A Folha Regional - Artigos - Política

Mosconi diz que bancada defenderá a aprovação da Lei Delegada

Em 12/11/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

O deputado estadual, Carlo Mosconi (PSDB), disse na quinta-feira (11), que a bancada do partido vai defender nas negociações com lideranças dos demais partidos na próxima semana, a aprovação da Lei Delegada encaminhada pelo governador, Antonio Anastasia, à apreciação da Assembleia Legislativa (Almg). O assunto foi debatido na tarde da última quarta-feira, em encontro entre os deputados tucanos e o presidente da Casa, e também governador interino, Aberto Pinto Coelho. Na reunião no gabinete com o governador interino, os nove deputados avaliaram também outras votações importantes para o final de ano, inclusive, a proposta de Orçamento para 2011. Mosconi considera a aprovação da Lei Delegada fundamental para agilizar mudanças na administração pública. Segundo o parlamentar, a iniciativa do Executivo é uma prerrogativa Constitucional, que já foi utilizada em outras situações. “O Choque de Gestão, por exemplo, só foi viabilizado com sucesso, porque o legislativo delegou poderes ao governador para executar o programa”.

Veja +

Escola de Cássia ganha cara nova com ação do deputado Antônio Carlos

Em 09/11/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

Mais de R$ 368 serão investidos na unidade A escola estadual São Gabriel do município de Cássia está passando por uma grande transformação, toda a estrutura de seu teto está sendo trocada, a unidade ganhará uma nova rede elétrica, sem falar que o prédio escolar será todo pintado internamente e externamente. A verba de mais de R$ 368 mil, viabilizada politicamente pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) junto a Secretaria de Estado da Educação trará um grande alento a comunidade escolar. Segundo a diretora Elida Aparecida Brusiquese Garcia, o telhado se encontra em situação precária e há até risco de morte. “Se der uma chuva forte, a escola ficará inundada, é uma questão de segurança”, salientou. A diretora expõe com orgulho sobre a beleza da escola e a ajuda fundamental de Arantes. “A nossa escola merece uma reforma, ela é muito linda e o deputado tem nos ajudado muito”. Elida destacou que o deputado já trabalhara outras oportunidades para viabilizar benefícios para a escola. De acordo com a educadora, Antônio Carlos teve papel importante na conquista de uma quadra coberta e na liberação de um recurso para instrumentos da fanfarra. A diretora acredita que em um prazo de seis meses a escola estará pronta para ter as novas instalações inauguradas.

Veja +

Eleição de Dilma com apoio popular de Lula é experiência para Arceburgo

Em 04/11/2010 - Política - Assessoria

Dilma é a nova presidente do Brasil, com mais de 50 milhões de votos.  A vitória de Dilma sobre Serra é atribuída a Lula, por conta de sua aprovação popular, a maior de todos os tempos a um presidente brasileiro, algo que supera os 80% de aprovação popular. Indiscutivelmente, o trunfo de Dilma é uma vitória do presidente Lula, que além de elege - lá, acabou por derrotar nas urnas vários caciques oposicionistas por todo Brasil.Para o candidato José Serra, sua maior decepção foi ter perdido a eleição por uma “invenção” de Luis Inácio Lula da Silva, referindo-se à presidente eleita Dilma Roussef.Serra com história e biografia consistente e detentor de vários mandatos eletivo como deputado, senador, prefeito, governador não conseguiu vencer Dilma Roussef que foi eleita graças ao seu padrinho político, o petista Lula.A eleição de Dilma, por Lula, bem poderia ser mais bem analisada pelo município arceburguense. Pois assim como Lula, o atual prefeito Antônio Roberto da Costa goza de expressiva aprovação popular por conta do seu bem sucedido governo, de muitas obras, serviços e programas assistenciais. Pelos quatro cantos da cidade, apura-se que são muitos os arceburguenses que identificam na atual gestão um governo de muitas e importantes obras e ações sociais. O cidadão arceburguense aprova a atual administração pública municipal e a considera como a melhor forma de governar o município. E isto reflete na aprovação popular de Antônio Roberto da Costa, popularmente conhecido como Toninho da Bolsa.

