A Folha Regional - Artigos - Política

Região tem candidatos estreando e buscando voltar à política

Em 27/09/2010 - Política -

Ao longo dos seus 20 anos de circulação regional, este semanário registrou o surgimento de muitas lideranças políticas. Algumas alcançaram expressão estadual e nacional, consolidando suas carreiras na vida pública. Outras não conseguiram a permanência no meio político e a continuidade de seus mandatos. Porém, todas deixaram marcas de trabalho, além de posicionamentos incisivos e até polêmicos. Agora, novos nomes surgem e buscam ocupar o espaço de representatividade que a região tanto defendeu nos últimos anos.Nesta edição, A Folha Regional destaca quatro lideranças que contam com grande prestígio e trânsito comunitário em municípios de maior proximidade. Muzambinho, Nova Resende, Alterosa e Guaxupé sempre tiveram suas histórias de dificuldades e conquistas contadas nas páginas deste semanário.MARCO REGIS QUER SER FEDERALNatural de Guaxupé, o médico tem sua história de vida pública com raízes principalmente em Muzambinho, onde reside há muitos anos e lidera um grupo político de expressão. Foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos e prefeito do município de Muzambinho por duas gestões. De elevado nível intelectual e cultural, é considerado um político nato, capaz de reviravoltas para a vitória e polêmicas infindáveis. Sua personalidade forte é reconhecida por admiradores no município e região. É colaborador deste semanário através da Coluna Conexão Global. Nas três candidaturas anteriores para deputado estadual, com duas vitórias e uma derrota, conseguir recordes de votação em Muzambinho. Agora, busca uma vaga na Câmara Federal pelo PSL, fazendo dobradinha eleitoral com o amigo pessoal Sávio Souza Cruz (PMDB).

Veja +

Conceição da Aparecida - Tribunal de Justiça encerra cassação de prefeito

Em 27/09/2010 - Política -

Por 5 votos a 0, na tarde do dia 14, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, através de sua 6ª Câmara Cível, pôs fim à Cassação do Prefeito de Conceição da Aparecida, João Alberto (PT), confirmando a irregularidade da mesma e concedendo a segurança para declarar nulo o processo.Respondendo por um Decreto que criava ‘preços públicos’ que arrecadou menos de R$2.000,00 aos cofres públicos, a Câmara Municipal, através de denuncia do cidadão Carlos Sérgio Elias, só de honorários e despesas com viagens gastou mais de R$30.000,00 – e que, segundo o Secretário de Assuntos Jurídicos, Dr. José Francisco Botelho e Silva, “pra resolver dependia de se atravessar a rua que separava os Dois Poderes e cumprir o que a Constituição determina: independência e harmonia”. A demanda que teve início em 09 de março perdurou até o dia 09 de junho, quando através de uma liminar o Prefeito conseguiu suspender a sessão de julgamento, vindo a acabar, definitivamente, quando o Desembargador Relator, Edilson Fernandes rechaçou todos os argumentos do especialista contratado pela Câmara para tentar reverter à situação, sendo acompanhado por todos os demais desembargadores.

Veja +

Arantes cobra segurança na zona rural de Anastasia

Em 22/09/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

Governador se comprometeu a fazer um plano de segurança O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) se reuniu na manhã da quarta-feira, 22 de setembro, no Palácio das Mangabeiras em Belo Horizonte com o governador Antônio Augusto Anastasia (PSDB). No encontro, o parlamentar argumentou ao governador a sua aflição com relação à segurança pública em distritos e povoados do Sul e Sudoeste do Estado. Arantes explicou que tem andado bastante durante a sua campanha por estas localidades e confessou o seu espanto ao governador por ouvir vários relatos de pessoas que residem nestes distritos. “Por todos estes lugares que vou, ouço da população reclamações sobre o aumento do tráfico e consumo de drogas, além do acréscimo no número de assaltos, precisamos dar segurança e tranqüilidade a estas pessoas”, avaliou Antônio Carlos. O governador respondeu ao deputado que pretende inserir um plano de segurança rural e concordou com Arantes. “O crime tem migrado para a zona rural, pretendemos criar ações que integrem comunicação, inteligência e eficácia”, ressaltou Anastasia.Antônio Carlos comentou sobre as ações de segurança realizadas há dois, três anos em São Sebastião do Paraíso, que surtiu um grande resultado. “Antigamente tínhamos uma taxa de 12 assassinatos por ano na cidade e há 20 meses não temos nenhum tipo deste registro. Tenho certeza de que o Governo de Minas nos dará uma solução para este problema”, exemplificou.

