A Folha Regional - Artigos - Política

Arantes visita Frigorífico Vale do Paraíso

Em 02/03/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes esteve no sábado, 26, em São Sebastião do Paraíso, em uma reunião com o proprietário do frigorífico Vale do Paraíso LTDA Eudes Silveira Campos. No encontro, foi discutido o convênio entre o Ministério da Agricultura e a Prefeitura para providenciar um profissional veterinário para realizar as inspeções da carne. Atualmente é obrigatório a presença deste profissional nos frigoríficos. Eles são de responsabilidade do Governo Federal, na qual é preciso passar por um concurso público para poder atuar nesta área. Uma vez que falta o veterinário, a prefeitura em conjunto com o Ministério da Agricultura contrata alguns profissionais. A prefeitura fica responsável pelo pagamento e o Ministério por conta de fornecer cursos aos funcionários.Com a ação do política do deputado de agilizar este processo do convênio, o frigorífico, que estava fechado, permanecerá aberto com seus 26 anos de vida, gerando 140 empregos.

Veja +

Deputado Arantes prestigia reunião da ASSUL

Em 01/03/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

As principais pautas do encontro foram a discussão do futuro do café e o código florestal A convite do presidente da Associação dos Sindicatos do Sul de Minas (ASSUL) e também presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Rita do Sapucaí, Leonilton Moreira, o presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) prestigiou a reunião entre os representantes dos sindicatos da região, que foi pautada pela discussão sobre o futuro do café no município de Machado. O secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura Manoel Bertone esteve no evento e foi sabatinado pelos presentes para comentar sobre o futuro do café e principalmente sobre algumas pendências de dívidas que existem do setor. Quanto utilizou a palavra, Arantes agradeceu o apoio dos produtores pela sua reeleição e destacou as prioridades da Comissão de Política Agropecuária como a discussão do novo código florestal brasileiro, a criação de um Fundo Estadual do Café, uma política de proteção aos produtores de leite, a segurança no campo, a melhoria das estradas vicinais, entre outras. Outro que foi ouvido no encontro foi o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cássia, Domingos Inácio Salgado que palestrou sobre o código ambiental.

Veja +

Governador Antonio Anastasia presta solidariedade às famílias das vítimas de Bandeira do Sul

Em 01/03/2011 - Política - Agência Minas

O governador Antonio Anastasia prestou solidariedade, na segunda-feira (28/02), às famílias das 16 pessoas mortas durante festa de pré-carnaval em Bandeira do Sul (Sul de Minas). “É uma dor insuportável o que as famílias estão vivendo. Muitos jovens morreram, lamentavelmente. Então, vamos trazer esse abraço, para que as famílias tenham sempre o conforto, naturalmente, com sua religião, para que possam superar esse momento tão triste”, afirmou o governador em Bandeira do Sul.Em Bandeira do Sul, o governador compareceu ao velório das vítimas atingidas por um fio de alta tensão, quando acompanhavam um trio elétrico na noite do último domingo (27). De Bandeira do Sul, o governador seguiu para a Santa Casa de Poços de Caldas, município vizinho, onde estão internadas outras 25 pessoas.

Veja +

Arantes visita presídio de Paraíso e elogia tratamento aos presos

Em 25/02/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) esteve na segunda-feira, 21, visitando o presídio São Sebastião do Paraíso. Na oportunidade, o parlamentar foi recebido pelo diretor Douglas Fernando Cussolin Belagald, pelo diretor-administrativo Leandro Cândido de Freitas, pelo diretor de segurança José Oscar Martins Drumond e pela psicóloga Maria Cristina. Segundo o próprio deputado, “o presídio agora está limpo, bem cuidado, os presos têm sido bem tratados e a disciplina tem imperado no local”. O deputado elogiou ainda: “Agora, posso dizer que há dignidade no presídio, coisa que não acontecia antes”.Durante a visita, a direção do presídio reivindicou a Arantes o aumento de agentes penitenciários e a construção de um espaço físico para ressocialização. Os diretores sugeriram a Arantes a construção de salas de aula no próprio terreno do presídio como uma das soluções. O parlamentar expôs que estará à disposição para pleitear os pedidos.

Veja +

Mosconi é indicado para a saúde

Em 24/02/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

O deputado estadual, Carlos Mosconi, (PSDB), mais uma vez foi indicado à presidência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg). Reeleito para o segundo mandato estadual em 2010, o parlamentar sulmineiro assume pela terceira vez consecutiva a direção desta comissão, considerada uma das mais importantes da Casa. O mandato é de dois anos e será oficializado na próxima semana.Mosconi foi indicado pelo bloco de parlamentares governista “Somos Minas Gerais”, composto por nove partidos, que elegeram e dão sustentação ao governador, Antonio Anastasia. O acordo para a escolha dos presidentes das 19 comissões foi concluído no final da tarde de quarta-feira (23), em reunião do colégio de líderes da Assembleia.Os governistas ficaram com o comando de sete comissões mais importantes. A oposição emplacou seis presidências e outras bancadas ficaram com as restantes. Em Belo Horizonte, nesta quinta-feira, Mosconi disse que aguarda a oficialização da indicação, porém, cosidera importante a recondução ao cargo de presidente da Comissão de Saúde devido a possibilidade da continuidade de projetos iniciados, junto com os demais membros, na gestão anterior.

