A Folha Regional - Artigos - Política

Deputado Antônio Carlos se reúne com chefe de Política Civil de Minas Gerais

Em 11/02/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

Segurança na região, principalmente em Paraíso, Itaú de Minas e Jacuí, foi a pauta principal do encontro O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) se reuniu na quinta-feira, 10, na Cidade Administrativa com o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Jairo Lellis e as pautas principais foram a segurança pública na região, principalmente em São Sebastião do Paraíso, em Itaú de Minas e em Jacuí. O parlamentar fez questão de levar um exemplar do jornal do Sudoeste de São Sebastião do Paraíso para relatar por meio de reportagens o retorno da violência naquele município. Segundo o deputado, a juíza de Direito da Vara de Execução Criminal da Comarca do município Edina Pinto, que tem relevantes serviços prestados a cidade, tem recebido seu apoio constante. Contudo, conforme expôs Arantes, a segurança em Paraíso que estava sendo alvo de diversos comentários elogiosos por sua parte deu uma recaída. “Viemos ao chefe da Polícia Civil pedir mais operações policiais, mais efetivo, uma atenção especial, estamos perto do limite de São Paulo e isto deixa a gente um pouco vulnerável. Queremos tolerância zero para a criminalidade”.

Veja +

Anastasia reúne secretariado para definir planejamento estratégico do governo

Em 11/02/2011 - Política - Agência Minas

O governador Antonio Anastasia se reuniu na sexta-feira (11), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, com todos os secretários de Estado e seus respectivos adjuntos. O objetivo da reunião, a segunda deste ano, foi definir o planejamento estratégico do Governo de Minas para os próximos 20 anos, a partir da revisão do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Durante o encontro, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, apresentou o cronograma de implantação dos programas de Governo baseado no modelo Gestão para a Cidadania, a vigorar até 2014. “Após o Choque de Gestão, que recolocou as condições financeiras de Minas no patamar adequado, e o programa Estado para Resultados, em que levamos às pessoas os resultados concretos da ação governamental, melhorando os indicadores em Minas, chegamos à terceira geração do Choque de Gestão: o Gestão para a Cidadania. Este é, talvez, o passo mais ambicioso e ousado que é criar uma gestão para a cidadania e aproximar, no dia a dia, o Estado das pessoas. É motivar a sociedade a participar de maneira ativa, fazer com que a pessoa se sinta integrante desse movimento, a partir da concepção do governo em rede. É mostrar que o governo sozinho não é capaz de modificar a realidade”, disse Anastasia. A Gestão para a Cidadania introduz o conceito de Estado em Redes, que prevê o trabalho integrado de diversas áreas temáticas para execução de programas e a regionalização das ações governamentais, com a participação da sociedade civil.

Veja +

Melles reassume como Secretario de Transportes e Obras

Em 04/02/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

Após tomar posse para o quinto mandato de deputado federal, Carlos Melles volta a Belo Horizonte para atuar na equipe do governador Antonio Anastasia O deputado federal Carlos Melles (DEM-MG) tomou posse na terça-feira (1º) para o quinto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Logo em seguida Melles licenciou-se do cargo e reassumiu na quinta-feira (3) a Secretaria de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, com a agenda cheia, iniciada com audiência em que recebeu a bancada de deputados estaduais do Democratas e participou de reunião com o governador Antonio Anastasia e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que veio a Minas anunciar recursos para recuperação de municípios atingidos pelas chuvas.“Temos uma grande e importante missão na Secretaria: dar sequência ao extraordinário trabalho desenvolvido nos últimos 8 anos nos governos Aécio Neves e Antonio Anastasia, no caso específico no setor de transportes, nossa meta principal é a implantação do programa Caminhos de Minas, que visa a construção de 223 trechos rodoviários, que totalizam 7.500 quilômetros de rodovias pavimentadas e que beneficiam diretamente 297 municípios”, disse o secretário.