Veja +

500 mulheres participam de ato em apoio a Melles e Arantes

Em 17/09/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

Deputados assumem compromisso de construir sede própria para o programa Vida Ativa na Terceira Idade, que reúne mais de 1.000 mulheres em Paraíso Mais de 500 mulheres participaram de evento em apoio às candidaturas à reeleição do deputado federal Carlos Melles e estadual Antonio Carlos Arantes. Durante o encontro, realizado na noite de quarta-feira (15), em São Sebastião do Paraíso, foi apresentado material impresso e audiovisual com a prestação de contas da atuação dos parlamentares para a região, bem como discursos de mulheres e lideranças enfatizando a necessidade da eleição de Melles e Arantes.Na abertura do encontro a ex-prefeita paraisense e esposa do deputado Carlos Melles, Marilda Melles, destacou a fundamental importância da mulher na política. “Que alegria ver tantas mulheres aqui para unirmos força em prol das candidaturas do Carlos Melles e do Antônio Carlos. A mulher é muito diferente do homem na hora de votar e escolher os seus candidatos, a mulher não vota com a paixão, ela vota com a razão. O que interessa a ela são as políticas públicas, que ela precisa como a educação e a saúde para seus filhos. Então quero dizer que se todas essas obras aconteceram nas trajetórias dos deputados Carlos Melles e Antônio Carlos, eles devem primeiro a vocês”.

Veja +

Carlos Melles comemora arrancada de Anastasia

Em 14/09/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

Pesquisa Ibope mostra Anastasia com 41% e Hélio Costa com 32% A nova pesquisa do Ibope divulgada na segunda-feira (13/09) à noite, pela Rede Globo, confirma a disparada do governador Antonio Anastasia na liderança da disputa pelo Governo de Minas. O governador obteve 41% das intenções de votos dos mineiros, ampliando a vantagem sobre o candidato do PMDB, Hélio Costa, que caiu para 32%. Os números confirmam a virada de Anastasia nas eleições em Minas, já apontada nas duas pesquisas anteriores do Ibope. “É um crescimento natural, já era esperado, tenho andado muito com o governador e por onde ele passa a população se identifica com a sua pessoa, com o seu projeto e, sobretudo, por seu preparo e competência como homem público parceiro do governador Aécio Neves”, comentou o presidente do Democratas em Minas, deputado federal Carlos Melles, candidato à reeleição. O Ibope mostrou também que Antonio Anastasia seria hoje o vencedor das eleições para o Governo de Minas num eventual segundo turno, com 39% das intenções de voto contra 32% de Costa. A pesquisa apontou também que 15% dos eleitores mineiros permanecem indecisos.

Veja +

Professores da rede estadual formalizam apoio a Hélio

Em 14/09/2010 - Política - Assessoria

A greve de 48 dias promovida pelos professores da rede estadual ainda está latente na cidade de Mutum, localizada ao Leste do Estado. O município com 30 mil habitantes possui 14 escolas estaduais, constituindo a maior rede proporcional do Estado. Quem participou da visita do candidato ao governo Hélio Costa, pela Coligação ‘Todos Juntos por Minas’ no dia 13/9 a Mutum presenciou diferentes manifestações dos servidores públicos. Cartas, faixas e um documento entregue ao candidato pelo representante do Sind-Ute Roberto Sílvio Augusto referendaram o apoio a Hélio e reforçaram o caos em que se encontra o ensino estadual no cidade. Para o professor Roberto, a vinda de Hélio foi a oportunidade que os professores encontraram para oficializar o apoio da categoria ao projeto de governo da coligação ‘Todos Juntos por Minas’. “Nosso apoio a ele e Patrus é irrestrito. Sabemos que o projeto social deles é o que poderá mudar a atual situação da educação. Precisamos de segurança, valorização financeira, qualificação, estrutura, acesso à cultura e a bibliotecas de qualidade”, declarou.