Veja +

Arantes lança projeto de lei para criar um Fundo Estadual Anti-Catástrofe

Em 24/02/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

Um dos grandes objetivos  é evitar tantas  mortes em épocas de chuva O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) entrou com um projeto de lei na Assembleia de Minas, que prevê um conjunto de ações para tentar prevenir e identificar iminentes riscos de desastres naturais dispostos em um sistema metodológico desenvolvido pelo Governo de Minas com a finalidade de evitar tragédias, calamidades públicas e estados de emergência. De acordo com o projeto, ficaria autorizado ao Poder Executivo a constituição de um Fundo Estadual Anti-catástrofes com o objetivo de conseguir recursos para equipamentos de meteorologia, equipamentos para sistema de alarme para conscientizar a população que vive em áreas de maior risco, equipamentos sonoros para mobilizar rápidas evacuações, materiais educativos de procedimentos em situações de emergência, entre outras medidas. A justificativa de Arantes tem fundamento. Segundo ele, todo começo de ano as cenas trágicas de catástrofes e desastres naturais se repetem como as chuvas que assolaram o Sul de Minas e nas serras da região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Veja +

Ministro Alexandre Padilha é eleito presidente do CNS

Em 17/02/2011 - Política - Assessoria

Estabelecimento de consenso e maior aproximação com os usuários do SUS são as principais preocupações do ministro ao assumir o cargo. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) na tarde da quarta-feira, 16. Também foram escolhidos, por votação, os demais membros da mesa diretora do órgão – composta por oito integrantes. O CNS é a principal instância de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) e reúne representantes de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço. “O principal, como presidente do CNS, é estabelecer consenso e apresentar os temas discutidos dentro do colegiado aos usuários do SUS para uma maior aproximação com a sociedade”, disse o ministro Padilha. Segundo ele, o tema prioritário será o acesso à rede pública de saúde – assunto colocado como uma “obsessão” da sua gestão no Ministério da Saúde.

Veja +

Governo de Minas anuncia recursos para melhoramento de vias públicas

Em 15/02/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

Deputado Antônio Carlos recebeu comunicado oficial do secretário Danilo de Castro O Governo do Estado de Minas Gerais, através do seu secretário de Estado Danilo de Castro, comunicou oficialmente ao deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), que cidades da região receberão recursos para melhoramento de vias públicas. Arantes solicitou ao Governo que viabilizasse estes recursos e o resultado é um investimento total de aproximadamente R$ 1,3 milhão. As verbas são oriundas da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, cujo titular da pasta é o deputado federal Carlos Melles (DEM). As cidades beneficiadas foram Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Cássia, Conceição da Aparecida, Guapé, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Juruaia, Paraguaçu e São Roque de Minas.Um dos beneficiados, o prefeito de São Roque de Minas, Nilzo de Faria, adiantou que a verba será aplicada no distrito de São José do Barreiro. Segundo Nilzo, o benefício será muito grande, pois lá as ruas eram toda de terra e isto trazia muita poeira e danos à saúde da população. “Vão ser 18 mil m2 de ruas calçadas, processo este que já está em andamento”.

Veja +

Governo de Minas anuncia recursos para melhoramento de vias públicas

Em 15/02/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

Deputado Antônio Carlos recebeu comunicado oficial do secretário Danilo de Castro O Governo do Estado de Minas Gerais, através do seu secretário de Estado Danilo de Castro, comunicou oficialmente ao deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), que cidades da região receberão recursos para melhoramento de vias públicas. Arantes solicitou ao Governo que viabilizasse estes recursos e o resultado é um investimento total de aproximadamente R$ 1,3 milhão. As verbas são oriundas da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, cujo titular da pasta é o deputado federal Carlos Melles (DEM). As cidades beneficiadas foram Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Cássia, Conceição da Aparecida, Guapé, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Juruaia, Paraguaçu e São Roque de Minas.Um dos beneficiados, o prefeito de São Roque de Minas, Nilzo de Faria, adiantou que a verba será aplicada no distrito de São José do Barreiro. Segundo Nilzo, o benefício será muito grande, pois lá as ruas eram toda de terra e isto trazia muita poeira e danos à saúde da população. “Vão ser 18 mil m2 de ruas calçadas, processo este que já está em andamento”.

Veja +

Governo de Minas define municípios atendidos com recursos emergenciais

Em 14/02/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

O governador Antonio Anastasia autorizou, na sexta-feira (11), o repasse de R$ 70 milhões para o atendimento emergencial aos municípios atingidos pelas chuvas em Minas Gerais. Após avaliações técnicas, vistorias em locais atingidos e elaboração de projetos de recuperação, ficou definido que os recursos vão ser destinados a 85 municípios mineiros. Do total, R$ 50 milhões foram repassados pela União e R$ 20 milhões são recursos diretos do Tesouro do Estado.“Os convênios com as prefeituras já estão sendo formalizados e os recursos serão aplicados nas rodovias municipais, por meio de contratos de conservação já existentes. Obras de maior complexidade, seja em rodovias municipais ou em áreas urbanas, serão objetos de licitações específicas”, informou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, José Élcio Monteze.Os recursos de R$ 50 milhões, reivindicados pelo governo de Minas, foram oficializados junto ao governo federal pelo secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, que manteve audiências em Brasília com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e na Secretaria Nacional de Defesa Civil. “O governador Anastasia, desde o primeiro momento, priorizou atenção máxima aos municípios atingidos pelas chuvas. Visitamos as regiões atingidas e em um trabalho que somou esforços com as Prefeituras e os órgãos do governo, estamos dando uma resposta rápida e consistente para que os municípios possam recuperar os estragos e as populações terem o mais rapidamente possível, a normalidade de suas vidas”, manifestou Melles, que nessa semana reuniu-se com o chefe do gabinete militar, Coronel PM, Luis Carlos Martins pra definir os municípios, que teve o aval final do governador Anastasia.

Veja +