A Folha Regional - Artigos - Política

Carlos Melles lamenta morte de Eliseu Resende

Em 06/01/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

Foi velado na segunda-feira (03/01 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o corpo do senador Eliseu Resende (DEM). O parlamentar morreu na noite de domingo (2), em São Paulo, aos 81 anos, vítima de uma insuficiência renal. O deputado federal Carlos Melles lamentou o falecimento do colega de partido e amigo, dizendo que “com profundo pesar e grande sentimento de perda, lamento informar aos amigos e companheiros o falecimento do nosso querido senador, ex-ministro e ex-presidente do Democratas Minas, Eliseu Resende. Nós, do Democratas de Minas e do Brasil, certamente ficaremos menores sem a presença qualificada, correta, democrática e empreendedora do grande mineiro Eliseu Resende. É uma perda que comove a todos. O Brasil perde uma de suas maiores inteligências. Rogo a Deus que ilumine e conforte a família enlutada”. O senador Eliseu Resende havia sido internado no Instituto do Coração (Incor), na capital paulistana, em 30 de novembro para exames de rotina, quando os médicos constataram um tumor no intestino. Operado oito dias depois, vinha apresentando um quadro estável.

Veja +

Governador Antonio Anastasia recebe grande homenagem na Praça da Liberdade

Em 06/01/2011 - Política - Agência Minas

Uma emocionante festa marcou a solenidade em comemoração à posse do governador Antonio Anastasia na Praça da Liberdade na tarde do sábado (1º/01). Crianças de escolas da rede pública de ensino e jovens do grupo cultural Valores de Minas prestaram uma grande homenagem ao governador reeleito no primeiro turno com mais de 6 milhões de votos. A solenidade foi assistida por mais de cinco mil pessoas que, mesmo debaixo de uma chuva fina, chegaram cedo à Praça da Liberdade.Após a solenidade oficial de posse na Assembleia Legislativa, o governador chegou à Alameda Travessia da Praça da Liberdade em um Rolls Royce. Passou em revista à Guarda de Honra formada pelos cadetes da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, ao som do toque militar de saudação ao Chefe de Estado. Em seguida, o governador, acompanhado de 300 crianças de escolas públicas estaduais, percorreu a alameda sobre um tapete vermelho. O governador reverenciou a bandeira de Minas Gerais e parou para ouvir a atriz Yara Novaes recitar um trecho do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles.

Veja +

Carlos Melles lamenta morte de Eliseu Resende

Em 06/01/2011 - Política - Assessoria de Comunicação

Foi velado na segunda-feira (03/01 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o corpo do senador Eliseu Resende (DEM). O parlamentar morreu na noite de domingo (2), em São Paulo, aos 81 anos, vítima de uma insuficiência renal. O deputado federal Carlos Melles lamentou o falecimento do colega de partido e amigo, dizendo que “com profundo pesar e grande sentimento de perda, lamento informar aos amigos e companheiros o falecimento do nosso querido senador, ex-ministro e ex-presidente do Democratas Minas, Eliseu Resende. Nós, do Democratas de Minas e do Brasil, certamente ficaremos menores sem a presença qualificada, correta, democrática e empreendedora do grande mineiro Eliseu Resende. É uma perda que comove a todos. O Brasil perde uma de suas maiores inteligências. Rogo a Deus que ilumine e conforte a família enlutada”. O senador Eliseu Resende havia sido internado no Instituto do Coração (Incor), na capital paulistana, em 30 de novembro para exames de rotina, quando os médicos constataram um tumor no intestino. Operado oito dias depois, vinha apresentando um quadro estável. Submetido a nova cirurgia no dia 24,  apresentou um quadro de insuficiência renal, o que levou à sua morte.