Veja +

Na Cooxupé: Pimentel propõe a discussão de novo modelo para o setor cafeeiro

Em 10/09/2010 - Política -

A discussão de um novo modelo para o setor cafeeiro será uma das pautas da atuação, no Senado, de Fernando Pimentel (PT), candidato pela coligação Todos Juntos por Minas (PMDB-PT-PCdoB-PRB). O compromisso foi assumido em encontro com representantes do setor cafeeiro, em Guaxupé, no Sul de Minas. De acordo com o candidato, é necessário definir uma nova forma de financiamento para os produtores e de fixação dos preços para o café.

Veja +

Mosconi diz que fundo estadual vai estabilizar setor cafeeiro

Em 10/09/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

O deputado estadual, Carlos Mosconi (PSDB), diz que o setor cafeeiro de Minas Gerais será estabilizado com a criação do fundo estadual do café, anunciado recentemente pelo governador, Antonio Anastasia. Em pronunciamento em plenário, na quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa, o parlamentar comentou que há muito tempo os cafeicultores aguardam tal providência. “Essa iniciativa é importante, porque funcionará como fator de equilíbrio social no meio rural, gerando trabalho durante todo ano”, ressaltou. Para Mosconi, o governador demonstra competência, sensibilidade e conhecimento dos problemas dos cafeicultores, que conseguem manter a atividade firme, embora com péssima remuneração e sem qualquer tipo de lucro após um ano exaustivo de trabalho. O deputado informou, ainda, que o Brasil como o maior produtor de café do mundo tem 50% da produção localizada em Minas Gerais, sendo a produção diversificada em regiões como o sul de Minas, Zona da Mata e cerrado mineiro.

Veja +

Vereador de Muzambinho chama deputado de falso e mentiroso

Em 23/08/2010 - Política -

O vereador Reginaldo Esaú dos Santos, mais conhecido por “canarinho”, relatou na reunião ordinária da Câmara Municipal Muzambinhense, realizada na última segunda-feira, 16, toda a sua insatisfação com o Deputado Federal e candidato à reeleição, Aelton Freitas. Para o Vereador, Aelton virou as costas para os que o ajudaram na cidade, disse que, promessas feitas pelo mesmo na última eleição, há quatro anos, não foram cumpridas e, isso deixou muita gente irritada. Canarinho” chamou o Deputado de falso e mentiroso, além de acusá-lo de ser ingrato, por não ter honrado seu compromisso com a população que o elegeu. A causa que gerou mais revolta segundo o legislador, direciona-se a promessa do Deputado, que em época de eleição, disse que faria doação de dois veículos para transportar os jogadores de futebol dos Bairros Alto do Anjo e Barra Funda, ambos de Muzambinho. O vereador relatou que a única condução repassada foi uma van “fundida” (sem condições de rodagem) à Barra Funda. Indignado, “canarinho” disse que Aelton tem interesse, apenas, em ganhar voto na cidade, que o mesmo  tem “dado uma de bonzinho” com mais promessas fúteis, em vez de dar as explicações necessárias àquelas comunidades. 

Veja +

Lideranças recebem Anastasia e Aécio com festa em São Sebastião do Paraíso

Em 20/08/2010 - Política -

O candidato ao Senado, Aécio Neves e o candidato ao governo de Minas, Antônio Augusto Anastasia estiveram na terça-feira (17) em São Sebastião do Paraíso, onde participaram de carreata e percorreram a área central da cidade, cumprimentando a população. Aécio e Anastasia foram recepcionados no Aeroporto Joaquim Montans Júnior, pelo deputado federal Carlos Melles; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; o prefeito da cidade, Mauro Lúcio da Cunha Zanin, parlamentares, candidatos, e lideranças, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de 70 cidades da região.

Veja +