Veja +

Mosconi diz que PSF pode contornar dificuldade de receita médica

Em 03/11/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

O deputado Carlos Mosconi (PSDB) disse que investir no Programa de Saúde da Família (PSF) seria a melhor alternativa para contornar o problema da dificuldade de acesso à receita médica pela população. O parlamentar, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, fez a observação em audiência pública na quarta-feira (24), em Belo Horizonte, onde se discutiu o avanço da superbactéria KPC, provocado pelo uso excessivo de antibióticos. Mosconi, o autor do pedido de audiência, observou ainda que o grande desafio do governo é convencer o profissional de medicina a trabalhar no PSF, atendendo a população de forma preventiva nos bairros. Na avaliação do deputado, no entanto, há uma cultura no país de que posto de saúde não funciona e que o médico plantonista desses locais não cumpre horário. Os deputados Mosconi, Carlos Pimenta (PDT) e Doutor Rinaldo Valério (PSL) demonstraram preocupação quanto ao sucesso das ações para conter infecção hospitalar em Minas pela KPC, devido à falta de condições para garantir diagnóstico médico e o aviamento de receitas a toda a população. Esse último, agravado com a proibição pelo Ministério da Saúde da venda de antibióticos sem prescrição médica.

Veja +

Governador Anastasia propõe criação de Fundo para erradicar a miséria em Minas

Em 01/11/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

Projeto de Lei enviado à Assembleia Legislativa será votado em regime de urgência. Recursos do Fundo vão acelerar cumprimento dos Objetivos do Milênio lançado pela ONU. O governador Antonio Anastasia enviou à Assembleia Legislativa Projeto de Lei que cria o Fundo de Erradicação da Miséria e Combate à Pobreza (Femcop), com o objetivo de dar suporte financeiro a programas e ações sociais do Governo de Minas. A matéria foi lida em plenário e ficou definido, por um acordo de líderes, que será votada em regime de urgência. Segundo o governador, a decisão de enviar o projeto de lei à Assembleia mineira contribuirá para que Minas acelere o cumprimento dos Objetivos do Milênio, lançado pela ONU com o objetivo de reduzir pela metade a pobreza extrema no mundo até 2015. O compromisso foi assinado em 2000 por 191 países, entre eles o Brasil. Das oito metas lançadas pela ONU para combater a miséria até 2015, Minas alcançou e superou plenamente, ainda em 2008, cinco delas. Relatório divulgado neste ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), organismo do governo federal, também apontou que Minas poderá erradicar a pobreza extrema em 2013, três anos antes do restante do país.

Veja +

Dilma Rousseff é a primeira mulher eleita presidente do Brasil

Em 01/11/2010 - Política -

Com 99,99% dos votos apurados, ela obteve 56,05% dos votos válidos. Engajamento do presidente Lula impulsionou campanha da candidata. Dilma Vana Rousseff (PT), 62 anos, foi eleita neste domingo (31) a primeira mulher presidente do Brasil. Com 92,53% dos votos apurados, às 20h04, o Tribunal Superior Eleitoral informou que a petista tinha 55,43% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e não podia mais ser alcançada por José Serra (PSDB), que, até o mesmo horário, totalizava 44,57%.Em um pronunciamento às 20h13, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, anunciou oficialmente a vitória da candidata do PT. Na manhã da segunda-feira (1º), com 99,99% dos votos apurados, Dilma acumulava 56,05% dos votos válidos (55.752.092 votos) e José Serra, 43,95% (43.710.422).

Veja +

Anastasia quer iniciar gestão com nova estrutura para o café

Em 28/10/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

Governador disse que Fundo para o Café será criado a partir de 2011 em função do orçamento Em visita a Varginha no dia 19/10, o governador reeleito Antonio Anastasia, reafirmou o seu compromisso com o setor cafeeiro. Anastasia garantiu que irá criar uma nova estrutura para o café já a partir de janeiro e que o Fundo Estadual do Café, ação de seu governo divulgada durante a campanha, só não será criado de imediato por questões orçamentárias. Acompanhando o governador em Varginha, o deputado Carlos Melles, que preside e Frente Parlamentar do Café, disse que a cafeicultura se encontra em um momento propício para resolver as questões que vêm prejudicando os produtores, como a falta de renda e o endividamento crônico e, reafirmando o que disse há poucos dias, acredita que o setor já teve uma grande vitória conquistando o apoio político do governador. “Com o Fundo Estadual do Café, criado pelo governador Anastasia, teremos mais força para discutir junto ao governo federal as necessidades dos produtores. Além disso o Fundo será capaz de dar a devida valorização a Minas e sua produção, que é a maior do país”, disse o deputado.