Veja +

Governador Antonio Anastasia anuncia o novo secretariado do Estado de Minas Gerais

Em 29/12/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

O governador Antonio Anastasia anunciou, na quarta-feira (29/12), no Palácio Tiradentes, os nomes do novo secretariado do Governo do Estado de Minas Gerais.  Foram criadas as secretarias de Estado de Trabalho e Emprego, comandada por Carlos Pimenta, e a da Casa Civil e Relações Institucionais, que terá à frente Maria Coeli Simões, que respondia pela extinta Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais. A Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas deixa de ser “extraordinária” e se torna efetiva, tendo Gil Pereira à sua frente.Outras 11 secretarias já existentes foram mantidas e serão comandadas por novos secretários no próximo mandato do governador Antonio Anastasia. São elas: Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Elmiro Nascimento), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Nárcio Rodrigues), Cultura (Eliane Parreiras), Defesa Social (Lafayete Andrada), Desenvolvimento Econômico (Dorothea Werneck), Desenvolvimento Social (Wander Borges), Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Bilac Pinto), Esporte e da Juventude (Bráulio Braz), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Adriano Magalhães), Transportes e Obras Públicas (Carlos Melles) e Turismo (Agostinho Patrus Filho).

Veja +

Minas Gerais fecha o ano de 2010 em ritmo de crescimento forte

Em 29/12/2010 - Política - Agência Minas

Os diversos indicadores econômicos estão apontando que Minas Gerais deverá fechar 2010 registrando um forte ritmo de crescimento e atração recorde de investimentos em diversas cadeias produtivas que irão repercutir positivamente nos próximos anos com ampliação dos níveis de emprego e renda e grandes melhorias para o conjunto da sociedade.A informação é do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso, ao avaliar os resultados colhidos ao longo dos últimos anos, especialmente após a crise financeira internacional. “O Estado soube tirar proveito da situação passando pela recessão mundial sem maiores turbulências”, diz.“Graças a ações enérgicas adotadas lá atrás, ainda no primeiro governo Aécio Neves, e consolidadas na gestão do governador Antonio Anastasia, Minas Gerais construiu um excelente ambiente de negócios e em parceria com a iniciativa privada avançou rapidamente”, frisou o secretário Sergio Barroso. Ele também lembrou que Minas Gerais conta com boa infraestrutura e logística, mão de obra qualificada, abundância de matérias primas, mercado em expansão, grande oferta de terrenos para a implantação de distritos industriais e condições excepcionais de clima e solo para o desenvolvimento de várias culturas.

Veja +

Vereadores entregam títulos de Cidadão Guaxupeano e Honra ao Mérito

Em 21/12/2010 - Política - Carlos Alberto / Assessor de Imprensa

Os vereadores da Câmara Municipal de Guaxupé promoveram duas solenidades de entrega de títulos nas noites de 16 e 17 de dezembro. Na primeira, autoridades civis e militares participaram das homenagens referentes à comenda de Cidadão Guaxupeano. Já na segunda, pessoas que se destacaram por meio de feitos relevantes ao Município foram condecoradas com Honra ao Mérito.  Os dois eventos aconteceram no Teatro Municipal, onde os vereadores Luiz Doniztti Ribeiro (Picapau), Ari Cardoso, Miguel Antônio Stamponi, Mauri de Almeida Palos, Durvalino Gôngora de Jesus (Nico), Luiz Smargiassi Filho (Didinho), Levi Baltazar Valderramos, Sérgio Luiz Faria dos Santos, Jorge Batista Bento e Tânia Maria Nobile Rolim prestaram as homenagens. Entre os cidadãos honorários destacaram-se Adriano Roberto Vancim, Armando Álvaro Gonçalves, Aureci Argemiro Ferreira, Caetano Cury Nardi, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, Carlos José Marques, Cassiano da Silva, Edson Kilian Bitencourt, Francisco Timóteo de Rezende, José Antônio Lofrano, Leonardo César Matheus, Leonardo Donizetti de Moraes, Lilian Garcia Valério, Maria Regina da Silva, Odair José da Cunha, Onair Donizete Justino, Paulo Eduardo Ribeiro Bastos, Paulo Roberto Feitosa, Tércio Aparecido Claudino, Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira, Valéria Cristina Dipe Pasqua e Vicente Luiz da Silva.