Veja +

Alberto Pinto Coelho destaca parceria entre Executivo e Legislativo no desenvolvimento do Estado

Em 02/02/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

Governador em exercício participou da posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa e destacou avanços sociais em Minas O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, participou, na terça-feira (1º/02), da posse dos 77 deputados estaduais eleitos para a 17ª legislatura da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Durante a solenidade, Alberto Pinto Coelho destacou a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo na obtenção dos avanços sociais e econômicos em Minas e na melhoria da qualidade de vida da população.“Os poderes são independentes, mas tem deveres para com o desenvolvimento do Estado, para com a melhoria da qualidade de vida e esses deveres levam a uma relação harmoniosa. A minha experiência de 16 anos no parlamento atesta que o que teremos aqui é essa harmonia, essa solidariedade para que possamos, cada um, cumprir a nossa missão”, disse o governador em exercício Alberto Pinto Coelho em entrevista.

Veja +

Prefeito de Poços de Caldas participa da abertura dos trabalhos do Legislativo

Em 02/02/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

O prefeito Paulo César Silva participou, na tarde da terça-feira (1), da abertura dos trabalhos do Legislativo em 2011, em cumprimento ao art. 90, incisos VII e XXII da Lei Orgânica do Município. Acompanhado dos secretários municipais, o prefeito apresentou relatório de investimentos e listagem de obras em andamento e já concluídas. “Reafirmo aqui o compromisso, meu, da Vice-Prefeita e de toda a minha equipe, com a continuidade da promoção do desenvolvimento de nosso Município, buscando sempre melhor atendimento nos serviços públicos e a consequente melhoria na qualidade de vida da população – metas que só estão se tornando realidade por conta da boa relação democrática construída com todas as instituições, especialmente com o Poder Legislativo local”, destacou o prefeito. Entre as obras entregues em 2010, Paulo César Silva citou a conclusão da reforma e ampliação da Escola Municipal Pedro Affonso Junqueira, com novas e modernas instalações; reforma e ampliação da E.M. Alvino Hosken de Oliveira, no bairro Santa Rita; o início das atividades escolares na Escola José Raphael dos Santos Neto, no Jardim Filadélfia, concluída em 2009; aquisição e distribuição de 21.052 conjuntos de materiais escolares aos alunos da rede municipal; nova sede do Centro de Educação Infantil Milton Ferreira Costa, no bairro Aparecida; criação do CEDET – Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento de Poços de Caldas, terceiro centro do Brasil; conclusão da implantação de infraestrutura (água, esgoto, energia elétrica e asfalto) e construção do pavilhão “A” da UNIFAL, com 1.000.00 m2; celebração de Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal de Ensino Tecnológico - IFET, para implantação de um campus na cidade; reforma e ampliação das instalações do antigo Centro Social Urbano para receber o IFET, entre outras.

Veja +

Transmissão das sessões da Câmara de Carmo do Rio Claro pela internet começam em fevereiro

Em 01/02/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

A partir do mês de fevereiro de 2011, a Câmara Municipal de Carmo do Rio irá transmitir em seu site institucional (www.carmodorioclaro.cam.mg.gov.br), as sessões ordinárias ao vivo, ou seja, em tempo real.Ainda não há uma previsão para o início das transmissões, mas espera-se que elas aconteçam ainda em fevereiro.Três câmeras farão a transferência simultânea da sessão em pontos diferentes. Duas farão a panorâmica da sala de sessões e outra dará um zoom nos vereadores e tribuna. O sinal é transferido para um computador onde, um funcionário selecionará o sinal da câmara que irá para o ar e, por último, o provedor de internet transmite as imagens pelo site. Cerca de 500 pessoas poderão assistir as reuniões simultaneamente.A empresa contratada para a instalação das câmeras e fornecimento de equipamentos é de Carmo do Rio Claro. A iniciativa, licitação e recursos para aquisição dos equipamentos para a transmissão que incluem três câmeras, acessórios e um computador, são da gestão 2009/2010, de Filipe Carielo (PTB) como presidente.