Veja +

Prefeito de Guaxupé está otimista na vitória de Dilma

Em 28/10/2010 - Política - Carlos Alberto

O prefeito de Guaxupé, Roberto Luciano Vieira, está otimista no tocante às eleições presidenciais deste domingo, 31 de outubro. Apontado como o homem forte do Partido dos Trabalhadores no Município, ele manifestou o desejo de que sua candidata, Dilma Rousseff, vença o pleito, a fim de auxiliá-lo na administração da cidade.“A gente está mais otimista agora com as últimas pesquisas, que apontam mais de quinze pontos de diferença sobre o 2º colocado. Em nossa campanha, temos comentado o quanto Guaxupé ganhará, pois somos da base do presidente Lula. As portas do governo federal continuarão abertas, como estiveram até agora”, disse o prefeito, em entrevista nesta quarta-feira.Indagado sobre qual teria sido a real ajuda de Lula aos guaxupeanos, Roberto respondeu: “Ele nos auxiliou em diversos aspectos. Está aqui a BR 146, que era um grande sonho da sociedade e foi incluída no PAC 1. Portanto, ficamos muito satisfeitos com a eleição de nossos deputados, que são da base de apoio, como Odair Cunha e Aelton Freitas. Com a possibilidade real da eleição de Dilma, teremos as portas ainda mais abertas junto ao governo federal”, disse.

Veja +

Jarbinhas participa de reunião encabeçada por Anastásia em favor de José Serra

Em 27/10/2010 - Política - Carlos Alberto

  O comerciante Jarbas Corrêa Filho, do São João Supermercados, foi à cidade de Varginha na tarde desta terça-feira, 26 de outubro, reforçar o apoio dos mineiros a José Serra (PDSB), candidato a presidente do Brasil. No local, ele e dezenas de políticos em nível estadual se encontraram com o governador Antônio Augusto Junho Anastasia. Na ocasião, obtiveram da referida autoridade a certeza de que o trabalho do grupo Pró-Serra encontra-se forte no Estado. Acompanhado pelos deputados federais Carlos Melles e Geraldo Thadeu, além dos estaduais Antônio Carlos Arantes, Carlos Mosconi e Dílson Melo, Jarbinhas participou da comitiva que recebeu Anastasia no Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky. De lá, todos partiram para o Colégio Marista, sendo que o guaxupeano manteve estreito diálogo com o governador no caminho. “Ele agradeceu ao apoio do eleitorado de Guaxupé”, disse Jarbas, que apresentou ao governo mineiro a música tema da campanha de Serra em Guaxupé. Criada pelo popular Panelinha, a canção enaltece os nomes do presidenciável, além de Aécio Neves, Itamar Franco e do próprio governador.

Veja +

Candidatos trocam acusações no penúltimo debate

Em 26/10/2010 - Política - Brasília Confidencial

No mais agressivo debate que já travaram ao vivo diante das câmeras, a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra trocaram acusações e ironias por quase duas horas, na noite do dia 25/10, na TV Record.  O clima tenso foi marcado pela discussão de temas como a execução do Programa de Aceleração do Crescimento, o ProUni, o Bolsa Família, o MST, a privatização e as denúncias de envolvimento de assessores de Dilma e de Serra em desvios de conduta e de dinheiro.A discussão começou pelo PAC. Dilma perguntou a Serra quais obras ele propunha para o Nordeste. Em vez de responder, o tucano voltou a classificar o PAC como “uma lista de obras”, afirmou que o Governo Lula mal iniciou obras como a rodovia Transnordestina e disse também que as refinarias no Nordeste não saíram do papel. Dilma rebateu dizendo que Serra “gosta de enrolar” e que “lista de obras era o Avança Brasil” – programa anunciado e parcialmente executado no Governo Fernando Henrique Cardoso.

Veja +