Veja +

Sincal: Governo Lula faz “pirraça” com o café

Em 20/12/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

Para dirigente sindical, período de 8 anos foi inoperante para o setor O presidente executivo do Sincal, Armando Matielli, faz críticas contundentes ao período do governo Lula em relação à cafeicultura. “Vejo como um dos piores da história para o café”, afirma o dirigente, em entrevista exclusiva ao Coffee Break como parte da serie “O presidente e o café”. Para ele, o setor cafeeiro sofreu um dos piores revezes da década. “No governo Lula houve descaso com o setor cafeeiro. Apesar do empenho das lideranças, elas não foram ouvidas”, aponta Matielli.Segundo o presidente do Sincal “havia incompatibilidade política por parte do governo, apesar do grande empenho de lideranças, como a do presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado federal Carlos Melles, do Conselho Nacional do Café (CNC) e também Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Na verdade, o governo Lula trabalhou com pirraça contra a cafeicultura”, lembra Armando Matielli. E ele diz ainda que “foram oito anos em que a cafeicultura ficou ao léu. Não houve gestão interna e ficamos nas mãos dos compradores internacionais. Enfim, foi um governo inoperante para o café”.

Veja +

Nome de Arantes é recomendado para presidir a Frente Parlamentar do Cooperativismo

Em 17/12/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

O deputado Estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) participou de reunião conjunta dos Conselhos Administrativos do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG) neste mês, na Casa do Cooperativismo (sede das duas organizações cooperativistas) ocasião em que foi discutida a nova formatação da Frente Parlamentar do Cooperativismo – Frencoop/MG que atuará no mandato 2011 a 2014 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na ocasião, Antônio Carlos, que é membro efetivo da Frencoop/MG, foi aclamado por unanimidade, para conduzir o processo de organização da nova diretoria e teve seu nome recomendado por todos os membros do Conselho Administrativo da Ocemg e do Sescoop/MG para ser o presidente da Frencoop/MG.O Presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, externou a importância que a Frencoop vem desempenhando no Parlamento Mineiro e que seu trabalho tem tido uma sintonia fina com os anseios e necessidades dos 13 ramos do cooperativismo. Esta Frente Parlamentar tem um importante papel nos parlamentos, na defesa dos interesses e na   busca de soluções nas matérias que dependam de alteração de normas e legislações e em ações políticas.

Veja +

Política em prol do leite é objeto de debate em Comissão da Assembleia

Em 15/12/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

Proposição foi do deputado Antônio Carlos Arantes A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), presidida pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), discutiu na segunda-feira, 13, em audiência pública a proposta sobre uma política de proteção aos produtores de leite, solicitada também por Arantes. Foram pontuadas questões como a necessidade de regulamentação relacionamento comercial/produtor, custo de transporte, impostos e câmbio, falta de maior presença do cooperativismo leiteiro na cadeia produtiva, instabilidade do preço do leite, falta de adoção de boas políticas na produção, escassez de mão-de-obra na indústria leiteira, políticas de fomento ao setor produtivo, baixa rentabilidade da atividade, problemas climáticos, margens de lucro apertadas, endividamento dos pequenos e médios produtores, entre outros. A audiência contou com os parlamentares Duarte Bechir (PMN), Domingos Sávio (PSDB) e Rosângela Reis (PV). O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora, Lorildo Aldo Stock, em sua apresentação mostrou que o litro de leite no Brasil tem custo alto e sem competitividade para exportação. “O preço do leite no Brasil se compara a países como EUA e Alemanha, países que oferecem subsídio aos produtores, enquanto que aqui não há esta prática”, salientou Stock.

Veja +

Geraldo Thadeu afirma que Lula é inoperante no combate ao tráfico e crime organizado

Em 15/12/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

O governo Lula é inoperante no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. A avaliação é do deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG), ao comentar pesquisa divulgada, ontem, pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que aponta o alastramento do crack nas cidades brasileiras. Segundo o levantamento, 98% dos municípios pesquisados (3.871) enfrentam problemas com a droga.“Essa pesquisa é a constatação de que estamos vivendo uma verdadeira epidemia, que as providências governamentais poderiam ter, pelo menos, minimizado o problema”, afirmou Thadeu.Para o deputado, Lula, que tem menos de um mês para deixar o governo, durante oito anos, teve muito discurso e pouca ação no combate à violência. “Fronteiras livres para as armas e drogas, pouco investimento em segurança, o resultado não poderia ser outro”, ironizou.Segundo o parlamentar, que integra a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a incapacidade do governo federal está em todos os níveis, e vai desde o Ministério da Justiça até a pasta da saúde. “Não adianta dizer que tem programa, recursos, se faltam ação e competência”, repudiou ele.

Veja +