Veja +

Prefeituras sentem reflexo da queda na arrecadação

Em 31/01/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

Não é apenas a prefeitura de Poços de Caldas que sente o reflexo da queda de arrecadação, causada principalmente pela crise financeira mundial de 2008. Outras dezenas de prefeituras mineiras entre as quais se inclui Barbacena e Governador Valares continuam no vermelho não conseguindo pagar até agora o 13º salário dos servidores.Entre as cidades de porte médio, apesar de ainda sofrer com a queda de arrecadação, Poços de Caldas mantém o pagamento do funcionalismo em dia.A prefeita de Barbacena, Danuza Bias Fortes (PMDB) diz que a dívida (R$25 milhões), herdada da administração anterior, aliada à queda de arrecadação, resultou numa verdadeira bola de neve causando problemas que resultaram na falta de recurso para o pagamento do 13º a boa parte dos servidores.Pelo mesmo motivo, a prefeitura de Governador Valadares começou 2011 no vermelho e o prefeito chegou a anunciar o pagamento do décimo terceiro salário aos 8 mil servidores apenas em março deste ano, mesmo assim dependendo de um empréstimo a ser feito junto ao Instituto de Previdência Municipal.

Veja +

Deputado Antonio Carlos Arantes viabiliza asfalto para bairros Três Fontes e Loteamento Pontal, em Pratápolis

Em 28/01/2011 - Política - Ricardo Gandra

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), o chefe de gabinete da prefeitura de Pratápolis Adriano Lemos de Pádua e o vereador Deusmar de Oliveira Maia (PR) estiveram na quinta-feira, 27, visitando o bairro Três Fontes, que tem recebido a pavimentação devido a um recurso viabilizado pelo próprio parlamentar por intermédio do BDMG. Outro bairro que foi agraciado com o asfalto é o loteamento Pontal e o investimento chega a R$ 250 mil. O prefeito Everilson Cléber Leite (PR) comentou que o asfalto para bairros como os beneficiados trarão mais qualidade de vida para as pessoas que lá habitam e lembrou que o acesso às casas fica mais fácil. O chefe de gabinete Adriano Lemos expôs também que este tipo de obra traz vários benefícios à população residente. Na mesma onda dos comentários, o vereador Deusmar, que mora no bairro Três Fontes explicou que foi nascido e criado no local e que sempre trabalhou pelo povoado.

Veja +

Geraldo Thadeu afirma que estudo para construção de presídio em Machado já está em andamento

Em 27/01/2011 - Política - Assessoria Geraldo Thadeu

Já está com a Secretaria de Estado de Defesa Social – do Governo de Minas, a solicitação de estudo para a construção da unidade prisional de Machado. Em resposta ao pleito do deputado Geraldo Thadeu (PPS/MG), a Subsecretaria de Administração Prisional da SE afirmou que, além do estudo, aguarda-se a liberação de “aporte financeiro para a possível obra”.O parlamentar defende a necessidade de uma unidade que possa atender a Machado e consequentemente aos municípios de Cavalhópolis, Paraguaçu e Poço Fundo. “ É urgente e de extrema importância a cosntrução de novos presídios, pois a falta de espaço e as condições precárias a que são submetidos os presos e presas são um desrespeito à dignidade humana”, afirmou.

Veja +

Carmo do Rio Claro realiza obras na cidade e na zona rural

Em 26/01/2011 - Política - José Vicente

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro está trabalhando na infra-estrutura da cidade. Obras de recuperação de pontes, calçamentos, operações tapa-buracos e outras estão sendo feitas pela cidade tanto no perímetro urbano como na zona rural. Na cidade, a rua Capitão João Evaristo está recebendo preparo para que seja feito sistema de galeria e captação de águas pluviais. Esse trabalho está sendo desenvolvido pela Prefeitura e assim que termina-lo, a empresa ganhadora da licitação para recolocação dos “bloquetes” voltará na cidade para refazer o serviço que não ficou conforme acordado no contrato com a mesma. Outras 02 ruas da cidade, Camilo Achar e Julio Aguiar também serão refeitas. Se faz necessário ressaltar que o município ainda não pagou a empresa e somente fará o pagamento após o serviço ser entregue em acordo ao que foi contratado. A Administração esclarece que o serviço só está sendo retomado agora por conta das chuvas que foram intensas desde o inicio do ano.

Veja +