessor Jurídico), Kátia Castro da Silva (Assessora), Lídia Cristina Silveira (Assessora), Marcos Vinícius Mello Ribeiro (Assessor Legislativo), Nelson de Lima Damião (Assessor do Controle Interno), Patrícia Aparecida de Araújo (Chefe de Contabilidade) e Valquíria Maria de Oliveira (Assessora).
Em 18/03/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
Parlamentar reitera que deseja a aliança da preservação com a produção O presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) é propositor de uma audiência pública que trará a discussão da reforma do novo Código Florestal Brasileiro para que Minas Gerais também seja ouvida. O evento está marcado para o dia 7 de abril. O envolvimento de Antônio Carlos neste assunto é grande desde a sua participação destacada na elaboração do novo Código Florestal de Minas Gerais. “Temos que reiterar que somos a favor da preservação das águas, não aceitamos o dano ao meio ambiente, mas podemos conciliar a atividade produtiva rural perfeitamente com a preservação da natureza, é possível e é embasado neste discurso que vamos levar o nosso entendimento aos que irão decidir em Brasília”, explicou. Serão convidados representantes de órgãos, entidades e associações do setor produtivo de Minas. Antônio Carlos destacou que a idéia da discussão em Minas partiu de uma conversa com o deputado federal Paulo Piau (PMDB-MG) e com o secretário de Transportes e Obras Públicas, deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), que preside a Cooparaiso.
Em 18/03/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
O deputado, Carlos Mosconi (PSDB), propôs a realização de encontros entre membros de comissões de Saúde de Assembleias Legislativas de todo país, para debater o Sistema Único de Saúde (SUS) e reforçar, junto ao Congresso Nacional, a necessidade da regulamentação urgente da Emenda 29, que estabelece investimentos financeiros mínimos do orçamento da União, de estados e municípios para aplicação exclusiva no setor. A proposta de Mosconi foi aprovada na quarta-feira (16), em reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Almg). O deputado quer que as sugestões colhidas nos encontros entre as lideranças políticas estaduais sirvam de subsídio na formulação de políticas públicas para o setor. Segundo ele, as contribuições serão encaminhadas ao Congresso Nacional, junto com pedido de prioridade na regulamentação da Emenda 29.
Em 17/03/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o deputado estadual, Carlos Mosconi, ambos PSDB, serão homenageados em São Lourenço, com a Comenda Ambiental Estância Hidromineral, neste domingo, 20 de março. Na cerimônia, marcada para as 10h, serão agraciados também autoridades religiosas, do Poder Judiciário, políticos, empresários, artistas e profissionais, que se destacaram em 2010 nas respectivas atividades. Os senadores Aécio Neves e Itamar Franco também são aguardados à cerimônia. A comenda Ambiental segue o padrão das tradicionais condecorações como a Medalha JK e da Inconfidência, outorgadas pelas cidades históricas de Mariana e Ouro Preto, respectivamente. Confirmaram presença o arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, D. Geraldo Lyrio Rocha, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, o deputado federal, Eduardo Azeredo, o ator Marcos Frota, o estilista Ronaldo Fraga, o deputado, Sarney Filho, o ex-ministro da Cultura, Aloísio Pimenta, o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), José Milton de Carvalho Rocha, o presidente da Nestlé, Edson Ebizawa, o juiz do TJMMG, James Ferreira, o presidente do TJMG, desembargador, Claudio Costa, e o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques.
Em 17/03/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
O deputado, Carlos Mosconi (PSDB), coordenador da Comissão Extraordinária de Acompanhamento da Reforma Política, da Assembleia Legislativa (Almg), disse na primeira reunião da comissão, na quarta-feira (15), que Minas Gerais, pela tradição democrática e por ter o segundo colégio eleitoral do país, terá forte influência política no processo de reforma política. No encontro Mosconi fez indicação da deputada, Luzia Ferreira (PPS), para a relatoria da comissão, que terá até o meio de maio, 45 dias, para apresentação do relatório final. Na mesma reunião, o coordenador indicou também cinco deputados da Almg para acompanhar os trabalhos das comissões, encarregadas em debater o assunto, no Congresso Nacional,. Mosconi pediu o envolvimento de toda a sociedade mineira no processo de forma democrática. O deputado avalia, ainda, que as modificações no ordenamento jurídico federal vão influenciar sobremaneira as relações políticas nos estados e municípios. “Por isso, vamos colher sugestões junto a todas as lideranças da Almg, nas entidades representativas da sociedade civil e com especialistas no tema”, definiu.
Em 16/03/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
Agora mais de 600 municípios poderão produzi-lo de maneira artesanal A lei 19.492 de autoria do Governo de Minas em vigor desde janeiro deste ano reconhece os processos regionais do queijo como patrimônio histórico e incentiva a legalização do produto em qualquer área do Estado. Esta foi uma batalha pessoal do presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Antônio Carlos Arantes (PSC) de democratizar a produção de uma das culturas mais destacadas do Estado: o queijo artesanal, uma vez que pela legislação anterior apenas regiões como a do Serro, Canastra, Araxá, Cerrado e Campos das Vertentes podiam ter este certificado. O parlamentar justificou sua atenção: “Tivemos uma atenção especial com este projeto desde o início, porque víamos nele uma possibilidade de ajudar a vários produtores de queijo, que se encontravam trabalhando de maneira ilegal. A nova lei é ótima para a economia do Estado”, apontou. Arantes elogiou também a iniciativa de Anastasia: “Mais uma vez o governador mostra sensibilidade em suas ações e demonstra na prática que o queijo, um dos nossos patrimônios, é um produto agora que poderá ser difundido em toda Minas Gerais”, elogiou. Antigamente pouco mais de 50 cidades estavam autorizadas a produzir o queijo artesanal, com a lei que impera deste janeiro, este número se estende a mais de 600 municípios.
Em 15/03/2011 - Política - Assessoria de Comunicação
Deputado quer mais interação dos órgãos competentes com o homem do campo O presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) se reuniu recentemente na Cidade Administrativa com órgãos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além da presença do secretário Elmiro Nascimento (DEM), participaram também da reunião o diretor da Empresa do Brasil em Desenvolvimento Agropecuário (EMATER) José Rogério Lara e o vice-presidente também da EMATER Marcelo Lana; o novo presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Antônio Lima Bandeira; o subsecretário de Agricultura Familiar Edmar Gadelha, entre outras autoridades. Na oportunidade, o deputado relatou uma preocupação que vem o perturbando: a grande distância dos órgãos ligados ao homem do campo à realidade dele vivida no campo. “Precisamos aproximar os órgãos competentes da secretaria de Agricultura ao produtor rural para que conheçamos melhor a realidade vivida por quem habita no campo”. Sobre esta observação, Arantes teve a concordância de todos os presentes.